WALDO VIEIRA E A CONSCIENCIOLOGIA

700 REFUTAÇÕES A CONSCIENCIOLOGIA – PARTE 2

A Conscienciologia apresenta muitos princípios com certos crenças religiosas. Abaixo estão alguns exemplos de semelhanças entre a Conscienciologia e tais fundamentos religiosos:

1. Crença em uma realidade além do mundo físico: Assim como nas religiões, a Conscienciologia acredita na existência de realidades não físicas e na continuidade da consciência após a morte.

2. Conceito de evolução espiritual: Tanto a Conscienciologia quanto as religiões têm a noção de que a consciência pode evoluir e progredir espiritualmente ao longo de múltiplas vidas ou estágios.

3. Crença em uma consciência superior ou divindade: Os praticantes da Conscienciologia acreditam em uma consciência superior ou divindade que transcende o indivíduo e governa o universo.

4. Enfoque na autorresponsabilidade: A Conscienciologia e algumas religiões enfatizam a importância da autorresponsabilidade ou reforma íntima, na busca pelo autoconhecimento e da responsabilidade cármica pelas próprias ações.

5. Ênfase no propósito e sentido da vida: Tanto a Conscienciologia quanto as religiões exploram questões relacionadas ao propósito e sentido da vida (programação existencialproéxis), buscando compreender a existência além das experiências físicas.

6. Noções de carma ou lei de causa e efeito: Algumas correntes da Conscienciologia compartilham com algumas religiões a ideia de que as ações individuais têm consequências, seja na atual vida ou em vidas futuras.

7. Busca pela transcendência: Tanto a Conscienciologia quanto algumas religiões incentivam a busca pela transcendência dos limites e condicionamentos humanos, com o objetivo de alcançar uma consciência expandida.

8. Conceito de interconexão: A Conscienciologia, assim como algumas religiões, enfatiza a interconexão de todas as formas de vida e a importância de agir com compaixão (maxifraternidade) e em harmonia com o todo.

9. Enfoque na ética e moralidade: Tanto a Conscienciologia quanto as religiões destacam a importância de viver de acordo com princípios éticos e morais (cosmoética), buscando a evolução e a transformação pessoal.

10. Possibilidade de contato com seres espirituais: Assim como em algumas religiões, a Conscienciologia acredita na possibilidade de entrar em contato com seres espirituais, guias ou mentores (mediunidade, parapsiquismo e experiência fora do corpo).

11. Prática da autopesquisa: A Conscienciologia incentiva a autopesquisa, o exame e a reflexão sobre si mesmo, semelhante à prática de autoanálise e introspecção encontrada em algumas religiões.

12. Busca pela paz interior e felicidade duradoura: Tanto a Conscienciologia quanto as religiões têm como objetivo final a busca pela paz interior e a conquista de uma felicidade duradoura, muitas vezes alcançada por meio do desenvolvimento espiritual (completismo existencial evitando a melancolia intrafísica – depressão).

13. Valorização da intuição e da sabedoria interior: A Conscienciologia reconhece a importância da intuição e da sabedoria interior como fontes de orientação espiritual (parapsiquismo e leituras bioenergética – psicometrias e afins), assim como algumas religiões enfatizam a conexão com a voz divina interna.

14. Prática da autotransformação e renovação: Tanto a Conscienciologia quanto algumas religiões enfatizam a necessidade de transformação pessoal (evolução da consciência), renovação do ser e liberação de padrões limitantes para alcançar um estado mais elevado de consciência.

15. Valorização da virtude e do desenvolvimento de qualidades positivas: A Conscienciologia, assim como as religiões, enfatiza a importância de cultivar virtudes e desenvolver qualidades positivas (traços fortes – trafares), como compaixão, amor altruísta, paciência e generosidade (maxifraternidade).

16. Crença na existência de planos ou dimensões espirituais: Tanto a Conscienciologia quanto algumas religiões compartilham a crença na existência de planos ou dimensões espirituais além do mundo material (comunidades extrafísicas – comunex).

17. Prática da autocorreção e autoaperfeiçoamento: A Conscienciologia e algumas religiões promovem a prática da autocorreção contínua e do autoaperfeiçoamento como um caminho para a evolução espiritual (evolução da consciência através do estudo – mentalsomacorpo mental).

18. Enfoque na união com o divino ou a consciência universal: Tanto a Conscienciologia quanto as religiões buscam uma união com o divino (rapport com os Serenões), a consciência universal ou uma realidade transcendental, em busca de uma maior conexão espiritual e realização pessoal.

Essas semelhanças não significam que a Conscienciologia seja uma religião, mas sim que contém os mesmos elementos e conceitos encontrados em algumas tradições religiosas. A Conscienciologia é um campo de estudo que propõe uma abordagem científica e multidisciplinar da consciência, enquanto as religiões são sistemas de crenças e práticas espirituais mais abrangentes.

NOTA: É bom deixar claro que o que escrevi foi baseado em anos de experiência pessoal dentro do movimento da Projeciologia e Conscienciologia desde 1990 no Rio de Janeiro, e depois, como um dos pioneiros em Foz do Iguaçu, PR. Há grupos e grupos, há exceções maiores e menores, mas não são a posição oficial da Conscienciologia como instituição. Enquanto, a pedra angular e base oficial do movimento como um todo, não for corrigida, ou seja, a obra de Waldo Vieira, 700 Experimentos da Conscienciologia, não for corrigida em seus excessos e dogmas, minha refutação cosmoética continuará válida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com