A EQM é um fenômeno em que pessoas que estiveram clinicamente mortas ou que se encontravam em estado grave de saúde relatam ter experimentado uma série de sensações, incluindo a sensação de estar fora do corpo, movendo-se por um túnel escuro, ver uma luz brilhante e a presença de entes queridos que já morreram. Alguns também relatam sensações de paz e bem-estar, enquanto outros experimentam sentimentos mais intensos, como terror ou medo.
Embora as EQMs tenham sido relatadas em várias culturas e períodos históricos, a primeira descrição moderna desse fenômeno foi feita pelo médico francês Raymond Moody, em seu livro “Life After Life”, publicado em 1975. Desde então, muitos outros pesquisadores investigaram o fenômeno das EQMs, tanto do ponto de vista científico quanto espiritual.
Os estudos sobre EQM variam em termos de metodologia e escopo, mas alguns dos principais resultados incluem:
- As EQMs não são exclusivas de nenhuma cultura ou religião, e são relatadas por pessoas de diferentes crenças e origens.
- As EQMs podem ter um efeito duradouro na vida das pessoas, com muitos relatando uma mudança significativa em suas crenças religiosas ou espirituais, bem como uma maior apreciação pela vida e pelos relacionamentos.
- Algumas pesquisas sugerem que as EQMs podem ter uma base neurobiológica, com mudanças na atividade cerebral e na química do cérebro associadas a essas experiências.
Algumas fontes onde se pode encontrar mais informações sobre pesquisas específicas sobre EQM incluem:
- The International Association for Near-Death Studies (IANDS): https://iands.org/
- The Near-Death Experience Research Foundation (NDERF): https://nderf.org/
- The Lancet, que publicou um artigo em 2001 intitulado “Near-death experience in survivors of cardiac arrest: a prospective study in the Netherlands”: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(01)06508-5/fulltext
Bibliografia:
Moody, R. (1975). Life After Life. New York: Bantam Books.
Parnia, S., Waller, D.G., Yeates, R., & Fenwick, P. (2001). A qualitative and quantitative study of the incidence, features and aetiology of near death experiences in cardiac arrest survivors. Resuscitation, 48(2), 149-156.
van Lommel, P., van Wees, R., Meyers, V., & Elfferich, I. (2001). Near-death experience in survivors of cardiac arrest: a prospective study in the Netherlands. The Lancet, 358(9298), 2039-2045.

Dalton é escritor, poeta, cronista, contista, jornalista do astral, médium e humorista incorrigível da consciência. Sente uma saudade imensa de seu planeta em Sírius B e está ansioso para ser “puxado” pelo planeta Chupão. Ele alega com bom humor: “Não quero ficar com os ‘evoluídos’.” Autor de dezenas de obras independentes, sendo 5 sobre informática, uma sobre autopublicação, humor, música, o resto sobre sobre espiritualidade e consciência, mas sem religião. Engenheiro Civil, pós-graduado em Educação em Valores Humanos (inspirado em Sathya Sai Baba) e Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia. E, como ele sempre diz: “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.”
Livros impressos – https://livros.consciencial.org
E-books – https://ebook.consciencial.org/
Cursos, áudios, meditações, práticas – https://cursos.consciencial.org
Seu livro publicado – https://seulivropublicado.com.br
Ao comentar em qualquer post, você concorda com nossos termos, assume e aceita receber nossos comunicados de ofertas, promoções e mensagens automaticamente. Se não concordar, não comente, respeitamos a LGPD. ***
Sou Dalton Campos Roque, um autor singular no cenário contemporâneo da literatura espiritualista brasileira. Com uma produção prolífica e refinada, reúno mais de três dezenas de obras publicadas de maneira completamente independente, sem recorrer a editoras comerciais, demonstrando domínio integral sobre todos os processos editoriais: da escrita à diagramação, da capa à ficha catalográfica, do ISBN ao marketing. Cada título que crio carrega a marca da minha autenticidade, dedicação e compromisso com a elevação consciencial do leitor.
Sou engenheiro de formação e escritor por vocação, e transito com maestria entre o rigor técnico e a liberdade poética da alma. Meu estilo é direto, sem rodeios, porém profundo, articulando com clareza conceitos complexos de espiritualidade, filosofia, física teórica e consciência, sempre com viés universalista e linguagem acessível, sem ceder à superficialidade ou ao sensacionalismo.
Dotado de sólida bagagem espiritualista e parapsíquica, vivenciei intensamente os bastidores da mediunidade, da apometria, da bioenergia, da projeção da consciência e da cosmoética, tornando-me uma referência singular no que denomino paradigma consciencial. Meus textos, ainda que muitas vezes escritos em tom de crônica, conto ou sátira, jamais se afastam de uma ética elevada, de uma busca sincera pela verdade e de uma missão clara: esclarecer, despertar e provocar a reflexão interior.