CAMADAS DE DISCERNIMENTO

CAMADAS E LEIS DE DISCERNIMENTO CONSCIENCIAL

Camadas de discernimento, entendimento, compreensão, compreender, perceber, percepção, parapercepção, intuição, inspiração, discernir, separar o joio do trigo, peneira do discernimento, perspicácia, argúcia, questionamento, omniquestionamento, perquirir, perquirição, refutar, refutação, dialética, olho da mente, olho da intuição, captar, captação, download consciencial, incorporar holopensene, sintonizar egrégora, intelectualidade equânime, intelectualidade universalista, intelectualismo discernidor amoroso, intelectualidade transmental, intelectualismo transmental, expansão da consciência, nirvana, satori, experiência de pico, experiencia de platô, samadhi, micro expansão da consciência, micro nirvana, micro satori, micro samadhi, consciência cósmica, consciência galáctica, consciência estelar, consciência expandida, enfim, APRENDER A APRENDER deixando de ser um babaca metido a “sabe-tudo”, metido a “evoluído”, metido a ser PURISTA DOUTRINÁRIO, metido a ser dono exclusivo das “VERDADES RELATIVAS DE PONTA” e outros anti-discernimento consciencial.

Leis da Humanidade Relativa de Ponta e do Discernimento Consciencial

As “Leis da Humanidade Relativa de Ponta” diz que todos, sem exceção somos isto:

  1. Todos temos muitas crenças que:
    1. Percebemos e não admitimos;
    2. Não percebemos e não admitimos;
    3. Não percebemos, mas podemos admitir se tivermos discernimento da humildade e coragem para autoconhecimento consciencial avançado;

  2. Todos temos convicções íntimas que podem ser:
    1. Convicções sadias de otimismo, autoconfiança e positividade;
    2. Convicções limitantes ou crenças limitantes

  3. Todos inconsciente e/ou conscientemente temos:
    1. Convicções em pontos que nos achamos detentores de alguma “verdade” específica e pontual;
    2. Convicções que há certas coisas, assuntos, matérias, também pontuais que cremos que não conseguimos entender, compreender, aprender.

  4. Há quem:
    1. Sabe que sabe;
    2. Sabe que não sabe;
    3. Não sabe que não sabe;
    4. E há quem tenha as 3 coisas relativamente misturadas em sua mente / coração / vivência / consciência – são os mais capazes de aprender algo novo e superar / transcender o antigo.

  5. Há quem:
    1. Tenha sabedoria com menos linguagem técnica (semântica, linguística, retórica, comunicação, comunicabilidade);
    2. Tenha conhecimentos técnicos específicos em alguma área (todos nós aqui) e uma diminuta sabedoria decorrente de muitas vidas passadas, inclusive em orbes antigos e distantes – mas isto não é sabedoria;
    3. Há quem tenha as duas bagagens em infinitos níveis de gradação, discernimento e responsabilidade.

  6. Não existe:
    1. Não existe Religião, Ciência ou Linha Evolutiva (Consciencial e/ou científica) superior ao AMOR (compaixão, caridade, afeto, paciência, humildade, cooperação, colaboração, etc);
    2. Não existe Doutrina, Teoria, Tratado, Livro Sagrado superior a VERDADE;
    3. Não existe purismo religioso, purismo doutrinário, purismo institucional, purismo linguístico, purismo de raças e outros preconceitos e exclusivismos toscos e INVOLUÍDOS (atrasados, retrógrados e densos);

  7. Cada um tem um NÍVEL DE CONSCIÊNCIA:
    1. Nível de consciência é a mesma coisa que “Nível Evolutivo Consciencial” ou “Nível de Sabedoria”;
    2. Não se transcende tal nível rápido e de uma vez;
    3. Não se transcende numa única encarnação;
    4. Não se transcende com o intelecto puro e frio;
    5. Não se conquista “Nível de Consciência” sozinho e sem auxiliar as pessoas;
    6. A caminhada é lenta, gradual e passa obrigatoriamente pelos “caminhos do coração” (sabedoria).

  8. Toda dor e sofrimento físico, mental, psíquico, emocional, existencial, consciencial:
    1. Tem seu motivo;
    2. Tem seu remédio.

  9. Todo exclusivismo e separatividade revela:
    1. Baixo nível evolutivo, baixo nível de consciência;
    2. Inferioridade consciencial;
    3. Egoísmo e egocentrismo patológicos.

  10. Tudo é ferramenta, tudo é temporário, tudo é “muleta”:
    1. Todas as religiões convergem para o mesmo ponto, foco, objetivo;
    2. Todas as Doutrinas e Linhas Evolutivas  convergem para o mesmo ponto, foco, objetivo;
    3. Todas as Religiões, Filosofias, Teorias, Hipóteses, Doutrinas, Tratados, Ciências, Linhas Evolutivas Transcendentais / Conscienciais convergem para o mesmo ponto, foco, objetivo;
    4. Tudo é incompleto, tudo é relativo, tudo é dual, tudo é “meio verdade” e “meio mentira”;
    5. Num futuro distante todas essas criações temporárias humanas irão se diluir numa única e integrada forma serena e harmônica de viver, estudar, construir, se auto conhecer e evoluir consciencialmente;

  11. Todos e ninguém:
    1. Ninguém sabe nada;
    2. Ninguém sabe tudo;
    3. Todos sabem um pouco e ignoram todo o resto;
    4. Todos juntos somados sabem um pouco mais;
    5. Todos juntos integrados sabem mais que um pouco mais.
    6. Todos somos ignorantes – ignoramos muitas coisas;
    7. Todos temos algum saber na vivência prática de subsistência e no relacionamento com outrem;
    8. Todos podemos ensinar algo a alguém;
    9. Todos podemos aprender algo com alguém.
    10. Ninguém é tão “pobre” que não possa doar e nem tão “rico” que não possa receber.

