Ciência - Teoria da Terra Plana - ALGORITMO DO YOUTUBE - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL OU BURRICE ARTIFICIAL

A MORTE DA EXPERTISE

O direito constitucional de ser burro com orgulho.

Os terraplanistas hoje são mais de 1% da população mundial. Parece pouco? Isso equivale a aproximadamente 70 milhões de pessoas! E só no Brasil, a estatística chegou na média de 15 milhões de pessoas! Chocante né? Mais de 15 milhões de brasileiros acreditam na Terra Plana em 2022.  E (pasmem), não parou por aí, porque existiu no Senado Federal um tentativa chamada “Idéia Legislativa”, ou seja, “Reconhecer o Terraplanismo como um movimento cultural, com direitos garantidos.” (e-Cidadania). Links no final.
“Surpreendentemente, embora existam montanhas de provas, a discussão em torno da ideia de uma “Terra plana” não tem muito a ver com evidências
As pessoas que acreditam que a Terra é plana não estão chegando a essa conclusão a partir dos mesmos tipos de observações que o método científico propõe. Em vez disso, eles acreditam que todos nós estamos sendo enganados e que os cientistas querem que você acredite que a Terra é redonda, apesar de ser plana
Então a pergunta não é “Por que as pessoas acreditam em uma Terra plana?” mas sim “Por que as pessoas acreditam em uma conspiração?” E a resposta é a mesma razão de sempre: falta de confiança
Muitas pessoas não confiam na sociedade ao seu redor, principalmente nos representantes dessa sociedade. Essa confiança muitas vezes cai ainda mais quando se trata de representantes da elite dessa sociedade, que inclui funcionários do governo, membros academicos e cientistas
Ao afirmar que a Terra é plana, as pessoas estão realmente expressando uma profunda desconfiança dos cientistas e da própria ciência”.

Resumindo, a possibilidade de que a motivação de terraplanistas não seja apenas a de provar teorias foi explorada pelo documentário “Behind The Curve”, da Netflix. O filme retrata a vida de quase celebridade de alguns líderes do movimento, como Mark Sargent, e suas conexões com outras crenças anticientíficas.
O número brasileiro, porém, está em linha com uma pesquisa feita no ano passado nos EUA, onde o movimento terraplanista ganhou impulso nos últimos anos. Apesar de a diferença de metodologia dificultar comparações, essa outra pesquisa, feita pela consultoria YouGov, concluiu que 2% dos americanos creem na Terra plana e 5% têm dúvidas sobre a esfericidade do planeta. Jovens abaixo de 25 anos eram duas vezes mais inclinados ao terraplanismo.
Uma outra questão que pode ajudar a interpretar esses fenômenos é a contraposição entre conhecimento científico e fé. Nessa questão, pede-se para o respondente dizer se concorda ou discorda (numa escala de 1 a 4 que vai da concordância completa à completa discordância) da afirmação de que “quando ciência e religião entram em conflito, a religião está sempre certa”. No mundo, 48% concordam com essa afirmativa, contra 43% que discordam (9% não responderam, um percentual bem maior do que nas outras questões).
Tom Nichols, publicou um livro chamado “a morte da expertise”. A tese defendida por ele é que tem crescido a descrença do cidadão comum no conhecimento técnico e científico estabelecido e, mais do que isso, tem crescido um movimento de rejeição ao conhecimento.
Enfim, a ideia de terra plana é um exemplo extremo de insciência. Existem outros não tão exagerados mas também muito distantes do conhecimento científico estabelecido.
A dúvida sobre o fenômeno do aquecimento global, contra todas as evidências científicas existentes é um outro exemplo crítico, assim como o movimento anti-vacinas.

Fontes: Espaço Profundo, Folha, Senado Federal, Congresso em Foco e Bio Educação para Biólogos (Bio Educação Digital), Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade e, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com