O que é Wiki?
O Wiki é um serviço da WEB, que permite a edição coletiva de documentos (informações), usando um sistema, cujo NÃO EXIGE moderação antes de sua publicação, mas mesmo após publicado, será debatido, mediado e editado, por um conjunto disperso e heterogêneo de voluntários anônimos, espalhados pelo mundo, que tenham tempo e o “pretenso” conhecimento (pois é aberto a qualquer um do público na internet, inclusive a quem não entende nada do assunto), para argumentar sobre o tópico em discussão, e ir definindo o que ficará definitivamente exibido no ar, ou seja, on-line.
Evidente que há regras na Wikipedia, especificamente 10 regras, mas a política materialista de crentes no materialismo é determinada e conclusiva, e também, há uma política de flexibilização de erros: perfeição não é um requisito. A Wikipedia é um produto da Fundação Wikimedia.
O que torna a “wiki” tão diferente das demais páginas da internet é o fato de poder ser editado pelos usuários que por ele navegam, na maioria deles, muito dispostos e nada especialistas, cuja discussão da tendência do tema, será definido por esse grupo de voluntários, que a rigor, sempre imporão suas crenças limitantes pessoais. Bem, evidente que isto ocorre com os Blogs e no Youtube também, mas a Wikipedia é absolutamente mais cultural e informativa.
WIKI é uma ferramenta de ¨software¨ para internet, que permite a qualquer pessoa criar e alterar páginas de um ¨site¨ na WEB. Funciona como um gerenciador de conteúdo, sendo que o usuário não precisa ter muito conhecimento de HMTL ou outras linguagens, ou mesmo quase nada delas.
Temos, por exemplo, a Wikipedia, que dispensa apresentações. Pode ser muito boa para informações triviais e informações que não sejam sensiveis, como dados materialistas (p. ex.: biografia de cientistas, ciências cartesianas que não sejam de ponta), mas quanto mais nos aproximamos nas bordas do paradigma vigente (paradigma cartesiano-newtoniano), mais a Wikipedia se torna incompentente (em assuntos cartesianos de ponta e assuntos transcendentes idôneos), conduzindo o leitor sem cultura e sem discernimento ao materialismo vazio e ao paradigma cartesiano falido (“crenças” materialistas limitantes). Também não presta para trabalhos sérios e científicos como monografias, teses, etc.
Temos também as “WIKI’s” específicas, ou seja, focados em assuntos ou temas exclusivos, como é o caso da Conscienciopedia , que é a enciclopédia digital aberta com os jargões pesados da Conscienciologia. Este é o grupo específico criado por Waldo Vieira, médico, dentista, médium, projetor astral e parapsíquico, que adquiriu uma legião de fãs enérgicos. Nota: mesmo que haja uma legião de fãs “enérgicos”, que normalmente enfeitam e douram os feitos e capacidades de Waldo Vieira, nem estes foram capazes contra os materialistas ferrenhos que dominam a Wikipedia atualmente (2022), pois o perfil de Waldo foi minimalizado bastante na Wikipedia.
Eu, poderia ir lá na Conscienciopédia, p. ex., e editar alguma coisa ou colocar fatos sobre a Conscienciologia e/ou sobre Waldo Vieira, tenho vivência pessoal, experiência interna, muito mais que 95% dos que estão lá no momento, e no entanto, seria totalmente censurado (como já fui uma vez), ao inserir meu ponto de vista de experiente autor – com 27 obras publicadas até 2022 – que frequentou a Projeciologia e a Conscienciologia desde 1993 no Rio de Janeiro – apenas para efeito de exemplo para a questão Wiki.
Então, podemos criar, com o devido conhecimento da tecnologia de software e dinheiro para hospedagem web, a WIKI que quisermos. Bom, seria apenas tecnologia aplicada a um interesse grupal, pequeno (egokarma), médio (grupokarma) ou grande (polikarma), dependendo da qualidade e interesse de tais informações. A Wikipedia, mesmo sendo materialista ferrenha, ainda está no polikarma mais abrangente, a Conscienciopedia, num polikarma menor, embora de melhor qualidade (em termos de espiritualidade, qualidade é malhor que quantidade), pois trata de assunto transcendente, muito embora com a pílula muito dourada de jargões excessivamente excêntricos.
