Retirado de: <https://www.portalarcos.com.br/noticia/33584/autismo-na-visao-espirita>
Compreendemos que as doenças presentes em nosso corpo físico estão relacionadas a causas criadas por nós mesmos, nessa ou em outra existência. Os motivos que levam a estes adoecimentos estão muito ligados a ações, sentimentos e pensamentos negativos.
Com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) não é diferente, descrito como um:
distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e interação social, padrões de comportamento repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. (1)
Pesquisas relatam um aumento significativo do autismo desde os anos 2000, afetando na maioria das vezes, meninos. Apesar dos avanços significativos da medicina, ainda não é possível afirmar a verdadeira causa dessa condição. Atualmente, eles são classificados em três grupos, sendo eles:
Autismo Clássico: Aqui encontramos os casos mais graves. São crianças que não conseguem estabelecer contato visual, não usam a linguagem falada para se comunicar, não conseguem interagir socialmente, tendem a ter um comportamento mais isolado com movimentos repetitivos e aleatórios, com deficiência mental bastante acentuada, entendem tudo de forma literal, por isso não identificam metáforas e não conseguem interpretar ironias, piadas e etc. Requer cuidado mais intenso, com uma equipe multidisciplinar para conduzir seu tratamento, tanto para o melhor desenvolvimento do paciente, quanto para dar suporte aos cuidadores/família;
Autismo de Alto Desempenho ou Síndrome de Asperger: Possui as mesmas dificuldades de outros autistas, porém em grau bastante reduzido. Conseguem se comunicar verbalmente e são extremamente inteligentes em áreas de seu interesse, verdadeiros gênios. Ao passo que se seu nível de dificuldade de interação for menor, melhor será sua adaptação na sociedade;
Distúrbio Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação (DGD-SOE): Tem dificuldade de comunicação e socialização; no entanto, não tem sintomas suficientes para se enquadrar em nenhuma das categorias, o que dificulta ainda mais o diagnóstico. (2)
Já do ponto de vista espiritual, o autismo se trata de uma experiência para o espírito. Dessa maneira, a reencarnação, de acordo com o Dr. Caio Abujadi, pode ser apresentada de duas maneiras:
A primeira como uma expiação planejada acometida por culpa, onde o tratamento é divido em quatro etapas: tratamento espiritual, tratamento do processo obsessivo, tratamento das neuroses e quadro clínico e por último tratamento da personalidade e progresso moral.
E a segunda como reencarnação compulsória (quando o espírito rejeita a reencarnação), neste caso o espírito apresenta um quadro de severa dissociação socio afetiva, dificuldade na aceitação de qualquer proposta ambiente, maior severidade de quadro clínico, baixo teor de maturidade moral e dificuldade em aceitação das dores encarnatórias. (3)
Além desses dois citados acima, em casos reduzidos, temos também aquele grupo de espíritos que vem como missão, nas quais visam auxiliar a humanidade em seu progresso, auxiliando em pesquisas e descobertas e para “contribuir com seu DNA nas futuras gerações, pois essas mutações genéticas serão benéficas a longo prazo.” (4)
Neste sentido, entendemos que o autismo não é um castigo, porque não existe a lei de punição, mas um instrumento que proporcionará aprendizado através da lei de causa e efeito que convida o espírito ao ajuste da consciência ética fustigada pelo arrependimento ou remorso e desejosa de se pacificar. Destarte, os conflitos existenciais são convites para que o indivíduo possa desenvolver o propósito existencial, trabalhando em função da superação dos mesmos, pela conexão com as Leis Divinas e a disposição para desenvolver as virtudes essenciais, elevando o seu estado de consciência na vertical da Vida resultando em uma comunhão consigo mesmo em essência e com Deus. (5)
Ainda não foi encontrada pela ciência, a cura para o autismo, mas temos medicamentos e algumas terapias que auxiliam no tratamento. O ingresso e suporte em qualquer sistema religioso, também oferta terapias preciosas. No espiritismo, as casas espíritas dispõem de algumas dessas terapias, como as citadas por Divaldo Franco:
Passes, água fluidificada, evangelização infantil, desobsessão, conversação paciente e edificante, música suave e muita perseverança do amor, para que o mesmo se sinta aceito e confiante. (6)
Vale ressaltar que não é necessário buscar a real causa pela qual o espírito reencarnou com autismo, pois isso de nada importa. O importante é que os pais e/ou responsáveis por esse ser que retorna à vida corpórea nessa condição, olhem para seu filho(a) como um espírito em evolução, que precisa do auxílio e principalmente do exercício do amor em família, da compreensão e aceitação destes que foram escolhidos para trilhar juntos essa existência.