  12. Todos:
    1. Você não consegue entender tudo;
    2. Achar que entendeu não significa que entendeu, é apenas mais um convicção íntima como crença pessoal;
    3. Tuas conclusões são só tuas, só servem para você;
    4. Teu intelecto por melhor que seja é sempre insuficiente;
    5. Ainda assim se teu intelecto é suficiente para você ele não o será para alguns outros;
    6. O intelecto frio, em persi, é sempre insuficiente;
    7. Se você descobrir uma LEI BÁSICA DO DISCERNIMENTO CONSCIENCIAL e se tais parâmetros desta hipotética lei contrariarem suas crenças, você abriria mão delas? Você consegue ir além de seu orgulho, vaidade e arrogância?

  13. Trancendência
    1. Percebemos nosso corpo – ele é “real”;
    2. Percebemos nossa “mente” – ela é “real”;
    3. Percebemos as energias / bioenergias / energias bioconscienciais / energias conscienciais – elas são “reais” – pelo menos para nós espiritualistas discernidores;
    4. Mal percebemos nosso Corpo Astral / Psicosssoma / Perispírito / ele é real para alguns projetores conscientes, e para quem admite, “sente” e percebe intuitivamente – assim ele também é real;
    5. As Escolas Esotéricas já sabem há milhares de anos que existem, ao menos, SETE CORPOS SUTIS, que para elas é real, e para quem acredita nelas, sente e intui também.
    6. Para quem não percebe  e/ou não admite, então, óbvio, eles não são reais.
    7. Conclusão: nossa realidade é apenas o que admitimos e não o que é! E não sabemos as diferenças entre REALIDADE  e a “VERDADE” – cada um vive em seu mundo, bolha de discernimento, seu micro universo consciencial.

Se você quer descobrir a verdade, então anule sua opinião, mate seu julgamento, observe sem julgar e pré-julgar, analise os fatos.

Há, por lógica, incontáveis realidades que ainda não acessamos, e somente uma forte e contínua intensão de discernir pode minimizar as curvas e desvios de um caminho consciencial evolutivo.


CAMADAS DE DISCERNIMENTO

Camadas de discernimento entendimento compreensão compreender perceber

Vide nosso super desenho técnico profissional feito a computador caneta numa folha usada de papel acima neste mesmo texto.

O discernimento ou capacidade de interpretar dado conhecimento em dado contexto de vivência (momento existencial) pode ser toscamente expresso, desenhado ou mapeado conforme nosso simples esquema / gráfico acima a ser explicado a seguir.

Todos nós temos segmentos de discernimento consciencial, ou seja, em alguns pontos, de alguma área do saber, nós temos interpretações mais lúcidas e analíticas (sem emoção densa) e nesses pontos as coisas são mais claras e se aproximam mais da “verdade”, no sentido da VERDADE UNIVERSAL.

Por exemplo, não entendo de medicina, então pode-se dizer que sou ignorante em medicina, portanto, também não tenho discernimento em medicina. Mas a medicina é acadêmica, é científica e embutida no paradigma cartesiano, assim, ela está nas camadas mais abaixo, enquanto as coisas do ESPÍRITO e da CONSCIÊNCIA tende a ir para as infinitas e ilimitadas camadas acima,

Quanto mais EGOísta, mais EGOcêntrico é o ser, mas limitado ele está num cago amor a si mesmo mesmo limitando-se no entendimento dassas camadas e seus segmentos. Quanto mais eleva a consciência através do amor – pois o amor em suas nuances tende sempre a estar acima, enquanto o conhecimento técnico puro e frio, tende a estar abaixo – mais amplia o discernimento consciencial em diversas camadas e segmentos.

Somos criaturas “SEGMENTADAS”,  entendemos umas poucas coisas em alguns mínimos segmentos lá mais ao alto e no restante estamos atolados na falta de discernimento nas camadas mais baixas.

Supondo-se 7 chacras, temos 7 portais de consciência, cada qual com virtudes e defeitos (não falo de talento ou competência técnica ou intelectual), tais virtudes são ampliações dos níveis de consciência e tais defeitos são limitações e reduções dos níveis de consciência.

Talvez tais talentos e defeitos conscienciais tenham a ver com a quantidade de pétalas dos chacras, talvez haja 7 talentos e 7 virtudes para cada chacra, eu não sei – hipótese de estudos – mas sinto que o caminho é por aí, e sei que de alguma forma os Vedas já escreveram e explicaram isso de algum jeito. Resta-nos aguardar algum pesquisador talentoso e paciente fazer tais propostas as futuras gerações ampliando o nível de discernimento consciencial coletivo.

Eu esto atolado no pântano das camadas mais baixas e meus vislumbres são meramente intelectuais e sem quaisquer sabedorias, cada um que se avalie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com