SEMEANDO E COLHENDO ação e reação carma karma dharma

21 QUESTÕES BÁSICAS E IMPORTANTES QUE TODO ESPIRITUALISTA DEVERIA SABER

Respondo essas 21 questões de forma rápida, didática e objetiva. Ainda posto links em cada uma para quem quiser se aprofundar.

  1. Pode-se morrer antes da hora? O tempo de vida é pré-fixado?
  2. O que é corpo astral? O que é perispírito?
  3. O que é duplo etérico?
  4. O que são TELAS ETÉRICAS?
  5. O que é programação existencial?
  6. Existe mesmo livre arbítrio?
  7. Quando desencarnar serei julgado?
  8. Quando reencarno, qual será minha nova experiência?
  9. Quanto tempo fica-se numa colônia espiritual antes de reencarnar de novo?
  10. O que é colônia espiritual?
  11. Onde ficam essas colônias espirituais? Na 4ª ou 5ª dimensão?
  12. E o umbral não é mais denso que a matéria?
  13. O que é carma e o que não é o carma?
  14. Existe carma bom?
  15. O que é dharma?
  16. Existe dharma ruim?
  17. Como transformar o karma em dharma?
  18. O espiritismo não aprecia o termo AÇÃO E REAÇÃO e prefere o termo CAUSA E EFEITO, por quê?
  19. O que é “consciência”?
  20. Qual a diferença entre espírito e espírito puro?
  21. O que são chacras? Como limpá-los e alinhá-los?

Introdução rápida

Eu sempre escrevi de forma muito profunda e exageradamente técnica, sempre ignorei o leitor mais leigo, que precisa de textos mais didáticos, menores, mais objetivos e mais simples. Então de hoje em diante vou escrever mais desta forma nos textos de meu site e nos próximos livros para quem se interessar. Essas informações podem ser mais amplamente estudadas em textos abertos e grátis no site www.consciencial.org.  Abraços do “Tio Dalton”.


  1. Pode-se morrer antes da hora? O tempo de vida é pré-fixado?

O tempo ou prazo de vida de uma encarnação é previamente calculada pelos Engenheiros Siderais para atender as experiências de vida programadas para o aprendizado daquela alma. Evidente é, que há um relativismo neste prazo. Não existe um dia ou hora exatos para o desencarne, mas sim uma época, um período em que a bateria energética está se esgotando e seu prazo varia conforme o modo de vida (abusos ou moderações) do reencarnante.

Leia mais sobre este tópico em:  Ninguém morre antes da hora. Será?

https://consciencial.org/apometria-espiritismo/ninguem-morre-antes-da-hora-sera/


  1. O que é corpo astral? O que é perispírito?

O corpo astral normalmente se apresenta como uma duplicata do corpo físico, mas como é plástico, poderá variar. Pode parecer mais velho, e mais raramente, mais jovem, ou até com aparência de alguma reencarnação anterior mais marcante. Ao perder o corpo físico, ou seja, ao desencarnar, nos apresentamos com o CORPO ASTRAL, que no espiritismo é chamado de PERISPÍRITO. O espírito André Luiz chamou o corpo astral de PSICOSSOMA no livro Evolução em dois Mundos (psicografado por Chico Xavier e Waldo Vieira), que significa CORPO EMOCIONAL ou corpo das emoções. Todos os termos estão corretos, temos então os sinônimos, entre muitos outros: corpo astral, corpo emocional, psicossoma, perispírito, etc.

Leia mais sobre este tópico em: Psicossoma o corpo astral

https://consciencial.org/viagemastral/psicossoma-o-corpo-astral/


  1. O que é duplo etérico?

O duplo etérico não é um corpo, é uma espécie de “cola” que une o corpo astral ao corpo físico. Ele funciona também como uma espécie de bateria (mais correto chamar de carga bioenergética) que estabelece um prazo no tempo de reencarnação, conforme comentado na pergunta número 1. Assim, o duplo etérico, também chamado de energossoma ou corpo vital, contém nossos chacras (são entre 350.000 e 100.000 chacras por estimativas, apenas 7 são os principais e maiores) e em seu limiar, o duplo etérico, possui também as telas etéricas.

