Inconsciente coletivo

« Back to Glossary Index

Inconsciente, segundo a psicologia, é o conjunto de processos e fatos psíquicos que atuam sobre a conduta do indivíduo, mas escapam ao âmbito da consciência e não podem a esta ser trazidos por nenhum esforço da vontade ou da memória, aflorando, entretanto, nos sonhos, nos atos falhos, nos estados neuróticos ou psicóticos, isto é, quando a consciência não está vigilante.

É a parte do inconsciente individual que procede da experiência ancestral e transparece em certos símbolos encontrados nas lendas e mitologias antigas, constituindo os arquétipos. É o mais poderoso e influente sistema da psique. Parece ser o depósito de traços de memória herdados do passado ancestral do homem. É parte importante do desenvolvimento psíquico evolutivo do homem que se acumulou em consequência de experiências repetidas durante várias gerações. É aparentemente universal, todos os seres humanos têm, mais ou menos, o mesmo inconsciente coletivo. Sobre ele estão erigidos o ego, o inconsciente pessoal e todas as outras aquisições individuais.

Concluímos que Inconsciente Coletivo é o mesmo que um Karma Coletivo Planetário, que molda tendências coletivas maiores e menores (gruposkarmas).

« Voltar ao índice do glossário
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com