Sinônimos: corpo espiritual (Cristianismo; Paulo de Tarso, Cor. I , Cap. 15, vers: 44), também denominado corpo astral (Teosofia), perispírito (Espiritismo), psicossoma (Projeciologia), corpo de luz (Ocultismo), corpo psíquico (Rosacruz), corpo bardo (Tibetanos), thanki (Chineses), kha (Iniciados Egípcios) ou corpo não-físico (pesquisadores ocidentais).
Temos dentro do que se conhece, vários corpos de manifestação e o psicossoma é apenas um deles. Este costuma ser uma duplicata do corpo físico, podendo sofrer alterações. Manifesta-se numa “dimensão” mais sutil que a dimensão física.
Cada veículo de manifestação da consciência apresenta uma frequência natural de vibração, e o psicossoma, que está dentro do corpo humano, quando tem a sua frequência aumentada atingindo sua vibração natural, se liberta das vibrações do organismo denso, ocorrendo a projeção da consciência (viagem astral). Aí ocorre um processo de ressonância causando o desencaixe dos corpos.
No estado de vigília física ordinária, sendo o corpo absolutamente real para a consciência, esta não se conscientiza do psicossoma (corpo astral). Fenômeno semelhante acontece quando a consciência no psicossoma, também absolutamente real quando projetada no plano extrafísico, não percebe a existência do corpo humano, a não ser no caso da visão do corpo humano à frente em momento de lucidez, situação mais rara.
A partir de diversas práticas bioenergéticas pode-se conseguir a projeção do psicossoma, mais conhecida como viagem astral. Existem exercícios diversos com mantras, meditação, visualização criativa que podem nos ajudar a sair do corpo de forma mais consciente, mas a melhor é trabalhar as bioenergias diariamente de forma paciente e disciplinada.
O psicossoma está interligado ao corpo físico através de um cordão energético denominado cordão de prata, que o retorna em segurança após as projeções do mesmo. Na verdade é um “cabo” composto por vários filamentos energéticos. A capacidade projetiva é a capacidade de distensão do cordão de prata do projetor. Há projetores que só se projetam próximos ao corpo humano, dentro do quarto de dormir, sem jamais se projetarem a ambientes distantes. É provável que sejam pessoas com energia mais densa (maioria esmagadora da humanidade).
Dentre as características da para-anatomia do psicossoma destacam-se: formato; centros de força; composição; estrutura; luminosidade; aura; volume; massa; densidade; etc.[1]
A maioria dos homens tem autoconsciência do corpo, mas não tem autoconsciência quanto ao psicossoma. Embora todos possuem e usem um psicossoma, poucos apresentam autoconsciência quanto a este veículo, por não conseguirem controlá-lo corretamente, e nem funcionam nele com plena lucidez e desenvoltura, fora do corpo, mas à medida que formos evoluindo todos teremos autoconsciência deste veículo, assim como tomamos consciência que existimos.
[1] Conforme livro Projeciologia de Waldo Vieira.

Dalton é escritor, poeta, cronista, contista, jornalista do astral, médium e humorista incorrigível da consciência. Sente saudade de seu planeta em Sírius B e espera com ansiedade o “resgate” pelo planeta Chupão. Brinca: “Não quero ficar com os ‘evoluídos’.” Autor de dezenas de obras independentes — cinco sobre informática, uma sobre autopublicação e o restante sobre espiritualidade e consciência, sem religião. Engenheiro Civil, pós-graduado em Educação em Valores Humanos (Sathya Sai Baba) e Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia.
Como costuma dizer: “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.”
E um lembrete: todo texto, crítica ou alerta que escreve serve, antes de tudo, para ele mesmo.
Livros impressos – https://livros.consciencial.org
E-books – https://ebook.consciencial.org/
Cursos e práticas – https://cursos.consciencial.org
Autopublicação – https://seulivropublicado.com.br
Ao comentar, você aceita nossos comunicados e ofertas conforme a LGPD. Se não concordar, não comente.
Adorei sua sinceridade, sua forma simples (é ao mesmo tempo complexa) de escrever
Temos afinidades
Eu gostaria de conversar mais, se vc quiser
Sou formada em física, médium doadora e escrevo por inspiração
Ôpa! Formada em Física! Admiro e respeito. Peço que leia meus artigos que falam sobre MULTIDENSIDADES, já leu algum aqui? Quero que veja minha distinção entre MULTIDIMENSIONALIDADE e MULTIDENSIDADES. Eu vivo dizendo as pessoas, mas elas não entendem, que estamos em 11 dimensões físicas e isso não tem nada a ver com espiritualidade, e que as dimensões extrafísicas são outras e as chamei de Multidensidades. Abração e obrigado por comentar.
Adorei sua pessoa, adorei o assunto. Fiquei commum gostinho de quero mais. Vou continuar lendo vc viu. Deus abençoe.
Obrigado Célia, venha sempre!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Estamos juntos e conectados!
Sim, obrigado.
Dalton
Simplesmente maravilhoso!
Agradeço.
Nós agradecemos sua visita!!!
Dalton e Andréa
Excelente texto! Gratidão pelas palavras!
Gratidão amigo!!!!!!!!!!!!!
Dalton