Leia mais sobre este tópico em: O duplo etérico

https://consciencial.org/apometria-espiritismo/duplo-eterico-duplo-vital-holochacra-energossoma/


  1. O que são TELAS ETÉRICAS?

Normalmente os espiritualistas entendem que as Telas Etéricas funcionam como filtros de energia que atuam em nossas percepções e paranormalidade, mas em verdade é muito mais do que isso. Nas programações existenciais mais elaboradas (evoluídas) elas funcionam como “válvulas” sofisticadas que podem ser comparadas até mesmo com as memórias do tipo ROM de computadores, que possuem códigos pré-programados para missão de vida (dharma) do tarefeiro existencial.

Leia mais sobre este tópico em: O que é Tela Etérica

https://consciencial.org/meditacao/o-que-e-tela-budica-tela-eterica/


  1. O que é programação existencial?

Para cada alma é traçada uma linha de aprendizados e experiências em função do nível evolutivo ou nível de consciência em que ela se encontra. Nesse conjunto, encontramos todos os atenuantes cármicos (méritos) e os agravantes cármicos (deméritos) da alma a reencarnar. Então é traçado para tal alma uma PROGRAMAÇÃO EXISTENCIAL, um programa cármico ou de vida também chamado de: missão de vida, missão de alma, propósito, propósito existencial, dharma e muitos outros termos.

Leia mais sobre este tópico em: Programação Existencial

https://consciencial.org/karma-dharma/programacao-existencial-dharma-proexis-missao-de-vida-o-que-e-e-como-funciona/


  1. Existe mesmo livre arbítrio?

Algumas dúvidas comuns que podem ser levantadas sobre a questão são:

  • Se já tenho alguns carmas negativos limitadores e uma programação existencial pré-desenhada, qual será a condição de meu livre arbítrio?

Tais dúvidas são bem colocadas e justas. O livre arbítrio da humanidade é relativo e limitado, ele não é amplo, nem aberto, muito menos total. Normalmente dizemos que o CARMA é o LIVRE ARBÍTRIO que já foi mal usado e gasto pela responsabilidade de cada um. O livre arbítrio de cada alma é diferente e proporcional a seu nível de consciência. Não estamos falando de riqueza, beleza, fama e nem nada das tolices vazias do ego (desejos) e nem do capitalismo selvagem, estamos falando de consciência e evolução espiritual da alma. Assim, algumas almas em aparente situação de penúria, sofrimento e limitações de saúde e financeiras, podem ser muito mais evoluídas que outras em condição de riqueza, beleza, fama e intelectualidade, pois devido a seu nível de consciência maior e sua vontade de evoluir mais rápido, optou voluntariamente pela queima de mais carmas duros. Os desdobramentos deste tópico são amplos e complexos.

Leia mais sobre este tópico em: Carma negativo x livre arbítrio

https://consciencial.org/apometria-espiritismo/carma-negativo-versus-livre-arbitrio/


  1. Quando desencarnar serei julgado?

A expressão JULGAR carrega um peso pejorativo muito grande. Normalmente nós “julgamos” a todos a todo momento dessa forma, ou seja, emitimos uma opinião condenatória e de crítica negativa, sem termos os devidos dados e informações, sem uma verdadeira visão da vida daquela alma que estamos julgando, de forma errônea e egóica. Para “julgar” de forma justa, teríamos que ter uma visão da vida inteira daquela pessoa, saber de seus atenuantes cármicos, os agravantes, os sofrimentos que passou, e ainda a ficha cármica total com visão das vidas passadas incluídas. Ninguém tem isso, ninguém pode isso a não ser os Engenheiros Siderais possuem essa visão de conjunto. Do ponto de vista espiritual / consciencial ninguém nos julga ou nos julgará, isso será feito por nossa própria consciência em forma de reflexo condicionado automático. Isso significa que da mesma forma que que você julga as outras pessoas de forma geral, sua consciência lhe julgará automaticamente quando desencarnar. Funciona como uma matemática da consciência.

