PESQUISAS E DOCUMENTÁRIOS SOBRE FELICIDADE

PESQUISAS E DOCUMENTÁRIOS SOBRE A FELICIDADE

Algumas pesquisas sobre a felicidade que foram realizadas até setembro de 2021. Há estudos mais recentes sobre o assunto.

Aqui estão algumas pesquisas notáveis sobre a felicidade:

  1. Estudo Mundial sobre Felicidade da ONU: Também conhecido como Relatório Mundial de Felicidade, este estudo é publicado anualmente desde 2012 e classifica os países com base em vários fatores de bem-estar subjetivo, incluindo renda, expectativa de vida saudável, apoio social, liberdade, confiança e generosidade.
  2. Estudo de Grant e Glueck: Este é um dos estudos de acompanhamento longitudinal mais longos já realizados, que começou na década de 1930 e acompanhou a vida de 268 homens durante décadas. Ele examinou os fatores que contribuem para a felicidade e o sucesso ao longo da vida.
  3. Pesquisa de Sonja Lyubomirsky sobre Felicidade: A psicóloga Sonja Lyubomirsky é conhecida por seu trabalho sobre a psicologia da felicidade. Seu livro “The How of Happiness” e suas pesquisas exploram estratégias para aumentar a felicidade, como gratidão e atos de bondade.
  4. Estudo de Daniel Kahneman e Angus Deaton: Kahneman, um renomado psicólogo e economista, juntamente com Deaton, conduziu uma pesquisa que sugeriu que a relação entre renda e felicidade é mais complexa do que se pensava anteriormente. Eles descobriram que, nos Estados Unidos, a felicidade aumenta com a renda apenas até certo ponto.
  5. Estudo de Martin Seligman sobre Psicologia Positiva: Seligman é conhecido por seu trabalho pioneiro em psicologia positiva, que se concentra em entender e promover a felicidade e o bem-estar. Seu livro “Authentic Happiness” é um recurso importante nesta área.
  6. Pesquisas sobre Mindfulness e Meditação: Vários estudos examinaram os efeitos positivos da prática de mindfulness e meditação na felicidade e no bem-estar emocional. Pesquisadores como Jon Kabat-Zinn têm contribuído para essa área.

Alguns documentários sobre a felicidade que você pode considerar assistir:

  1. “Happy” (2011): Este documentário explora a busca global pela felicidade e examina as diferentes culturas e suas perspectivas sobre o que significa ser feliz.
  2. “The Pursuit of Happyness” (2006): Embora seja um filme baseado em eventos reais, este drama estrelado por Will Smith conta a história inspiradora de Chris Gardner, um homem que luta contra a pobreza em busca da felicidade e do sucesso pessoal.
  3. “I Am” (2010): Dirigido por Tom Shadyac, o documentário aborda a busca pela verdadeira felicidade e explora como a conexão entre todos os seres humanos desempenha um papel fundamental em nossa satisfação com a vida.
  4. “Happiness” (2013): Este documentário examina as causas da felicidade e apresenta entrevistas com especialistas em psicologia, economia e neurociência, além de contar histórias de indivíduos que buscam a felicidade.
  5. “The Happy Film” (2016): O designer gráfico Stefan Sagmeister embarca em uma jornada pessoal para encontrar a felicidade e documenta sua experiência por meio de experimentos, testes e reflexões.
  6. “Happy People: A Year in the Taiga” (2010): Este documentário do diretor Werner Herzog segue a vida dos caçadores de peles na Sibéria, explorando como essas pessoas vivem em harmonia com a natureza e encontram alegria nas coisas simples da vida.
  7. “The Zen Diaries of Garry Shandling” (2018): Embora não seja estritamente sobre a felicidade, este documentário de Judd Apatow presta homenagem ao comediante Garry Shandling e aborda temas relacionados à busca do significado e da satisfação na vida.

Lembre-se de verificar a disponibilidade desses documentários em serviços de streaming ou em plataformas de vídeo sob demanda, pois a disponibilidade pode variar com o tempo e a região.

Dalton Campos Roque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com