VOCÊ VÊ O MUNDO COM OS OLHOS DE SEUS SENTIMENTOS

VOCÊ VÊ O MUNDO COM OS OLHOS DE SEUS SENTIMENTOS

Não é texto poético, é uma questão psicológica, uma visão prática de todos nós, não há exceções, serve para mim também. Temos uma parte mais racional – mental e emoções que geralmente são traduzidas como sentimentos. Eu costumo separar sentimentos e e emoções, onde a primeira é mais elevada, superior, sutil, mais elevada, e a segunda mais densa, mais baixa, menos evoluída, são as paixões, os apegos, compreende?

Mas nessa faixa que leva desde o baixo patamar das emoções até aos elevados sentimentos, a análise serve do mesmo jeito, elas moldam nossas vidas. Me parece que esses “agentes” se comunicam melhor e mais profundamente com nossos inconscientes dando vazão compulsiva ao que somos de fato, por dentro, sem conseguir nos escondermos ou mesmo mascararmos isso.

RAZÃO X EMOÇÃO

É complicado e simples ao mesmo tempo, nosso corpo mental, a parte racional ainda é insípida e muito limitada, e assim, ficamos a mercê de nossas emoções, que não encontrando uma força moduladora contrária ou um filtro equilibrador como contra partida, acabam nos dominando.

Nosso inconsciente é 99% de nós e nossas vidas e nos comanda e domina de forma compulsória e esmagadora. Nós temos a ilusão que estamos lúcidos, “acordamos”, donos da situação e de posse de pleno livre arbítrio, mas não é verdade.

Nós vemos, sentimos e vivenciamos a vida com os olhos de nossos sentimentos!

Já aconteceu de você tomar uma atitude emocionada e depois se arrepender?

Saiba que isso é bem mais forte em algumas pessoas que as vezes se torna um transtorno.

Nós temos na vida uma mísera educação intelectual e nada de educação emocional, e sendo adultos ou não, nosso comportamento é extremamente infantil devido a nossas emoções “mal-criadas”, descontroladas e egóicas nos limites extremos das distorções humanas e psíquicas.

E tentar consertar isso depois de mais velhos é um problema muito grande. Não há receita, temos que procurar terapias diversas até acertar com alguma que nos afinizamos, temos que meditar, que fazer relaxamento e técnicas respiratórias, temos que aprender a lidar com as perdas, as derrotas e as frustrações inevitáveis na vida, temos que tentar homeopatia e os florais, inclusive a fitoenergética também. E creio que temos que orar muito e sermos humildes para assumir e tentar melhorar.

Eu estou lutando intensamente neste caminho, espero que você tenha mais resultado do que eu, abraços na alma!

 


Dalton Campos Roque
Engenheiro por destino, editor por teimosia, escritor por vocação, poeta por emoção, pesquisador da consciência por dharma, em busca de redenção.

Autor de dezenas de obras independentes — cinco sobre informática, uma sobre autopublicação e o restante sobre espiritualidade e consciência, sem religião.

Engenheiro Civil, pós-graduado em Educação em Valores Humanos (Sathya Sai Baba) e em Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia. “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.”

E um lembrete: todo texto, crítica ou alerta que escrevo serve, antes de tudo, para mim mesmo.

Ao comentar, você aceita nossos comunicados e ofertas conforme a LGPD. Se não concordar, não comente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.