FILMES E DOCUMENTÁRIOS SOBRE MATEMÁTICA

FILMES E DOCUMENTÁRIOS SOBRE MATEMÁTICA

Há vários filmes que são romances usando o argumento da matemática, no entanto, são poucos os que explicam os conceitos, teorias, a história e as possíveis resoluções dos problemas. Esses filmes romanceados não me interessam muito, embora, ainda existam alguns que elucidam algumas coisas, como , por exemplo, o fime O HOMEM  QUE VIU O INFINITO. Aquei vou priorizar os documentários, os tentam explicar algo e não romancear uma história.


O HOMEM  QUE VIU O INFINITO 

Este é romanceado, mas achei bastante informativo e ilustrativo.

Inspirado em uma história real, O Homem Que Conheceu o Infinito (The Man Who Knew Infinity, UK, 2015) conta a emocionante história da genialidade de Srinivāsa Aiyangār Rāmānujan, matemático indiano que, mesmo sem formação acadêmica, contribuiu definitivamente em diferentes áreas da Matemática. Com roteiro e direção de Matt Brown, o longa é ambientado na Inglaterra, durante a Primeira Guerra Mundial. Após uma infância humilde, vivida em Mandra, na Índia, Rāmānujan (Dev Patel, de Quem Quer Ser Um Milionário?) é admitido na Universidade de Cambridge e, com a ajuda de seu professor , G. H. Hardy (Jeremy Irons, vencedor do Oscar por O Reverso da Fortuna), consegue provar como conseguiu ver o infinito.

A história de Srinivasa Ramanujan, matemático indiano que fez importantes contribuições para o mundo da matemática, bem como a teoria dos números, a série e frações contínuas.
Lançado: 22 de setembro de 2016 (Brasil)
Diretor: Matthew Brown
Gênero: cinebiografia • drama

Eu apreciei bastante o filme. O protagonista, o matemático Srinivasa Ramanujan, saia do corpo, talvez em plano mental e via as fórmulas das sérias prontas. Quando acordava, ele escrevia e ia testar. Ao testar, todas com que sonhou funcionavam. Mas ele não sabia explicar o desenvolvimento do raciocínio de como elas foram montadas. Ele é áuxiliado por um professor que o incentivou a estudar para buscar as explicações de como tais fórmulas seriam desenvolvidas.

Eu, Dalton, fiz Eng. Civil, e achava muito legal os professores usando derivada ou integral, explicando de como as fórmulas eram criadas. Eu admiro muito a matemática e a utilizo nas minhas obras para auxiliar o entendimento.

O Homem Que Viu O Infinito – Trailer Oficial Legendado


Alta Ansiedade – A Matemática do Caos

Sempre tivemos a convicção, de que o mundo é decifrável e portanto controlável. Porque a matemática que governa o mundo mostrava isso. Mas o que acontece quanto esta certeza nos é tirada e que a matemática nos mostra agora que tudo não é assim previsível e controlável?
Na maior parte dos últimos 100 anos, apesar dos avisos de matemáticos e historiadores, nos recusamos a ver a realidade como ela é.
Estamos numa posição, em que há futuros possíveis, só que desta vez tivemos centenas de anos para aprender as lições matemáticas; e, talvez desta vez, possamos fazer o que não fizemos antes: encarar a realidade como ela é.Porque esta realidade está diante de nós.


CAOS

A TEORIA DO CAOS é uma das leis mais importantes do Universo, presente na essência de quase tudo o que nos cerca. A idéia central da teoria do caos é que uma pequenina mudança no início de um evento qualquer pode trazer conseqüências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro. Por isso, tais eventos seriam praticamente imprevisíveis.

Esta é uma magnífica série para leigos em matemática, mas de alto nível técnico que não nos deixa aturdidos com muitas equações.

Play List de 1 a 9, cada vídeo com menos de 14 minutos, dublado em português.


O CÓDIGO

Documentários BBC com 59 minutos divididos em 3 tópicos.

O Código – Episódio 1 – O número mágico

Marcus du Sautoy revela os padrões que explicam a forma do mundo ao nosso redor. Das formas mais básicas aos maiores achados que nos relevam como a natureza opera por meio de códigos perfeitamente explicados pela ciência.

O Código – Episódio 2 – Os elementos básicos da Natureza

Iniciando com as colunas hexagonais da Calçada dos Gigantes da Irlanda do Norte, ele descobre o código que serve de base para a ordem extraordinária encontrada na natureza – de formações rochosas a favos de mel, de cristais de sais a bolhas de sabão. Marcus também revela o código misterioso que rege a aleatoriedade aparente das montanhas, nuvens e árvores, e explora como isso não só pode ter sido a chave do sucesso de Jackson Pollock, como também ajudou a dar vida a animações de grande sucesso.