– Exemplo: se há um grupo de 10 voluntários interessados num tópico da wikipedia, digamos, homeopatia, e 7 deles não acreditam na eficácia da mesma (sem jamais terem experimentado, pesquisado ou lido mais a respeito) e os outros 3 (minoria), serem especialistas (mestrados e doutorados) em medicina, bioenergética e homepatia – quem vencerá a discussão que define a exibição de tal artigo? A maioria, que são os 7 que nada sabem! A wikipedia é apenas uma queda de braço, onde prevalece a cultura popular e o senso leigo e comum estabelecido, diante do que é realmente a “verdade”. O que vence é ponto de vista “científico materialista” cego e limitante.
O que temos na maioria da crença coletiva?
O materialismo vazio, o capitalismo selvagem e mania de tirar vantagem, inclusive com fins de obter status quo.
Um outro ponto que interessa aos espiritualistas, o publico alvo fundamental deste site – é sobre o espírito Ramatís, que foi vilipendiado e distorcido na Wikipedia. Até coloquei um aviso sobre isso em meu outro site Ramatis.Org .
Dessa forma, deixo o público avisado:
- A Wikipedia é útil, mas não é confiável, e em termos de assuntos transcendentes é totalmente negativa;
- O Youtube é apenas opinião pessoal dos autores e um dos principais problemas de Fake News no mundo;
- Nas redes sociais, você é o produto, assista a estes documentários para “acordar”.

Dalton é escritor, poeta, cronista, contista, jornalista do astral, médium e humorista incorrigível da consciência. Sente uma saudade imensa de seu planeta em Sírius B e está ansioso para ser “puxado” pelo planeta Chupão. Ele alega com bom humor: “Não quero ficar com os ‘evoluídos’.” Autor de dezenas de obras independentes, sendo 5 sobre informática, uma sobre autopublicação, humor, música, o resto sobre sobre espiritualidade e consciência, mas sem religião. Engenheiro Civil, pós-graduado em Educação em Valores Humanos (inspirado em Sathya Sai Baba) e Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia. E, como ele sempre diz: “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.”
Livros impressos – https://livros.consciencial.org
E-books – https://ebook.consciencial.org/
Cursos, áudios, meditações, práticas – https://cursos.consciencial.org
Seu livro publicado – https://seulivropublicado.com.br
Ao comentar em qualquer post, você concorda com nossos termos, assume e aceita receber nossos comunicados de ofertas, promoções e mensagens automaticamente. Se não concordar, não comente, respeitamos a LGPD. ***
Sou Dalton Campos Roque, um autor singular no cenário contemporâneo da literatura espiritualista brasileira. Com uma produção prolífica e refinada, reúno mais de três dezenas de obras publicadas de maneira completamente independente, sem recorrer a editoras comerciais, demonstrando domínio integral sobre todos os processos editoriais: da escrita à diagramação, da capa à ficha catalográfica, do ISBN ao marketing. Cada título que crio carrega a marca da minha autenticidade, dedicação e compromisso com a elevação consciencial do leitor.
Sou engenheiro de formação e escritor por vocação, e transito com maestria entre o rigor técnico e a liberdade poética da alma. Meu estilo é direto, sem rodeios, porém profundo, articulando com clareza conceitos complexos de espiritualidade, filosofia, física teórica e consciência, sempre com viés universalista e linguagem acessível, sem ceder à superficialidade ou ao sensacionalismo.
Dotado de sólida bagagem espiritualista e parapsíquica, vivenciei intensamente os bastidores da mediunidade, da apometria, da bioenergia, da projeção da consciência e da cosmoética, tornando-me uma referência singular no que denomino paradigma consciencial. Meus textos, ainda que muitas vezes escritos em tom de crônica, conto ou sátira, jamais se afastam de uma ética elevada, de uma busca sincera pela verdade e de uma missão clara: esclarecer, despertar e provocar a reflexão interior.