Leia mais sobre este tópico em: Moral, moralismo, ética e cosmoética

https://consciencial.org/apometria-espiritismo/moral-moralismo-julgamento-etica-e-cosmoetica/


  1. Quando reencarno, qual será minha nova experiência?

Quando você termina uma vida, uma existência, você parou num ponto exato da evolução de sua alma. Quando você retorna você continua do ponto que parou. As experiências em si são diferentes para todas as pessoas, pois cada uma tem uma necessidade evolutiva naquele momento de sua próxima encarnação e somente os Engenheiros Siderais (ou Conselho Cármico – a mesma coisa) podem saber qual sua próxima necessidade e experiências existencial.

Leia mais sobre este tópico em: Identificando a Missão de Vida

https://consciencial.org/karma-dharma/identificando-a-missao-de-vida-dharma/


  1. Quanto tempo fica-se numa colônia espiritual antes de reencarnar de novo?

Este prazo é bastante relativo e há muitas exceções, porém, há uma aproximação de um padrão genérico. Quanto mais evoluída é a alma, mais tempo ela fica no plano astral (período intermissivo) antes de reencarnar para a próxima vida. Assim, as almas mais comuns – a maioria da humanidade, ficam aproximadamente o mesmo tempo que ficaram reencarnadas na encarnação anterior. Se fulano vivenciou uma encarnação de 30 anos, o próximo tempo no astral será próximo de 30 anos, por exemplo. Mas lembre-se que há complexas variáveis intervenientes nesse processo.


  1. O que é colônia espiritual?

Colônias espirituais são comunidades astrais (ou extrafísicas) de almas desencarnadas (espíritos) que se agregam por afinidade e por nível evolutivo. Há mais colônias espirituais que se imagina e do descrevem as obras espíritas e espiritualistas, para atender a imensa diversidade humana de gostos, tendências e necessidades.

Leia mais sobre este tópico em: Colônias Espirituais

https://consciencial.org/viagemastral/colonias-espirituais-ou-comunidades-extrafisicas/


  1. Onde ficam essas colônias espirituais? Na 4ª ou 5ª dimensão?

A ciência cartesiana, pela Teoria M demonstra que o espaço-tempo é composto de 10 dimensões espaciais (físicas) e mais um temporal totalizando 11 dimensões. Então, concluímos de forma simples que vivemos num mundo físico de 11 dimensões, ok? Simples assim! Então, eu, o Dalton, posso dizer que estou na 11ª dimensão por brincadeira (mas é real), pois estamos vivendo em todas as 11 ao mesmo tempo! Assim, não posso e não devo dizer que as colônias espirituais estão na 4ª ou 5ª dimensão, isso está errado! Nem posso me referir a espíritos como seres da 5ª dimensão. Isso é uma distorção new age de quem não entende o básico da leitura leiga em Física. Estas 11 dimensões são físicas, são densas, são de matéria, o espírito sem corpo vibra num plano mais elevado, numa densidade mais sutil. Digamos que essas 11 dimensões estão no nível mais baixo e lento de energias, vamos chamar de plano de densidade número 1 ou Densidade 1, ou se quiser, Multidensidade 1. Quando um corpo morre, o espírito se projeta na Multidensidade 2, num plano mais sutil, leve, rápido e quintessenciado. É neste nível 2 ou multidensidade 2 onde encontramos as colônias espirituais.

Leia mais sobre este tópico em: Ciência, Espiritismo e as dimensões

https://consciencial.org/apometria-espiritismo/se-a-ciencia-provar-que-o-espiritismo-esta-errado-opte-pela-ciencia/


  1. E o umbral não é mais denso que a matéria?

O umbral é uma região astral vibracionalmente densa, próxima às cercanias espirituais da Terra (crosta), formada pela somatória de bilhões de formas pensamentos de encarnados e de desencarnados em situações mais lastimáveis – também chamada de baratosfera pela Conscienciologia. O acúmulo ectoplásmico é tão denso a ponto de configurar um “lugar”, palpável (espiritualmente) comumente confundido com os Purgatórios e/ou Infernos de algumas religiões. Bem relatado na obra Inferno de Dante, ou na espírita Nosso Lar, ou mesmo nos relatos de Lázaro nos Evangelhos Cristãos. Porém, mesmo sendo muito denso, nada é mais denso que a matéria e até as entidades astronômicas denominadas Buracos Negros são constituídas de matéria.

