AVALIAÇÃO PERIÓDICA DO RELACIONAMENTO DO CASAL

AVALIAÇÃO PERIÓDICA DO RELACIONAMENTO DO CASAL

Esta planilha deve ser preenchida e debatida pelo casal a cada três meses e as soluções devem ser procuradas por ambos. Esta tabela foi criada por nós baseando-se numa pesquisa científica:

(…) A cada 4 meses, os voluntários contavam como estava o relacionamento, se andavam felizes com o nível de amor, intimidade, confiança, paixão e comprometimento. O desafio seguinte era escrever sobre os últimos meses e o principal desentendimento, sob a perspectiva de um observador neutro que torcia pelo bem do casal. Eles gastavam, em média, 7 minutos com a tarefa. Deu certo. A cada novo encontro, os casais se sentiam mais felizes com o relacionamento. (…)

 

<http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/cartas-de-amor-podem-salvar-seu-relacionamento/> 05/03/2013 – Blog da revista Super Interessante. Pesquisa original em PDF: <http://faculty.wcas.northwestern.edu/eli-finkel/documents/InPress_FinkelSlotterLuchiesWaltonGross_PSci.pdf> 05/03/2013.

 

Nós pegamos os parâmetros, melhoramos as definições, editamos, adaptamos com o toque de nossa experiência e criatividade. Portanto, as possibilidades práticas do casal obter melhorias no relacionamento é muito real.

Esta planilha não é apenas para apontar as críticas, é preciso muita autocrítica, ponto este que vamos estimular em ambos os parceiros. Recomendamos cada parceiro ter a mão duas planilhas cujo modelo mostramos em seguida. Embora nossa tabela não tenha espaço suficiente para preencher as células vazias, na prática recomendamos a copie maior e que improvise e escreva bastante e sem timidez.

Ela deve ser preenchida por ambos duas vezes. Isto mesmo, duas vezes, a iniciar em relação a si mesmo. Ou seja, você irá avaliar os pontos positivos e negativos em relação a si mesmo, para ampliar o discernimento da autocrítica e depois fará a mesma coisa na segunda planilha em relação a seu parceiro(a).

 

Preencheu? – Não mostre a planilha a seu parceiro ainda e não veja a dele. Preencham uma segunda vez – agora sim o que tanto queria – em relação ao parceiro.

Depois de ambas preenchidas pelos dois é hora de comparar o que você escreveu de si com o que ele escreveu de você. Isto estabelece um paralelo de como você se enxerga no relacionamento e como ele te enxerga – nos dois sentidos.

Vários pontos de divergência irão surgir, mas devem sempre procurar um meio caminho, ou seja, ceder de ambos os lados nas duas situações, à dele e a dela.

Sentimentos

1 – em relação a você mesma

2 – em relação ao parceiro

Pontos positivosPontos negativos
Amor – não existe uma definição exata e consensual sobre o que é o amor. Escolha você: afeto, ternura, empatia, fraternidade…

 

Intimidade – qualidade da ternura, afeto e carinho

 

Confiança – em todos os sentidos

 

Paixão – tesão, libido, erotismo, sexo

 

Comprometimento – esforços aplicados na manutenção sadia do relacionamento, dedicação, disponibilidade, etc.

 

Sensualidade – estimulação sadia do erotismo, clima sensual

 


Convivência

1 – em relação a você mesma

2 – em relação ao parceiro

Pontos positivosPontos negativos
Lazer – compartilhar juntos

 

Trabalho/profissão – objetivos

 

Atenção para o lar – responsabilidade

 

Divisão de tarefas – companheirismo

 

Liberdade à individualidade do outro – respeito
Diálogo diário – comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com