O Código – Episódio 3 – Prevendo o Futuro

Desta vez, o estranho mundo do que está por vir. A odisseia do professor du Sautoy começa com o eclipse lunar – outrora considerado sobrenatural, agora comumente previsto com o poder do código. Mas o mais intrigante é o que o código pode dizer sobre o nosso futuro. Em busca do conhecimento, Marcus reverte a fama de suicida dos lêmingues, evita morrer esmagado, revela como pegar um assassino em série e descobre que a resposta para a vida, o universo e tudo que existe não é 42, mas 1,15.


Brasil com Ciência – Teoria do Caos

Neste programa, abordamos uma recente e importantíssima teoria matemática, que tenta compreender o caos do universo. Conheça pesquisadores brasileiros que estudam e aplicam a teoria em seus trabalhos.


A História da Matemática ep. 1 a 4 – BBC

1 A Linguagem do Universo

É o primeiro de quatro episódios da série, uma produção da BBC e da Open University que resume 30 mil anos de desenvolvimento das ideias matemáticas que formam a base da nossa cultura, ciência e tecnologia. É conduzida pelo professor de Matemática da Universidade de Oxford, Marcus du Sautoy, um cientista conhecido pelo esforço que faz para popularizar a Matemática.

Neste programa Marcus du Sautoy observa como a Matemática é fundamental nas nossas vidas, antes de explorar os estudos do Antigo Egito, Mesopotâmia e Grécia. No Egito, ele verifica o conhecimento antigo sobre o sistema decimal, baseado nos dez dedos das mãos; o método de multiplicação e divisão; números binários; frações e sólidos como a pirâmide.

Ele descobriu que o caminho para contar o tempo atualmente (com sessenta segundos em um minuto e sessenta minutos em uma hora) é baseado em um sistema babilônico, e nos mostrou como os babilônios utilizavam as equações de segundo grau para medir suas terras.

Na Grécia, ele observa as contribuições de alguns gigantes da Matemática, incluindo: Platão, Euclides, Arquimedes e Pitágoras – a quem é creditado a transformação da Matemática a partir de uma ferramenta de contar. Pitágoras foi visto como uma figura controversa, com ensinamentos considerados suspeitos e cujos seguidores foram vistos como membros de uma seita bizarra. Bem como o seu trabalho inovador sobre as propriedades dos triângulos retângulos, Pitágoras desenvolveu outra teoria importante, depois de observar as propriedades dos instrumentos musicais: ele descobriu que os intervalos entre as notas musicais harmoniosas são sempre em proporções de números inteiros para o outro.

2 O Gênio do Oriente

O Ocidente muitas vezes esquece o grande legado matemático que recebeu das civilizações orientais. Muitas das descobertas da Matemática que transformaram o mundo em que vivemos nunca receberam o devido crédito. Esta é a história não contada dos matemáticos do Oriente que transformaram o Ocidente e deram à luz um novo mundo.

Na China, por volta de 200 a.C., a Dinastia Han estimulou estudiosos a compilar um livro conhecido como Os Nove Capítulos, que tentou recuperar e preservar para sempre as lições perdidas dos matemáticos chineses da antiguidade. O texto se dedica a resolver problemas práticos – do mundo real: como dividir terras e produtos, e como administrar trabalhos de construção.

A Índia foi a primeira civilização a desenvolver um sistema numérico com um símbolo para representar o zero – um dos grande marcos no desenvolvimento da matemática. Aryabhata (476 – 550 d.C.) produziu um método para encontrar o valor de Pi que gera seu valor verdadeiro mais acuradamente que qualquer outro método contemporâneo.

No século 7 d.C, estabeleceu-se um novo regime com centro em Bagdá, que pretendia se transformar na maior usina intelectual do mundo. Fundou-se um novo centro de ensino, chamado de A Casa da Sabedoria, que se tornou ponto-focal das tentativas de reunir o conhecimento matemático da Grécia, da Índia e da Babilônia.

3 As Fronteiras do Espaço

No século XVII, a Europa tornou-se no centro matemático do mundo. Tinham sido dados grandes passos na compreensão da geometria dos objetos fixos no espaço e no tempo. Chegava a altura de procurar desvendar a matemática que descreve os objectos em movimento.

Marcus du Sautoy irá visitar a França de René Descartes um grande matemático que conseguiu juntar a Geometria e a Álgebra. Analisará as propriedades dos números primos que foram descobertas por Fermat e que hoje usamos na nossa tecnologia moderna.