Leia mais sobre este tópico em: Existem outras dimensões Físicas ou Materiais?

https://consciencial.org/ciencia-espiritualidade/existem-outras-dimensoes-fisicas-ou-materiais/


  1. O que é carma e o que não é o carma?

Karma ou carma, tanto faz, é princípio ou Lei Cósmica máxima que abrange todas as outras leis e consiste nos princípios multidensionais, multidimensionais, temporais e atemporais de ação e reação. É princípio motivador da evolução das consciências aplicando o método “dor corretiva ou recompensa”. Se aplica em todos os lugares (espaço), todos os tempos (temporalidade) e todas as dimensões (multidimensionalidade), todos os planos e todos os multiversos.

Leia mais sobre este tópico em: O que é o carma?

https://consciencial.org/karma-dharma/o-que-e-karma/


  1. Existe carma bom?

Karma ou carma, tanto faz, é a ação em si agindo e atuando com uma qualidade em si mesma. Isso quer dizer que a própria ação já determina a reação consequente e automática, sem qualquer tom de moralismo ou vingança. Quando a ação é ruim ou negativa, constitui-se um carma ruim ou negativo. Quando a ação é boa ou positiva, constitui-se um carma bom ou positivo. Sim, então existe carma negativo e carma positivo.

Leia mais sobre este tópico em: Karma negativo e Karma positivo

https://consciencial.org/karma-dharma/karma-negativo-e-karma-positivo/


  1. O que é dharma?

Dharma ou darma é missão da alma, missão da consciência, o propósito existencial, a missão de vida, a tarefa existencial, entre outros termos. Embora “DHARMA” seja um termo que vem do sânscrito, mais utilizado pelo Budismo e Hinduísmo, foi também levantado pela Teosofia de Helena Blavatsky, pelo Espiritismo no livro dos Espíritos de Kardec e na Conscienciologia de Waldo Vieira e mais contemporaneamente por escritores new age e de autoajuda no ocidente. O dharma tem uma estreita ligação com o karma e nesse bojo possuem desdobramentos complexos e infinitos. Então para finalizar e simplificar, o dharma, é a missão que sua alma escolheu com todo coração antes de reencarnar para praticar por aqui a fim de ajudar as pessoas e fazer o praticante dela feliz.

Leia mais sobre este tópico em: As leis do dharma

https://consciencial.org/prefacios-livros-dalton/as-leis-do-dharma-no-livro-o-dharma-e-suas-leis/


  1. Existe dharma ruim?

Não, não existe dharma ruim. Existe a negação do dharma, a fuga do dharma, o desvio do dharma e a inexistência em algumas encarnações do dharma, porém, não existe dharma negativo para fazer mal ou prejudicar as pessoas.

Leia mais sobre este tópico em: Frases sobre o dharma

https://consciencial.org/prefacios-livros-dalton/frases-do-livro-o-dharma-e-suas-leis-de-ramatis/


  1. Como transformar o karma em dharma?

No nível evolutivo mediano atual do planeta terra, a maioria esmagadora de nós tem carmas negativos (devedores) e dharmas básicos (simples). Temos que diminuir gradualmente os carmas negativos e ampliar gradativamente a amplitude e profundidade de nossas missões, ou seja, de nossos dharmas. Isso é a difícil tarefa de alinhar nossos carmas com nosso dharmas presente ou futuro.

Leia mais sobre este tópico em: Como alinhar seu karma com seu dharma

https://consciencial.org/cronicas-do-dalton/seu-karma-esta-alinhado-com-o-dharma/


  1. O espiritismo não aprecia o termo AÇÃO E REAÇÃO e prefere o termo CAUSA E EFEITO, por quê?

O espiritismo tem se revelado preconceituoso e limitado por ser constituído por muitas almas reencarnadas da inquisição católica – há boas exceções. Citam Kardec, mas não o compreendem, citam a ciência, mas não a compreendem, agindo com posturas clubistas, retrógradas negando a devida fraternidade e humanismo que o espiritismo exige. Só mesmo lendo o texto do link para saber as diferenças sutis e as grosseiras.

