Eu posso dizer que sou paraquedista não praticante, nunca estudei paraquedismo e nunca pulei.
Sequer vejo vídeos de paraquedismo ou leio revistas e notícias sobre o assunto, então sou um genuíno paraquedista não praticante.
É o que acontece com os católicos, eles adotam um rótulo apenas para terem uma resposta, e pronto, achamos um católico não praticante, da mesma forma que sou um paraquedista não praticante.
As outras religiões e doutrinas não ficam longe, tudo a mesma coisa.
No caso dos espíritas, que são mais bem informados – sim, no ocidente é a doutrina mais bem informada, até porque não existe uma doutrina do ESPIRITUALISMO UNIVERSALISTA [a opção mais evoluída de todas] que é formado apenas por princípios gerais e uma teia de conhecimentos integrados – então em termos de doutrina sistematizada o espiritismo é a doutrina ocidental mais inteligente, esclarecida, coerente e organizada, apesar de que dispomos hoje das “doutrinas” do oriente muito presentes entre nós, mas estou excluindo essas do contexto desta reflexão para não complicar.
Por isso, o peso consciencial no ESPÍRITA é bem maior, sua responsabilidade espiritual é bem maior. A doutrina é esclarecida e inteligente, mas pessoas são pessoas, são as mesmas em todas as religiões e linhas evolutivas, e temos incautos e néscios em todas elas assim como no ateísmo e ceticismo também.
Das doutrinas do ocidente a que tem mais clareza e objetividade na REFORMA ÍNTIMA é o espiritismo – difícil refutar isso, apesar de que a Conscienciologia procura enfatizar também a melhoria do que eles chamam de TRAÇOS FARDOS (egos, defeitos, porcarias da alma, etc., mas eles são muito frios no trato consigo mesmos e com os semelhantes).
Muitos espíritas, assim como os católicos creem que bastam serem frequentadores de centro / missa / culto / terreiro, para serem autênticos, mas isso não significa nada, estão sendo apenas paraquedistas não praticantes. Receber passe, beber água fluidificada e ler livros espíritas ainda é muito raso, passa longe da reforma íntima, algo que deve ser trabalhado na intimidade profunda da alma e do psiquismo diariamente para o resto da vida e para todas as reencarnações seguintes.
As obras de Allan Kardec e de Chico Xavier são muito didáticas e claras quanto a reforma moral, a reciclagem ética, ao perdão, ao NÃO julgamento, ao NÃO preconceito, etc. O religioso viciado no ritualismo, na mecânica repetitiva de suas leituras e cacoetes não evolui, não melhora. Pior quando fica fazendo exclusivismo religioso pregando purismo doutrinário (algo imundo e imoral), fica criticando seus pares tão semelhantes a si mesmos, ao invés de focarem na reforma íntima dentro de seus corações.
Esses são os paraquedistas não praticantes que ficam treinando tiros nos paraquedistas de outras linhas evolutivas que estão saltando e efetuando suas prováveis reformas íntimas. É o tiro ao alvo de um ego que mira nos outros egos, é o mal que fica buscando o mal no outro (lei dos semelhantes), fica procurando o cisco no olho alheiro sem ver o tronco do paraquedismo não praticante dentro do seu próprio.

Dalton é escritor, poeta, cronista, contista, jornalista do astral, médium e humorista incorrigível da consciência. Sente uma saudade imensa de seu planeta em Sírius B e está ansioso para ser “puxado” pelo planeta Chupão. Ele alega com bom humor: “Não quero ficar com os ‘evoluídos’.” Autor de dezenas de obras independentes, sendo 5 sobre informática, uma sobre autopublicação, humor, música, o resto sobre sobre espiritualidade e consciência, mas sem religião. Engenheiro Civil, pós-graduado em Educação em Valores Humanos (inspirado em Sathya Sai Baba) e Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia. E, como ele sempre diz: “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.”
Livros impressos – https://livros.consciencial.org
E-books – https://ebook.consciencial.org/
Cursos, áudios, meditações, práticas – https://cursos.consciencial.org
Seu livro publicado – https://seulivropublicado.com.br
Ao comentar em qualquer post, você concorda com nossos termos, assume e aceita receber nossos comunicados de ofertas, promoções e mensagens automaticamente. Se não concordar, não comente, respeitamos a LGPD. ***
Sou Dalton Campos Roque, um autor singular no cenário contemporâneo da literatura espiritualista brasileira. Com uma produção prolífica e refinada, reúno mais de três dezenas de obras publicadas de maneira completamente independente, sem recorrer a editoras comerciais, demonstrando domínio integral sobre todos os processos editoriais: da escrita à diagramação, da capa à ficha catalográfica, do ISBN ao marketing. Cada título que crio carrega a marca da minha autenticidade, dedicação e compromisso com a elevação consciencial do leitor.
Sou engenheiro de formação e escritor por vocação, e transito com maestria entre o rigor técnico e a liberdade poética da alma. Meu estilo é direto, sem rodeios, porém profundo, articulando com clareza conceitos complexos de espiritualidade, filosofia, física teórica e consciência, sempre com viés universalista e linguagem acessível, sem ceder à superficialidade ou ao sensacionalismo.
Dotado de sólida bagagem espiritualista e parapsíquica, vivenciei intensamente os bastidores da mediunidade, da apometria, da bioenergia, da projeção da consciência e da cosmoética, tornando-me uma referência singular no que denomino paradigma consciencial. Meus textos, ainda que muitas vezes escritos em tom de crônica, conto ou sátira, jamais se afastam de uma ética elevada, de uma busca sincera pela verdade e de uma missão clara: esclarecer, despertar e provocar a reflexão interior.