MERCENÁRIOS ESPIRITUAIS

MERCENÁRIOS ESPIRITUAIS

Com o advento da Nova Onda, Nova Era ou New Age, estão surgindo cada vez mais conhecimentos, abordagens e terapias alternativas. Descontando que tudo isso é processo natural da evolução da consciência humana, instalou-se um processo mercantil promissor, abrindo perspectivas para novos mercados nunca dantes navegados.

Antes havia o médico[1], o advogado, o vendedor e o engenheiro mercenários, os profissionais de toda ordem que pensam em dinheiro, somente em dinheiro, deixando o ser humano em segundo plano ou, quando pouco, desprezando-o totalmente.

Agora, temos novos tipos de mercenários, os “espiritualistas” ou, em verdade, falsos espiritualistas. Bem, é certo dizer que o materialismo egoísta existe em todas as áreas e independe do meio ou da época, mas espiritualista materialista é uma contradição.

Existe muita coisa boa, pessoas, profissionais, trabalhadores dentro e fora da área consciencial, mas temos de questionar com lucidez e ponderação, a fim de nos resguardarmos. Novas modas, manias, enfeites e penduricalhos são comércios naturais, onde não há contraindicação nenhuma, onde cada um consome o que e se quiser.

O maior cuidado deve ser tomado na área do conhecimento, dos cursos e de seus valores. Existem cursos dados por pessoas despreparadas, que estão ensinando bobagens e cobrando caro. São falsos espiritualistas. É muito difícil saber dizer, conceituar o que é certo ou errado, bom ou mal – cabe ao discernimento de cada um distinguir e definir.

O ideal é que o curso tenha conteúdo dado por pessoa preparada, cujo modo de vida seja condizente com que prega. O mais correto é cobrar pelo preço justo: elitizar o conhecimento (esoterismo financeiro) é fechá-lo e limitá-lo, restringindo o acesso somente a poucos privilegiados. Cuidado! Existem grupos que só têm cifrão nos olhos.

No contexto ocidental da atualidade, de democracia e pluralismo, esconder o conhecimento significa criar karma negativo. Existem muitos cursos com diversos nomes, tais como: “residencial de não sei o quê”, “imersão em não sei o quê” ou “retiro de não sei o quê” – onde estão incluídos hospedagens, hotéis, alimentação e palestras.

Cuidado com esses cursos! Muitas vezes, a hospedagem é só uma desculpa para ganhar dinheiro e não há necessidade nenhuma disso, embora, em outras ocasiões, de fato haja. É claro, os argumentos são muitos. “Podem ser as energias” ou pode ser o lucro. Em minha modesta opinião, se uma instituição limita o conhecimento e se limita ao fator financeiro, ela é mercenária e existem muitas franquias conscienciais presentes.

Acredito nos filtros naturais das limitações humanas (como o nível intelectual, assistencial, parapsíquico, mediúnico, projetivo, cultural e paragenético[2]). O que não for um filtro natural, limitação cármica do ser, é filtro financeiro. Quem é mais abastado, não é mais evoluído consciencialmente. Aliás, geralmente é ao contrário: a arrogância, o orgulho, a vaidade e o egoísmo são bem mais comuns nos abastados.

Que o amor persevere na consciência dos homens e mulheres.

Paz e Luz!

[1] Refere-se apenas aos mercenários, por favor exclua os bons.

[2] Paragenético concerne à bagagem do espírito, síntese dos aspectos positivos e negativos de sua memória eterna e multimilenar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com