A EQM é um fenômeno em que pessoas que estiveram clinicamente mortas ou que se encontravam em estado grave de saúde relatam ter experimentado uma série de sensações, incluindo a sensação de estar fora do corpo, movendo-se por um túnel escuro, ver uma luz brilhante e a presença de entes queridos que já morreram. Alguns também relatam sensações de paz e bem-estar, enquanto outros experimentam sentimentos mais intensos, como terror ou medo.
Embora as EQMs tenham sido relatadas em várias culturas e períodos históricos, a primeira descrição moderna desse fenômeno foi feita pelo médico francês Raymond Moody, em seu livro “Life After Life”, publicado em 1975. Desde então, muitos outros pesquisadores investigaram o fenômeno das EQMs, tanto do ponto de vista científico quanto espiritual.
Os estudos sobre EQM variam em termos de metodologia e escopo, mas alguns dos principais resultados incluem:
- As EQMs não são exclusivas de nenhuma cultura ou religião, e são relatadas por pessoas de diferentes crenças e origens.
- As EQMs podem ter um efeito duradouro na vida das pessoas, com muitos relatando uma mudança significativa em suas crenças religiosas ou espirituais, bem como uma maior apreciação pela vida e pelos relacionamentos.
- Algumas pesquisas sugerem que as EQMs podem ter uma base neurobiológica, com mudanças na atividade cerebral e na química do cérebro associadas a essas experiências.
Algumas fontes onde se pode encontrar mais informações sobre pesquisas específicas sobre EQM incluem:
- The International Association for Near-Death Studies (IANDS): https://iands.org/
- The Near-Death Experience Research Foundation (NDERF): https://nderf.org/
- The Lancet, que publicou um artigo em 2001 intitulado “Near-death experience in survivors of cardiac arrest: a prospective study in the Netherlands”: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(01)06508-5/fulltext
Bibliografia:
Moody, R. (1975). Life After Life. New York: Bantam Books.
Parnia, S., Waller, D.G., Yeates, R., & Fenwick, P. (2001). A qualitative and quantitative study of the incidence, features and aetiology of near death experiences in cardiac arrest survivors. Resuscitation, 48(2), 149-156.
van Lommel, P., van Wees, R., Meyers, V., & Elfferich, I. (2001). Near-death experience in survivors of cardiac arrest: a prospective study in the Netherlands. The Lancet, 358(9298), 2039-2045.
Dalton é escritor, poeta, cronista, contista, jornalista do astral, médium e humorista incorrigível da consciência. Sente uma saudade imensa de seu planeta em Sírius B e está ansioso para ser “puxado” pelo planeta Chupão. Ele alega com bom humor: “Não quero ficar com os ‘evoluídos’.” Autor de 41 obras independentes, sendo 5 sobre informática e 36 sobre espiritualidade e consciência, mas sem religião. Engenheiro Civil, pós-graduado em Educação em Valores Humanos (inspirado em Sathya Sai Baba) e Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia. E, como ele sempre diz: “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.”
Livros impressos – https://livros.consciencial.org
E-books – https://ebook.consciencial.org/
Cursos, áudios, meditações, práticas – https://cursos.consciencial.org
Seu livro publicado – https://seulivropublicado.com.br
Ao comentar em qualquer post, você concorda com nossos termos, assume e aceita receber nossos comunicados de ofertas, promoções e mensagens automaticamente. Se não concordar, não comente, respeitamos a LGPD.