MEDITAÇÃO NAS EMPRESAS

MEDITAÇÃO NAS EMPRESAS

A meditação, sob o ponto de vista ocidental, pragmático, imediatista e preconceituoso, deixou de ser algo místico, utópico ou esotérico, mas um método barato, abrangente e eficiente. Até a ciência, na figura de inúmeros psicólogos, psiquiatras, administradores e outros curiosos e religiosos se aventuraram nessa pesquisa.

A prática regular e assídua da meditação promove o aumento da qualidade de vida e da felicidade do indivíduo em todos os setores da existência. Na empresa promove aumento da sinergia, da competência, da harmonia, da autoestima resultando em eficácia no ambiente de trabalho.

Meditar melhora a serenidade e o estado de alerta, tornando as pessoas mais relaxadas, menos ansiosas e mais concentradas no serviço. Eleva o entusiasmo e revela um visão mais fria do mundo.

Ao contrário do que se pensa, a meditação é um método que não é apenas concentração. É controle e é observação. A atenção utilizada não demanda força ou desgaste. Ela é tão suave e natural que não causa o menor desgaste.

A meditação plena esvazia a mente. O ideal é quando o praticante atinge um estágio de vácuo mental. A pessoa não vê, não ouve, não sente nada, em paradoxo com um aumento pleno de todas as percepções sensoriais e extrasensoriais. A meditação é zero por cento de pensamentos e cem por cento de consciência. Ela tende para zero, enquanto a concentração tende para o um.

 

Técnicas de Meditação

Existem várias técnicas de meditação e chego a arriscar mais de mil tipos diferentes. Algumas utilizam objetos, outras imagens, outras um mantra, outras uma postura, outras são livres, outras dirigidas, outras a imaginação e outras utilizam técnicas visuais. Qual é a melhor? Qual funciona?

Eu arrisco a responder com absoluta convicção que todas funcionam. Qual cor é a mais bonita? Se você conseguir responder esta questão com isenção e sem ponto de vista pessoal, eu lhe respondo qual a melhor técnica de meditação. A melhor técnica é aquela em que você mais se adequa e afiniza.

Para efeito de grandes grupos ou aplicação nas empresas, a melhor é a mais simples, mas didática e de retorno mais rápido, dispensando o uso de muletas, recursos e artifícios complicados. Algumas linhas se denominam “a melhor” ou mesmo “a única”, sustentando apenas seus interesses comerciais que costumam vender bem caro.

Assim como os administradores hoje em dia são focados em resultados, a meditação na empresa também deve convergir para este objetivo. Meditação não é filosofia, não é terapia, não é religião e É COMPROVADA PELA CIÊNCIA, é uma prática simples, fisiológica que não exige roupas, ambiente ou alimentação especial. A meditação tem que se adequar a sua vida e as necessidades modernas e não ao contrário.

Algumas religiões e filosofias a utilizam como ferramenta de auto-aperfeiçoamento consciencial há muitos milênios, o que faz com que algumas pessoas desinformadas possam confundi-la com tal.

 

Uma visão mais científica

A ciência, analisando a geração das ondas cerebrais e utilizando estatística em grupos rigorosos de controle, chega facilmente a rápidas conclusões, quanto aos resultados e benefícios da meditação. Qualquer pesquisa científica e levantamentos de dados de alguma técnica de meditação, pode e deve ser considerado como resultado das outras técnicas de meditação também. Os resultados independem da técnica, pois atuam na fisiologia humana.

Meditar não é apenas uma técnica é um talento natural humano, abafado pela modernidade ocidental. Todas as técnicas meditativas despertam o mesmo potencial humano. O que diferencia os resultados é a assiduidade do praticante. Portanto a meditação A não melhor que a meditação B, e se forem feitas pesquisas científicas comparativas sérias e rigorosas em 2 ou mais grupos de meditantes que utilizam técnicas distintas, os resultados serão sempre semelhantes.

Indo um pouco além, utilizando o caminho do cético e a ciência do pragmático como ferramenta, vamos corroborar todas as conquistas efetivas da meditação. Quais as formas de extravasar o estresse? Férias, esporte, relações sexuais gratificantes ou relaxamento. Nenhuma destas inclui drogas ou qualquer processo artificial.

As férias, quando a temos, é apenas uma vez ao ano e é uma coisa temporária. Os esportes nem todos gostam ou se tornam tão competitivos e agressivos, que ao invés de relaxar, aumentam a tensão. Além do mais exige tempo, equipamentos, grupo de pessoas, roupas e locais adequados, às vezes se tornando impraticáveis.

As academias de ginástica e as práticas de yoga, tai chi chuan e artes marciais também contribuem imensamente com a saúde do corpo e bioenergética, mas dependem de tempo, professores, roupas, equipamentos, vencer distâncias e percorrer trajetos e muita perseverança. Portanto a meditação é o método mais prático, barato, rápido e menos trabalhoso para melhorar a qualidade de vida a curto prazo.

O que você achou?

Sobre o(a) autor(a)

Dalton Campos Roque - Formado em Engenharia Civil, pós-graduado em Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia e também em Educação em Valores Humanos. - Não sou pesquisador da consciência, nem de religiões ou afins, sou apenas um escritor intuído e poeta ingênuo e romântico, médium intuitivo e inspirado, anímico e mediúnico. - Não sou entendido e nem autoridade em nenhum assunto, nem evoluído ou melhor que ninguém, até pelo contrário. - Este site é apenas uma modesta tarefa de redenção consciencial e mais nada, serve para dar vazão o que me surge na mente e que "vaza" pelo coração. Aqui estão "esculpidos" todos os meus defeitos e limitações , sem mais aparências, enfeites ou rótulos, não sou nada e nem sei de nada. Sou o "Tio Dalton" de forma irreverente, bem humorado e brincalhão. Curto rock progressivo, rock pesado, música new age e músicas mais espirituais em geral, adoro filmes de ficção científica e ação, curto eletrônica, áudio, física e matemática, tomo muito café, como carne, estou negligente na leitura e na meditação além de muito preguiçoso. Sou simples, irreverente, caipira e "sinto muitas saudades do meu planeta". MEU SONHO É UNIR AS PESSOAS NUM ÚNICO PROPÓSITO DE EVOLUÇÃO CONSCIENCIAL e a transcender as vaidades pessoais e egoísmos materiais; (utopia factível se não fosse a "babaquice" das pessoas). - "Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso". ------------- DEIXE UM COMENTÁRIO EDUCADO, ELEGANTE E BEM ESCRITO, MOTIVE-NOS!! Não abuse, os comentários são moderados.

Deixe um comentário

Comentário (requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (requerido)
E-mail (requerido)