FILMES SERIADOS E DOCUMENTARIOS BURACOS NEGROS

FILMES QUE LIDAM COM BURACOS NEGROS

Há muita controvérsia sobre os Buracos Negros, entidades estelares comprovados cientificamente, mas cujos cientistas ainda possuem muitas dúvidas, hipóteses e teorias.

Os buracos negros, são fontes gravitacionais tão maciças que nem mesmo a luz pode escapar delas. Grandes avanços no entendimento desses corpos celestes foram feitos ao longo da primeira metade do século XX, com contribuições de vários renomados físicos e matemáticos, apesar do termo buraco negro ter sido cunhado apenas em 1967. Com o desenvolvimento da relatividade geral de Einstein, outras propriedades relacionadas a essas entidades passaram a ser compreendidas, e seus aspectos foram incluídos em diversos trabalhos de ficção bem conhecidos.

Há hipóteses de que um Buraco Negro seja uma ponte dimensional, um stargate para um Buraco Branco noutra estremidade. Um Stargate é um dispositivo portal ponte Einstein-Rosen dentro do universo fictício Stargate (série) que permite viagens práticas e rápidas entre dois locais distantes na mesma dimensão (plano energético).

Os dispositivos apareceram pela primeira vez no filme de Roland Emmerich , Stargate , de 1994 , e posteriormente na série de televisão Stargate SG-1 , Stargate Atlantis e Stargate Universe . Nessas produções, o Stargate funciona como um dispositivo de enredo, permitindo que os personagens principais visitem planetas alienígenas sem a necessidade de espaçonaves ou qualquer outro tipo de tecnologia. O dispositivo permite viagens quase instantâneas em ambos sentidos percorrendo distâncias interestelares e extragalácticas .


Alguns filmes

O Buraco Negro (1979), um filme de ficção científica apresentando uma espaçonave abandonada próxima a um buraco negro.

Em O Enigma do Horizonte (1997), uma espaçonave é construída para viajar mais rápido que a luz até Alpha Centauri utilizando-se de uma máquina que cria um buraco negro artificialmente. A nave é acidentalmente transportada para outra dimensão e reaparece misteriosamente sete anos depois, é encontrada abandonada orbitando Netuno e toda a tripulação se encontra desaparecida. Uma equipe de resgate descobre que o buraco negro transportou a espaçonave através de uma dimensão aparentando ser o próprio Inferno, que fez a tripulação enlouquecer e massacrar a si mesma, e trouxe a nave de volta com uma inteligência malévola atrelada a ela.

Planeta do Tesouro (2002), a adaptação animada da Disney de A Ilha do Tesouro, a espaçonave RLS Legacy encontra um buraco negro, onde um membro cruel da tripulação chamado Scroop corta a corda salva-vidas do Imediato Sr. Arrow, que é puxado para a morte no buraco negro.

Zathura (2005): nesta sequência espiritual de Jumanji (1995) é revelado que Zathura é um buraco negro gigante.

Star Trek (2009), “matéria vermelha” é utilizada por Spock para criar um buraco negro artificial com o objetivo de absorver uma supernova, e mais tarde por Nero para destruir Vulcano. Cruzar o recém criado buraco negro faz os personagens viajarem no tempo e mudarem o passado.

Maximum Shame (2010), um buraco negro está a caminho de engolir a Terra, e um casal escapa para um universo paralelo.

Em Interestelar (2014), um buraco de minhoca leva a um buraco negro supermaciço chamado Gargantua, localizado a 10 bilhões de anos-luz da Terra e orbitado por vários planetas. Sua massa é equivalente a 100 milhões de vezes a massa do Sol, e rotaciona em uma velocidade 99,8% da velocidade da luz. Em um dos planetas, chamado Miller, uma hora equivale a sete anos na Terra, devido à drástica dilatação do tempo, induzida pela proximidade com Gargantua.


Documentários Buracos Negos


Várias aventuras em seriados também tratam de Buracos Negros

Doctor Who apresentam buracos negros ou situações relacionadas a eles. Em especial “Os Três Doutores”, “The Horns of Nimon”, “O Planeta Impossível”, “O Abismo do Demônio”, “Mundo e Tempo Suficientes” e “A Queda do Doutor”. Além disso, o Olho da Harmonia é um buraco negro utilizado pelos Senhores do Tempo como uma fonte de energia para suas máquinas do tempo “TARDIS”. Como explicado em “The Deadly Assassin”, ele é mantido embaixo do Panopticon, o salão do governo na Citadela, e, na série original, é a ligação entre as TARDIS. No episódio “Jornada ao Centro da TARDIS” da nova série, há uma sala de força onde é exibida a estrela que colapsou para a formação do buraco negro.

No universo de Jornada nas Estrelas, os Romulanos são conhecidos por utilizar buracos negros artificiais (chamados de “singularidades quânticas artificiais”) como uma fonte de energia. Em pelo menos dois episódios, falhas causaram “anomalias temporais”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com