Que vocês pais, tenham a certeza e a confiança de que não trilham sozinhos essa jornada, pois o nosso Pai que é puro amor e bondade, jamais desampara a nenhum de nós. Sigam firmes e alegres, pois a Luz que vem do Alto os envolve sempre e a todo momento, e quando por algum motivo se sentirem desanimados, roguem ao Criador, a Jesus, aos benfeitores da luz, ao seu anjo guardião, a força e a coragem necessárias para seguirem em frente.
Deixo aqui algumas sugestões de leituras e palestras referentes ao tema abordado.
Livros:
* Autismo: uma Leitura Espiritual – Hermínio Corrêa de Miranda
* Autismo e Espiritismo: Acolhimento e terapêutica mentomagnética – Gustavo Henrique de Lucena
* A escova de dentes azul – Marcos Mion
* O cérebro autista: pensando através do espectro – Richard Panek e Temple Grandin
* Mundo Singular: entenda o autismo – Ana Beatriz Barbosa Silva
* O que me faz pular – Naoki Higashida
* Brilhante – Kristine Barnett
* Autismo: compreender e agir em família – Sally Rogers, Geraldine Dawson e Laurie Vismara
Palestras:
Autismo: Visão Espírita – Dr. Caio Abujadi
Rosie King: Como o autismo me libertou para ser eu mesma
Faith Jegede Cole: O que eu aprendi com meus irmãos autistas
Wendy Chung: Autismo – o que sabemos (e o que ainda não sabemos)
Andrew Solomon: Amar, não importa o que
Divaldo Franco – Filhos com Autismo
Autismos e Espiritualidade – Dr. Sérgio Thiesen
Luz e paz a todos!
Vanessa Rosa – (rosa.vanessaarcos@gmail.com)
Centro Espírita Bezerra de Menezes
Rua Olegário Rabelo, nº 455, Bairro Brasília, Arcos/MG
Reuniões Públicas às terças feiras às 20hs e às quintas feiras às 19:30hs.
Aos sábados: Evangelização infantil e Escola de pais às 09:30hs; às 17h Campanha do Quilo e às 18:30hs Mocidade espírita.
Leia mais em: https://www.portalarcos.com.br/noticia/33584/autismo-na-visao-espirita

Dalton é escritor, poeta, cronista, contista, jornalista do astral, médium e humorista incorrigível da consciência. Sente uma saudade imensa de seu planeta em Sírius B e está ansioso para ser “puxado” pelo planeta Chupão. Ele alega com bom humor: “Não quero ficar com os ‘evoluídos’.” Autor de dezenas de obras independentes, sendo 5 sobre informática, uma sobre autopublicação, humor, música, o resto sobre sobre espiritualidade e consciência, mas sem religião. Engenheiro Civil, pós-graduado em Educação em Valores Humanos (inspirado em Sathya Sai Baba) e Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia. E, como ele sempre diz: “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.”
Livros impressos – https://livros.consciencial.org
E-books – https://ebook.consciencial.org/
Cursos, áudios, meditações, práticas – https://cursos.consciencial.org
Seu livro publicado – https://seulivropublicado.com.br
Ao comentar em qualquer post, você concorda com nossos termos, assume e aceita receber nossos comunicados de ofertas, promoções e mensagens automaticamente. Se não concordar, não comente, respeitamos a LGPD. ***
Sou Dalton Campos Roque, um autor singular no cenário contemporâneo da literatura espiritualista brasileira. Com uma produção prolífica e refinada, reúno mais de três dezenas de obras publicadas de maneira completamente independente, sem recorrer a editoras comerciais, demonstrando domínio integral sobre todos os processos editoriais: da escrita à diagramação, da capa à ficha catalográfica, do ISBN ao marketing. Cada título que crio carrega a marca da minha autenticidade, dedicação e compromisso com a elevação consciencial do leitor.
Sou engenheiro de formação e escritor por vocação, e transito com maestria entre o rigor técnico e a liberdade poética da alma. Meu estilo é direto, sem rodeios, porém profundo, articulando com clareza conceitos complexos de espiritualidade, filosofia, física teórica e consciência, sempre com viés universalista e linguagem acessível, sem ceder à superficialidade ou ao sensacionalismo.
Dotado de sólida bagagem espiritualista e parapsíquica, vivenciei intensamente os bastidores da mediunidade, da apometria, da bioenergia, da projeção da consciência e da cosmoética, tornando-me uma referência singular no que denomino paradigma consciencial. Meus textos, ainda que muitas vezes escritos em tom de crônica, conto ou sátira, jamais se afastam de uma ética elevada, de uma busca sincera pela verdade e de uma missão clara: esclarecer, despertar e provocar a reflexão interior.