TENDÊNCIA-DOUTRINÁRIA Allan Kardec, espiritismo

CATÓLICO NÃO PRATICANTE X ESPÍRITA NÃO PRATICANTE

Eu posso dizer que sou paraquedista não praticante, nunca estudei paraquedismo e nunca pulei.

Sequer vejo vídeos de paraquedismo ou leio revistas e notícias sobre o assunto, então sou um genuíno paraquedista não praticante.

É o que acontece com os católicos, eles adotam um rótulo apenas para terem uma resposta, e pronto, achamos um católico não praticante, da mesma forma que sou um paraquedista não praticante.

As outras religiões e doutrinas não ficam longe, tudo a mesma coisa.

No caso dos espíritas, que são mais bem informados – sim, no ocidente é a doutrina mais bem informada, até porque não existe uma doutrina do ESPIRITUALISMO UNIVERSALISTA [a opção mais evoluída de todas] que é formado apenas por princípios gerais e uma teia de conhecimentos integrados – então em termos de doutrina sistematizada o espiritismo é a doutrina ocidental mais inteligente, esclarecida, coerente e organizada, apesar de que dispomos hoje das “doutrinas” do oriente muito presentes entre nós, mas estou excluindo essas do contexto desta reflexão para não complicar.

Por isso, o peso consciencial no ESPÍRITA é bem maior, sua responsabilidade espiritual é bem maior. A doutrina é esclarecida e inteligente, mas pessoas são pessoas, são as mesmas em todas as religiões e linhas evolutivas, e temos incautos e néscios em todas elas assim como no ateísmo e ceticismo também.

Das doutrinas do ocidente a que tem mais clareza e objetividade na REFORMA ÍNTIMA é o espiritismo – difícil refutar isso, apesar de que a Conscienciologia procura enfatizar também a melhoria do que eles chamam de TRAÇOS FARDOS (egos, defeitos, porcarias da alma, etc., mas eles são muito frios no trato consigo mesmos e com os semelhantes).

Muitos espíritas, assim como os católicos creem que bastam serem frequentadores de centro / missa / culto / terreiro, para serem autênticos, mas isso não significa nada, estão sendo apenas paraquedistas não praticantes. Receber passe, beber água fluidificada e ler livros espíritas ainda é muito raso, passa longe da reforma íntima, algo que deve ser trabalhado na intimidade profunda da alma e do psiquismo diariamente para o resto da vida e para todas as reencarnações seguintes.

As obras de Allan Kardec e de Chico Xavier são muito didáticas e claras quanto a reforma moral, a reciclagem ética, ao perdão, ao NÃO julgamento, ao NÃO preconceito, etc. O religioso viciado no ritualismo, na mecânica repetitiva de suas leituras e cacoetes não evolui, não melhora. Pior quando fica fazendo exclusivismo religioso pregando purismo doutrinário (algo imundo e imoral), fica criticando seus pares tão semelhantes a si mesmos, ao invés de focarem na reforma íntima dentro de seus corações.

Esses são os paraquedistas não praticantes que ficam treinando tiros nos paraquedistas de outras linhas evolutivas que estão saltando e efetuando suas prováveis reformas íntimas. É o tiro ao alvo de um ego que mira nos outros egos, é o mal que fica buscando o mal no outro (lei dos semelhantes), fica procurando o cisco no olho alheiro sem ver o tronco do paraquedismo não praticante dentro do seu próprio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com