PODE A MEDIUNIDADE CAUSAR LOUCURA

PODE A MEDIUNIDADE CAUSAR LOUCURA?

Retirado de <https://espiritualismoeceticismo.wordpress.com/2015/03/21/pode-a-mediunidade-causar-loucura/> em 10/06/2018

Por Flávio Amaral e Tony D’Andréa – currículos ao final

Uma pergunta frequente que recebemos aqui no Con-Ciencia é se a mediunidade pode causar loucura. Em geral são mulheres preocupadas em ajudar ao próximo, mas que se sentem pressionadas a “trabalharem” a mediunidade sob o risco da “kundalini subir” e causar eventos psicóticos. A popularidade do livro “Emergência Espiritual” do psicólogo transpessoal Stanislav Grof no país paradoxalmente acentuou tais pressões nas espiritualistas brasileiras.

Antes de mais nada, queremos dizer: não se preocupem. No vídeo abaixo, o Flávio explica que mediunidade (trabalhada ou não trabalhada) não causa loucura nenhuma, muito pelo contrário. É preciso entender esta polêmica dentro da história complicada que relaciona psiquiatria e parapsicologia. Nesta trama, as mulheres foram objeto do controle cientifico e moral da sociedade patriarcal. Mas, ainda bem, isso está mudando.

Assista o vídeo produzido por Flávio Amaral para o curso de Parapsicologia e Psicologia Anomalística ministrado por professores da Universidade de Edimburgh.

Flávio Amaral é economista e professor de parapsicologia. Mestre em Administração de Empresas (Universidad Internacional Tres Fronteras). Pesquisa projeciologia e conscienciologia desde 1999, tendo sido professor, fundador e coordenador de instituições conscienciológicas até 2012. É co-autor de Inversão Existencial (Editares, 2011) e autor de Teáticas da Invexologia (2012), O que penso da Conscienciologia(2015) e Seitas e Grupos Manipuladores (2016).

Tony D’Andrea é antropólogo (PhD, University of Chicago), pesquisador de novas formas de espiritualidade. Morou no Brasil, Índia, EUA e Europa explorando o campo alternativo. Autor dos livros O Self Perfeito e a Nova Era (Loyola, 2000) e Global Nomads(Routlegde, 2009), além de artigos no Journal of Humanistic PsychologyCulture and Religion e Religião e Sociedade (varios disponíveis no Academia.edu). Membro de diversas associações cientificas internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.