FILMES E DOCUMENTÁRIOS PARA QUEM QUER CONHECER E ENTENDER O AUTISMO

FILMES E DOCUMENTÁRIOS PARA QUEM QUER CONHECER E ENTENDER O AUTISMO

Filmes

1. O Farol das Orcas (2016)

Baseado em fatos reais, acompanha a história de Beto Bubas, um biólogo marinho que estuda orcas na Patagônia. Quando Tristan, um menino autista, e sua mãe chegam à sua casa, Beto se vê desafiado a ajudá-lo a se comunicar através do contato com as orcas. Uma jornada emocionante que explora a conexão entre humanos e animais, a superação de limites e o poder da natureza.

2. Um Elo de Amor (2015)

Jimmy, um jovem com autismo, enfrenta traumas e medos. Incentivado por seu avô e madrasta, ele busca superar suas dificuldades. O filme retrata a vida de pessoas com autismo e seus desafios, mostrando a importância da família, da amizade e da perseverança.

3. Tão Forte e Tão Perto (2011)

Após a morte de seu pai no 11 de setembro, Oskar, um menino com Síndrome de Asperger, encontra uma chave misteriosa. Em busca de respostas, ele embarca em uma jornada pela cidade de Nova York. Uma história comovente sobre perda, luto e a busca por significado.

4. My Name is Khan (2010)

Khan, um homem com Síndrome de Asperger, é acusado de terrorismo após o 11 de setembro. Lutando para provar sua inocência, ele enfrenta preconceitos e desafios. O filme explora os impactos do autismo na vida social e profissional, além de promover a tolerância e o respeito às diferenças.

5. No Espaço Não Existem Sentimentos (2010)

Sam, um jovem com Síndrome de Asperger, decide ajudar seu irmão Simon a encontrar o amor. Através de suas interações peculiares e engraçadas, Sam questiona as normas sociais e explora o que realmente importa em um relacionamento.

6. Temple Grandin (2010)

Baseado em fatos reais, o filme narra a história de Temple Grandin, uma mulher com autismo que se tornou uma renomada especialista em comportamento animal. Sua visão singular e suas contribuições para a indústria pecuária são exploradas, mostrando o potencial de pessoas com autismo.

7. Adam (2009)

Adam, um jovem com Síndrome de Asperger, forma uma amizade inesperada com Beth, sua nova vizinha. Através dessa relação, Adam aprende a lidar com suas dificuldades sociais e desenvolve sua capacidade de amar e ser amado.

8. Sei que Vou te Amar (2008)

Thomas, um adolescente com um irmão autista, se apaixona por Jackie. Ao mesmo tempo, precisa lidar com as responsabilidades de cuidar de seu irmão e com a pressão da faculdade. O filme explora os desafios da vida familiar com um membro autista e a força do amor e da perseverança.

9. Um Certo Olhar (2007)

Alex, um ex-presidiário, conhece Linda, uma mulher com autismo, enquanto viaja para o Canadá. Ao ajudá-la a lidar com a morte de sua mãe, Alex aprende sobre a vida com autismo e desenvolve uma profunda amizade com Linda.

10. O Nome Dela é Sabine (2007)

Um documentário que acompanha a vida de Sabine, uma mulher com autismo, desde sua infância até a vida adulta. O filme explora os desafios e as conquistas de Sabine, mostrando a importância da família e do apoio social para pessoas com autismo.

11. Um Amigo Inesperado (2006)

Kyle, um menino com autismo, encontra um amigo em Thomas, um cachorro labrador. Juntos, eles aprendem a lidar com seus medos e dificuldades e a superar as barreiras da comunicação. Uma história comovente sobre amizade, esperança e superação.

12. Uma Família Especial (2005)

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Jacqui Jackson, mãe de sete filhos, quatro dos quais são autistas. Sua luta para criar seus filhos e dar a eles uma vida normal é retratada de forma inspiradora, mostrando a força do amor materno e da perseverança.

13. Loucos de Amor (2005)

Donald e Isabelle, ambos com Síndrome de Asperger, se apaixonam em um grupo de apoio para pessoas com autismo. O filme explora as nuances dos relacionamentos amorosos entre pessoas com autismo, mostrando os desafios e as alegrias de encontrar o amor.

14. Missão Especial (2004)

Baseado em fatos reais, Corinne, mãe de gêmeos auistas, luta para garantir que eles tenham acesso a uma educação adequada e possam viver uma vida plena. O filme aborda a importância da intervenção precoce e da luta pelos direitos das pessoas com autismo.

