SUGESTÃO PARA MELHORAR A NÓS RELIGIOSOS

SUGESTÃO PARA MELHORAR A NÓS “RELIGIOSOS”

Talvez seja mais bem colocado o tema: sugestões para quem deseja ser um bom religioso, seja qual for sua opção evolutiva, mas utilizei este título como uma isca de interesse.

  • Conduta acima da doutrina;
  • Conduta e moral acima dos rituais;
  • Quando se supera o meio, mesmo sem perfeição, se atinge ou se aproxima do fim;
  • A religião ou meio, é o instrumento da consciência para acessar a religiosidade (espiritualidade) interior, seja ela qual for;
  • As características, talentos, defeitos, egos e tendências do indivíduo não agravam nem atenuam sua religiosidade (espiritualidade), esta depende apenas das boas intenções profundas, legítimas e sinceras da alma;
  • A fé e a devoção, muitas vezes são consideradas “veículos” primários no caminho da evolução, mas são catalisadores de um processo maior – sem pejorativo, com respeito, com cuidado colocamos, conceituamos que a evolução inicia num ponto / definição relativa “fé primária” e evolui para uma “fé transcendente” – chame do que quiser, defina e conceitue de seu jeito.

Se a primeira é dogmática, limitada, institucionalizada, estereotipada, moldada, a segunda é mais intrinsecamente intuitiva, ampla, irrestrita, intelectualizada, omniquestionadora, racional, universalista, holística, integral e mais transcendente na qualidade de sua sintonia filosófica, conceitual, metafísica e consciencial.

Todos possuem alguma “fé”, acreditam em alguém, algo, sistema, meio, alguma coisa, seja uma ideia, hipótese, teoria, definição, conceito, pessoa, axioma, autor, professor, etc.

Temos que pensar:

  • As religiões e sistemas se modificam com o tempo – gerações;
  • Sincretismo incondicional dos brasileiros;
  • Onde se diz ou está escrito que o sincretismo é errado ou proibido?
  • A linha de pensamento mais pura ou dona da verdade não existe – tudo é meio, nada é fim, tudo é caminho, nada é completo;
  • Quanto maior a necessidade do religiosos personificar o seu Deus ou valorizar seu Mestre mais próximo está da “fé primária”.

Eu nem direi que este rascunho de ideias escrito é minha opinião, pois não é! Minha perspectiva é tão plástica e moldável que no momento seguinte poderei aceitar algo mais e modelar novamente esta “massa” de conceitos espiritualistas. Eu estou em constante mudança, e você?

Eu sou Dalton Campos Roque – www.consciencial.org

religião, religiosos, doutrina, espíritas, espiritismo, espiritismo ortodoxo, espiritismo kardecista, kardecismo, mesa branca, conscienciólogos, conscienciologia,


Dalton Campos Roque
Engenheiro por destino, editor por teimosia, escritor por vocação, poeta por emoção, pesquisador da consciência por dharma, em busca de redenção.

Autor de dezenas de obras independentes — cinco sobre informática, uma sobre autopublicação e o restante sobre espiritualidade e consciência, sem religião.

Engenheiro Civil, pós-graduado em Educação em Valores Humanos (Sathya Sai Baba) e em Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia. “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.”

E um lembrete: todo texto, crítica ou alerta que escrevo serve, antes de tudo, para mim mesmo.

Ao comentar, você aceita nossos comunicados e ofertas conforme a LGPD. Se não concordar, não comente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.