Segue-se a matemática de Newton e Leibniz onde será contada a história de antagonismo existente entre dois dos maiores cérebros matemáticos da História. Por fim, analisaremos as implicações nas nossas vidas das descobertas matemáticas de mais três gigantes da Matemática: Gauss, Euler e Riemann.

4 Para o Infinito e Além

A quarta e última parte da série mostra que, para muitas pessoas, o prazer da Matemática está no entendimento do problema, e não simplesmente na solução correta. Em 1900, o matemático francês David Hilbert identificou os mais importantes enigmas não resolvidos que desafiavam os matemáticos, definindo o roteiro de pesquisas para a Matemática no século XX. 15 dos 23 problemas já foram pelo menos parcialmente resolvidos. Os restantes continuam dando trabalho a quem persegue uma resposta.

Hoje, contamos com o computador, que revolucionou a Matemática ao permitir cálculos ultrarrápidos e ao ajudar os matemáticos a ver o caos. Só que provar sem entender ainda é uma questão que perturba os matemáticos.


Matemática e o Início da Civilização

1) O início dos Números

2) Grécia – A origem dos Elementos

3) Índia – A divindade dos Números

4) O Mundo em Movimento

5) Conquistando Novas Fronteiras da Matemática


O Legado de Pitágoras

01 – Os Triângulos de Samos

02 – Pitágoras e Outros

03 – Desafiando Pitágoras


 A História dos Números Primos (BBC)


Tópicos de História da Matemática

1) A Matemática Grega

2) A Tradição Vernácula

3) Marin Mersenne

4) A Fundação da Royal Society

5) O Nascimento do Cálculo

6) A Geometria Não-Euclidiana

7) A Nova Matemática Parisiense

8) A Libertação da Álgebra


– O Último Teorema de Fermat (BBC)


Belas Equações (BBC)

Sinopse: O artista e escritor Matt Collings mergulha no estranho mundo das equações. Ele pede auxílio a renomados cientistas para ajudá-lo a entender as cinco equações mais famosas da ciência, conversando com Stephen Hawking sobre sua equação para os buracos negros e fica cara a cara com uma partícula de antimatéria. Conforme se depara com tais equações ele questiona se o conceito de beleza artística tem alguma relevância no mundo da física.


Precisão – A Medida de Todas as Coisas (BBC)

1) Tempo e Distância

2) Massa e mol

3) Calor, Luz e Eletricidade


A beleza dos diagramas – Onde a ciência encontra a arte

1) Homem vitruviano & DNA

2) Newton & Nightingale

3) Copérnico e placa de pioneer


As Regras Secretas do Mundo Moderno: Algoritmos (BBC)


O Prazer da Lógica (BBC)


O Prazer da Estatística (BBC)


PERSPECTIVAS – MATEMÁTICA (Tv Escola)


O Grande Poder da Matemática – Observatório do Mundo

Para muitos, a matemática que aprendemos na escola parece uma série de regras estabelecidas pelos antigos e que não podem ser questionadas. O matemático Jordan Ellenberg nos mostra como essa visão é enganadora. A matemática não se limita a incidentes abstratos. Ela está em tudo que tocamos e vivemos, e se relaciona a questões do nosso cotidiano. Munidos dos instrumentos matemáticos adequados, podemos saber o verdadeiro significado de informações que antes considerávamos inquestionáveis. Quanto tempo antes devemos chegar ao aeroporto para não perder o voo? Há um método infalível para ganhar na loto? Aliás, é um bom negócio ganhar na loto? Como se devem contar os votos numa eleição democrática? As pesquisas eleitorais são confiáveis? Por que pais altos têm filhos mais baixos que eles? As respostas que a matemática dá a essas e outras perguntas surpreendem, mas Ellenberg guia o leitor pelo aparente emaranhado de argumentos, lançando mão do raciocínio matemático e expondo para os leigos os avanços da disciplina, sem os jargões próprios da área e com exemplos sucintos e casos históricos engraçados.


Sites consultados e recomendados para quem quer saber e conhecer mais:

Toda a Matemática

Aprenda com Documentários

RCristo – Ciência Matemática Tecnologia

Professores de Matemática


Apenas para complemento e apreciação:

6 VEZES QUE EQUAÇÕES MATEMÁTICAS REVOLUCIONARAM O MUNDO
https://www.megacurioso.com.br/ciencia/120839-6-vezes-que-equacoes-matematicas-revolucionaram-o-mundo.htm

7 GIFS QUE AJUDAM A EXPLICAR CONCEITOS MATEMÁTICOS
https://www.megacurioso.com.br/gifs-animados/45463-7-gifs-que-ajudam-a-explicar-conceitos-matematicos.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com