Original do G1 em 27/01/07 < http://g1.globo.com/platb/paulocoelho/2007/10/27/da-critica/> retirado em 29/03/22, da coluna de Paulo Coelho.
Não se assuste com que os outros comentam a seu respeito; o importante é ter consciência do que faz.
Ainda jovem, Beethoven resolveu escrever alguns improvisos sobre músicas de Pergolesi. Um crítico publicou uma página inteira num jornal, atacando ferozmente a música do compositor.
Ao lhe indagarem o que pensava do comentário, Beethoven disse: “não me preocupo. Se o trabalho for bom como penso, ele irá sobreviver ao jornalista e ao próprio jornal. Se algum dia se lembrarem deste ataque no futuro, será para usá-lo como um exemplo da imbecilidade dos críticos”.
Estava certíssimo, centenas de anos depois, a tal crítica foi lembrada num programa de rádio em São Paulo.
Uma outra resposta de Paulo Coelho a um jornalista, escrevo de memória, não achei a citação exatamente, foi:
Há os que fazem;
Há os que não fazem;
E há os que criticam.
Cursos e serviços – aproveite estes cursos e serviços para seu crescimento pessoal, consciencial e profissional. – Este é um texto de um autor, blog, site captado fora do Consciencial.Org e postado numa categoria específica chamada TERCEIROS, com as devidas referências, com endereço do autor e do URL da internet onde foi encontrado. Postamos textos que nos afinizamos que cremos agregar valor de conteúdo aos leitores, mas também fazemos contraponto de nós mesmos. Somos um site EDUCATIVO para CONSCIÊNCIA de uma nova era planetária e evitamos as tão em moda mistificações e mitificações da nova era ou new age. Abraços dos autores do Consciencial.Org – agradecemos sua visita e seus comentários. Ao comentar você concorda com nossos termos, assume e aceita receber nossos comunicados de ofertas, promoções e mensagens automaticamente. Se não concordar, não comente.