GOTAS DE SABER CONSCIENCIAL

ESPÍRITAS CATÓLICOS

Acho engraçado como tantos espíritas praticantes, abnegados e operosos, ainda insistem em casar na igreja católica e praticar todos os seus sacramentos como batismo, primeira comunhão, extrema unção, etc. A dependência, a insegurança e também o medo das críticas sociais ainda é muito grande.

Temos que nos desvincular destes grilhões conscienciais[1]. Sem falar que ainda há muitos espíritas acendendo vela, fazendo sinal da cruz e outros rituais dogmáticos realmente dispensáveis. Estes “espíritas” criaram um neocatolicismo mediúnico reencarnacionista.

Mas minha conclusão é que no fim, nada disso importa. Serve apenas para chamar a atenção destes que tanto criticam aos outros e não olham para si mesmos. Faz-se ritual, se acende vela, se faz o sinal da cruz pouco importa. Se indivíduo é ético, honesto, não julga os outros e providencia sua reforma íntima, está bom demais.

[1] Grilhões conscienciais: em analogia aos ferros que se prendiam os escravos – chamados grilhões – há também grilhões conscienciais, que prendem a pessoa em ideias mesquinhas, tacanhas, pequenas, egoístas, etc. Isto acontece em muitos grupos que utilizam estes mecanismos para manipular os incautos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.