Primeiro temos que saber quais os conceitos aceitos do que é ciência. Só assim teremos propriedade de definir o que é pseudociência.
O QUE É CIÊNCIA por várias fontes
Por Dicio – https://www.dicio.com.br/ciencia/
Conhecimento profundo sobre alguma coisa. Utilização desse conhecimento como fonte de informação; noção: não tive ciência dos acontecimentos. Conhecimento ou saber excessivo conseguido pela prática, raciocínio ou reflexão. Reunião dos saberes organizados obtidos por observação, pesquisa ou pela demonstração de certos acontecimentos, fatos, fenômenos, sendo sistematizados por métodos ou de maneira racional: as normas da ciência.
[Por Extensão] Análise, matéria ou atividade que se baseia numa área do conhecimento: a ciência da matemática.
[Por Extensão] Saber adquirido através da leitura; erudição.
Por Priberam – https://dicionario.priberam.org/ciência
1. Conjunto de conhecimentos fundados sobre princípios certos.
2. [Figurado] Saber, instrução, conhecimentos vastos.
Por Michaelis – https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/ciencia/
1 Conhecimento sistematizado como campo de estudo: “[…] precisa também aprender a usar bem o lazer que um dia a ciência, ajudada pela técnica, lhe há de proporcionar” (EV).
2 Observação e classificação dos fatos inerentes a um determinado grupo de fenômenos e formulação das leis gerais que o regem.
3 O saber adquirido pela leitura e meditação.
4 Soma dos conhecimentos práticos que servem a determinado fim.
5 Conjunto de conhecimentos humanos considerados no seu todo, segundo sua natureza.
6 Sistema racional usado pelo ser humano para se relacionar com a natureza a fim de obter resultados favoráveis.
7 Estudo focado em qualquer área do conhecimento.
8 Conjunto de conhecimentos teóricos e práticos canalizados para um determinado ramo de atividade: “Ó ciência difícil dos temperos! Ó arte sutil da ornamentação dos pratos. Um roast beef, sem o recamo da alface, é como a mulher sem meias” (CN).
9 FILOS Ramo específico do conhecimento, caracterizado por seu princípio empírico e lógico, com base em provas concretas, que legitima sua validade.
Ciências sf pl
1 Disciplinas que mantêm conexões sistemáticas, levando em consideração o estudo de certo tema.
2 Conhecimentos que abrangem o estudo sistemático da natureza ou o cálculo matemático.
Minha interpretação sobre CIÊNCIA, baseando-me no que li nas referências propostas
É uma forma de pensar, que busca com isenção se aproximar da verdade através do conhecimento, através de buscas e pesquisas por dedução e análise. No entanto, o campo dessa “busca” é subjetivo e restrito a um paradigma cultural, limitado pela ignorância, medo e preconceito humanos. Por trás do paradigma se encontram mega corporações capitalistas e impérios teológicos controladores. E abaixo na pirâmide, ingênuos úteis, também chamados de idiotas úteis, que sem cultura, sem visão e sem discernimento, engolem o paradigma cartesiano e como boi de manda auxiliam em sua manutenção.
“Sair da matrix” é entender esse mecanismo social explorador e leviano, muito acima de políticas de direita ou esquerda, de candidato A ou B, de partidos X ou Y, tudo isso é apenas para iludir as mentes fracas, idiotas úteis que portam o ódio insano contra seus próprios irmãos, a quem deveriam dar as mãos para derrubar tal paradigma.
Mas o ingênuo útil, defende o paradigma que acredita como gado, foi sofreu um condicionamento desde o útero, uma lavagem cerebral desde sempre que vem das gerações anteriores que não despertaram para o discernimento consciencial.
Porque não podemos estudar o PSI?
Porque não podemos estudar os fenômenos psíquicos?
Porque não devemos estudar o paranormal?
Porque não pesquisar os fenômenos anômalos?
Porque não vasculhar a transcendência?
Por causa do medo e do preconceito de que eles sejam reais e destruam crenças confortáveis.
Sugestão de leitura complementar:
- PSEUDOCIÊNCIA OU PSEUDO CRÍTICA?
- INTELIGÊNCIAS CARTESIANAS X INTELIGÊNCIAS CONSCIENCIAIS
- VISÃO CLÁSSICA x VISÃO QUÂNTICA x VISÃO CONSCIENCIAL
- Mais vale rejeitar dez verdades do que admitir uma única mentira

Dalton é escritor, poeta, cronista, contista, jornalista do astral, médium e humorista incorrigível da consciência. Sente uma saudade imensa de seu planeta em Sírius B e está ansioso para ser “puxado” pelo planeta Chupão. Ele alega com bom humor: “Não quero ficar com os ‘evoluídos’.” Autor de dezenas de obras independentes, sendo 5 sobre informática, uma sobre autopublicação, humor, música, o resto sobre sobre espiritualidade e consciência, mas sem religião. Engenheiro Civil, pós-graduado em Educação em Valores Humanos (inspirado em Sathya Sai Baba) e Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia. E, como ele sempre diz: “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.”
Livros impressos – https://livros.consciencial.org
E-books – https://ebook.consciencial.org/
Cursos, áudios, meditações, práticas – https://cursos.consciencial.org
Seu livro publicado – https://seulivropublicado.com.br
Ao comentar em qualquer post, você concorda com nossos termos, assume e aceita receber nossos comunicados de ofertas, promoções e mensagens automaticamente. Se não concordar, não comente, respeitamos a LGPD. ***
Sou Dalton Campos Roque, um autor singular no cenário contemporâneo da literatura espiritualista brasileira. Com uma produção prolífica e refinada, reúno mais de três dezenas de obras publicadas de maneira completamente independente, sem recorrer a editoras comerciais, demonstrando domínio integral sobre todos os processos editoriais: da escrita à diagramação, da capa à ficha catalográfica, do ISBN ao marketing. Cada título que crio carrega a marca da minha autenticidade, dedicação e compromisso com a elevação consciencial do leitor.
Sou engenheiro de formação e escritor por vocação, e transito com maestria entre o rigor técnico e a liberdade poética da alma. Meu estilo é direto, sem rodeios, porém profundo, articulando com clareza conceitos complexos de espiritualidade, filosofia, física teórica e consciência, sempre com viés universalista e linguagem acessível, sem ceder à superficialidade ou ao sensacionalismo.
Dotado de sólida bagagem espiritualista e parapsíquica, vivenciei intensamente os bastidores da mediunidade, da apometria, da bioenergia, da projeção da consciência e da cosmoética, tornando-me uma referência singular no que denomino paradigma consciencial. Meus textos, ainda que muitas vezes escritos em tom de crônica, conto ou sátira, jamais se afastam de uma ética elevada, de uma busca sincera pela verdade e de uma missão clara: esclarecer, despertar e provocar a reflexão interior.