Franquia espiritualistas Formatações conscienciais

FRANQUIAS ESPIRITUALISTAS GRUPOS CONSCIENCIAIS INDUSTRIALIZADOS FORMATAÇÃO PENSÊNICA

Está cada vez mais comum a “industrialização” da espiritualidade. Grupos se organizam, como superiores e portadores da verdade. A lavagem cerebral se torna sutil, dissimulada, técnica e sofisticada. Fazem um marketing moderno, sites, cartazes e folders coloridos de primeira linha. Cobram caro, prometem a “salvação” com outros termos e neo-abordagens. Criam novos termos, cartilhas, e manuais. Procuram descaracterizar o indivíduo num megapacotão que patrulha[1] e cerceiam, dizendo o que é e o que não é verdade. As pessoas se tornam teóricas e arrogantes, como “papagaios” chiques, que repetem os termos que o staff cria, sem conseguirem pensar por si ou criar algo novo. Criam franquias que podem ser abertas em qualquer local seguindo uma cartilha rigorosa e sem liberdade.

Resumindo, há várias “igrejas” em vários níveis, passando a “sacolinha” de várias formas. A industrialização faz perder a qualidade, o amor e a humanidade.

[1] Patrulhamento ideológico. Testemunhei um caso em que uma professora do grupo estava preocupada ao usar uma gargantilha de pirâmide, com medo de ser chamada de mística pelos colegas arrogantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com