Rosacruz

« Back to Glossary Index

Rosa-cruz é uma confraria de iluminados existente na Alemanha a partir do século XVI e difundida pelos países vizinhos no século XVII, quando ficou publicamente conhecida através de três manifestos. Insere-se na tradição esotérica ocidental. Esta confraria hermética é vista por muitos rosacrucianistas antigos e modernos como um “Colégio de Invisíveis” nos mundos internos, formado por grandes adeptos, com o intuito de prestar auxílio à evolução espiritual da humanidade. Alguns metafísicos consideram que o rosa-cruzismo possa ser compreendido, de um ponto de vista mais amplo, como parte, ou mesmo como fonte, do hermetismo cristão, patente no período dos tratados ocidentais de alquimia que se segue à publicação da Divina Comédia de Dante.

A Ordem Rosacruz, AMORC é uma organização internacional de caráter místico-filosófico, que tem por missão despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o em seu desenvolvimento, em espírito de fraternidade, respeitando a liberdade individual, dentro da Tradição e da Cultura Rosacruz. Considera que o misticismo é a busca de conhecimento direto mediante processos psíquicos que ultrapassam as funções intelectuais. O misticismo Rosacruz é um caminho prático de evolução, realização pessoal e felicidade. A Ordem Rosacruz, AMORC, existe justamente para lhe oferecer e transmitir o conhecimento necessário a que você realize na sua vida os objetivos fundamentais de desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e realização mística. Vide www.amorc.org.br

Segundo o Aurélio rosa-cruz é:

  1. O sétimo e último grau ou quarta ordem do rito maçônico francês, e que tem por símbolos principais o pelicano, a cruz e a rosa.
  2. Seita de iluminados na Alemanha do século XVII.
  3. Maçom que atingiu o grau de rosa-cruz.
« Voltar ao índice do glossário
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com