15. Meu Nome é Rádio (2003)

Baseado em fatos reais, Rádio, um jovem com autismo, é acolhido pelo treinador do time de futebol americano de sua cidade. Através do esporte e da amizade, Rádio conquista a comunidade e mostra o valor da inclusão. Uma história inspiradora sobre aceitação, superação e o poder do esporte.

16. Uma Lição de Amor (2002)

Sam, um homem com autismo, cria sua filha Lucy com a ajuda de seus amigos. Quando Lucy começa a ultrapassar intelectualmente o pai, Sam enfrenta uma batalha judicial para mantê-la sob sua guarda. O filme explora os desafios da paternidade para pessoas com autismo e o poder do amor incondicional.

17. Experimentando a Vida (1999)

Molly, uma mulher com autismo, passa por uma cirurgia experimental que melhora sua capacidade cognitiva. O filme aborda as questões do autismo em adultos e as mudanças que podem ocorrer na vida de uma pessoa após intervenções terapêuticas.

18. Gilbert Grape: Aprendiz de um Sonhador (1993)

Gilbert é um jovem que cuida da mãe e do irmão Arnie, que é autista. O filme retrata a vida familiar com um membro autista, mostrando os desafios e a força do amor fraternal.

19. O Enigma das Cartas (1993)

Quando sua filha autista, Sally, sofre um colapso emocional após a morte do pai, Ruth recorre a um especialista em autismo e a métodos não convencionais para ajudá-la. O filme explora as diferentes abordagens terapêuticas para o autismo e a importância de respeitar a individualidade de cada pessoa.

20. Rain Man (1988)

Charlie, um homem egocêntrico, descobre que tem um irmão mais velho autista, Raymond. Através de uma viagem forçada, Charlie aprende sobre o autismo, a importância da família e o valor da compaixão. Um clássico do cinema que continua a levantar discussões sobre autismo e inclusão social.

21. Son-Rise: Meu Filho, Meu Mundo (1979)

Baseado em fatos reais, o filme narra a história de um casal que desenvolve um método terapêutico intuitivo para se conectar com seu filho autista. Apesar da controvérsia sobre a cura do autismo, o filme inspira reflexões sobre a importância do amor, da aceitação e da busca por conexão com pessoas com autismo.


Documentários

1. Autism in Love (2015)

Dirigido por Matt Fuller, este documentário apresenta histórias de amor e relacionamentos de pessoas autistas, explorando os desafios e as alegrias que enfrentam ao buscar conexões emocionais e românticas.

2. Delicadeza é Azul (2021)

Um retrato íntimo da vida de um jovem com autismo que busca seu lugar no mundo.

3. Em Busca de um Sentido (2012)

Um psiquiatra que foi preso em um campo de concentração nazista usa sua experiência para ajudar pessoas com autismo.

4. Longe da Árvore (2017)

Um documentário que explora as diferentes formas de ser autista através da história de três famílias.

5. Life, Animated (2016)

Dirigido por Roger Ross Williams, este documentário acompanha a jornada de Owen Suskind, um jovem autista, enquanto ele encontra uma forma de se comunicar e compreender o mundo através dos filmes da Disney.

6. Music by Prudence (2010)

A história real de Prudence, uma jovem com autismo que descobre seu talento musical.

7. O Mundo de Theo (2018)

Um documentário que acompanha a vida de um menino com autismo e sua família.

8. Sounding the Alarm (2013)

Um documentário que explora os desafios e as conquistas de pessoas com autismo.

9. Temple Grandin (2010)

Embora seja um filme biográfico, “Temple Grandin” oferece uma visão única sobre a vida da renomada cientista e autista Temple Grandin. O filme retrata sua infância, lutas e triunfos, destacando suas contribuições significativas para o entendimento do autismo e para a indústria pecuária.

10. The Reason I Jump (2020)

Um documentário que explora o mundo interior de um jovem com autismo.

11. Unlocking Autism (2013)

Um documentário que explora as diferentes formas de comunicação de pessoas com autismo.

NOTA: Esta lista oferece uma ampla variedade de filmes e documentários que retratam o autismo de diferentes formas. É importante ressaltar que o autismo é um espectro amplo, e as experiências das pessoas autistas são únicas. Ao assistir a esses filmes, o objetivo é ganhar uma compreensão mais profunda do autismo e apreciar a diversidade humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com