Leia mais sobre este tópico em: Diferenças entre Ação e Reação x Causa e Efeito

https://consciencial.org/karma-dharma/acao-e-reacao-x-causa-e-efeito/


  1. O que é “consciência”?

A expressão “consciência” pode ter um sentido moral e psicológico ou um sentido consciencial e evolutivo. Assim: Ponha a mão na consciência meu rapaz, senão sua consciência não evolui espiritualmente.

Vamos ignorar a “consciência” do ponto de vista moral e psicológico, esta visão não nos interessa! Agora vamos tentar atribuir um sentido mais profundo a CONSCIÊNCIA, como ela sendo seu Eu mais profundo, seu Eu mais íntimo, seu Eu mais espiritual, mais íntimo, divino, mais essencial. Assim, quando evoluímos espiritualmente estamos nos “aproximando” de nossa própria consciência (perfeita). O espiritismo não utiliza o termo consciência dessa forma, ele se refere a “espírito puro”. Para a conscienciologia “Espírito Puro” e “Consciência” tem o mesmo sentido, são a mesma coisa. Para mim, o autor deste texto, Dalton, também. – E acrescento que não existe “Eu superior” como entidade extra, à parte, dando palpites em sua vida. Esta alegação de “Eu superior” veio da New Age americana (EUA) que têm dificuldades em admitir espíritos e amigos espirituais (amparadores), então substituem por um ente imaginário e o chamam de “Eu superior”. A meu ver podemos ter um “Eu interno”, que é a mesma coisa que “minha própria consciência” (espírito puro), ou seja, eu mesmo, sem subterfúgios de terceirizar a consciência. Posso dizer: eu sou uma consciência eterna e imortal, posso também dizer, eu sou um espírito puro, eterno e imortal


  1. Qual a diferença entre espírito e espírito puro?

O “espírito puro” é a mesma coisa que “consciência”, e espírito é uma alma desencarnada.


  1. O que são chacras? Como limpá-los e alinhá-los?

Chacras ou chakras são vórtices energéticos para recepção e doação de energias, para a manutenção da manifestação de nossa consciência (espírito puro) simultânea em diversos planos de densidade energética ou planos multidensionais de vida. Nossos chacras energéticos ou etéricos (no duplo etérico) efetuam uma permuta energética de nossa existência do plano físico denso 1 com plano astral mais sutil 2. Nossos parachacras ou chacras astrais (situados no corpo astral) efetuam uma permuta energética de nossa manifestação existencial do plano astral sutil 2 para com o plano mental ainda mais sutil 3.

Leia mais sobre este tópico em: O que são chacras e parachacras

https://consciencial.org/meditacao/o-que-sao-parachacras-parachakras/


Esses conteúdos são profundamente estudados em 3 livros essenciais e importantes:

IM PRESSOS:

O Karma e suas Leis – https://clubedeautores.com.br/livro/o-karma-e-suas-leis

Estudos Espiritualistas – https://clubedeautores.com.br/livro/estudos-espiritualistas

O Dharma e suas Leis – https://clubedeautores.com.br/livro/o-dharma-e-suas-leis

 

E-BOOKS:

O Karma e suas Leis – Estudos Espiritualistas – https://www.amazon.com.br/dp/B00GZR2EII

Estudos Espiritualistas – https://www.amazon.com.br/dp/B00GZYYS58

O Dharma e suas Leis – O Dharma e suas Leis – Volume 1: https://www.amazon.com.br/dp/B08JS41MTT/

Não quer comprar os livros?

Tudo bem, temos muitos textos em aberto no site www.consciencial.org divididos em categorias para auxiliar a evolução consciencial da humanidade, não somos mercenários, somos espiritualistas genuínos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.