ESTUDO-SÍNTESE DO LIVRO Introdução aos Fundamentos da Apometria – Parte 1

ESTUDO-SÍNTESE DO LIVRO Introdução aos Fundamentos da Apometria – Parte 1

Livro: Introdução aos Fundamentos de Apometria do Engenheiro Elétrico João Pedro Farias Rodrigues, diretor Geral da Casa do Jardim, de Porto Alegre, cuja, é a instituição fundada e ligada diretamente ao estimado (desencarnado), médico, Dr. José Lacerda de Azevedo.


NOTA DO AUTOR:

1.Eu pensei em usar o título a expressão RESENHA, mas não achei adequado, pois uma resenha não faz juízo de valor, e aqui “valor” é muito relativo, pois vou dar minha OPINIÃO PESSOAL (meu nível de consciência) e escrever muitas coisas a favor (endossando) e algumas poucas coisas NÃO CONCORDANDO, então achei justo e honesto NÃO usar a expressão resenha.

Dizer ESTUDO DO LIVRO somente também não é adequado, pois é algo mais superficial do que um estudo. No entanto, eu analiso, parte a parte e faço as citações necessárias sem preguiça de ler e digitar cada trecho. Saiba o leitor que eu escrevi tudo a mão (caneta esferográfica) antes de digitar, inclusive as longas citações, daí porquê poderá haver algum erro meu de escrita / digitação naturais e humanas neste esforço consciencial tão imperfeito.

Então achei mais adequado chamar de ESTUDO-SÍNTESE, pois tem um pequeno quê de ESTUDO e um grande quê de SÍNTESE. Mas também comento sobre a palestra de lançamento do livro, evento de 2 ou 4 dias – não me recordo exatamente agora e algo sobre a Casa do Jardim.

2. Mas o livro é bem grosso possuindo 374 páginas com letras razoavelmente pequenas, e assim me obriga a fazer em partes. Até porque não terminei o livro e estou escrevendo aos poucos, sempre a caneta. E como as pessoas têm preguiça de ler (são viciadas em vídeos do Youtube kkkk) se eu escrever um pacotão muito longo, ele iria ficar aqui abandonado as traças. Então não sei quantas partes e quanto tempo vou levar para terminar.

3. Como eu sou prevenido, cauteloso embora ousado, já vou deixar claro que tal conteúdo em nosso site é uma EXCELENTE FERRAMENTA DE MARKETING a favor do livro, e diante de qualquer crítica que estou “expondo o conteúdo do livro” eu garanto perante a lei que não estou ferindo qualquer direito autoral, até porque, óbvio, sou autor também e meus livros sofrem uma exposição maciça de minha parte, de ao menos 20% de todo conteúdo, aqui dentro do site mesmo, pois é um excelente chamariz aos afeitos a leitura. Eu incluiria um link para as vendas do livro na web aqui se existisse, neste exato momento em que FINALMENTE tenho forças para iniciar tal trabalho ele não existe!

4. Que fique bem claro: sou livre pensador, gero conteúdos originais sem precisar copiar ou imitar ninguém, sim, sou muito crítico, sou médium, tenho boas projeções da consciência também, me garanto e não preciso de “puxar saco” de ninguém, não quero agradar e nem ofender ninguém, embora as pessoas se sintam ofendidas ou até agradadas por si mesmas e isso acontece com os outros autores, pesquisadores também. Meu conteúdo é por minha própria conta e risco, se quiser comentar o espaço é livre, mas foque no conteúdo e leia-o inteiro para comentar com propriedade, pois estou cansado de gente leviana e superficial que comenta as vezes só pelo título, de uma forma apenas emocional, coisa típica e nauseante de Facebook. Então termino a nota e vamos ao assunto.

5. As pessoas, principalmente ESPIRITUALISTAS, ESPÍRITAS  e RELIGIOSOS em geral, precisam aprender a discordarem com respeito e elegância e a receberem a mesma discordância conceitual, postural, teórico-prática de outrem, sem os ODIAREM como se fossem ferozes inimigos querendo comer a carne de seu filhos. As pessoas não sabem lidar com uma coisa chamada MULTIVERSIDADE, ou seja, somos todos diferentes!!! Começa pelo rosto, pelas digitais, pela íris, pela cor da pele, pelas ideias, pela experiência de vida, etc x 1000. E as pessoas não suportam o diferente. Gente, vamos começar a sair da infância consciencial!!!!

6. ESTE CONTEÚDO NÃO PODE SER COPIADO, USADO, POSTADO EM NENHUM LUGAR DA WEB, BLOG OU SITE, sob pretexto nenhum, sob pena de processo.


O que notamos neste livro, lançado em 2016 de 374 páginas, a preocupação básica do autor são duas: uma linguagem menos técnica e mais inteligível ao público espírita, e, uma ancoragem bibliográfica o mais sólida possível nas obras ESPÍRITAS, principalmente Allan Kardec, Leon Denis, Gabriel Dellane, Camille Flamarion, além de outras referências como o Grande Mestre Ramatís e o grande médium de Curitiba Hercílio Maes, Chico Xavier e outros mais.

O auto João Pedro é Engenheiro Elétrico, mestre em artes marciais, pratica em sua vida e também na direção da respeitável Casa do Jardim (Porto Alegre), uma disciplina rigorosa que denomina de forma bem humorada de militar.

Uma outra preocupação do autor é concluir de forma bastante intelectual (como numa monografia ou tese) a afirmar “APOMETRIA É ESPIRITISMO”. Aproveito para para recordar que o termo “Apometria” é uma marca registrada da Casa do Jardim – clique neste link para saber mais.

Bem no início do livro, na página 21, João Pedro afirma:

(…)

“A Apometria, como método de assistência espiritual, sem o embasamento na ciência dos Espíritos, não será compreendida e, sem o fundamento no Evangelho, pode transformar-se em instrumento de perdição e de enganação para uns e de ganhos fáceis para outros, que poderão mesclá-la a todo tipo de práticas místicas e superticiosas”.

A sua utilização não retifica e não substitui o método de intercâmbia preconizado por Allan Kardec, mas vem dinamizá-lo, (…)

***

(…)

Estamos diante de um campo de serviço dinâmico, no qual não há passividade mediúnica e é grande a responsabilidade daqueles que avançam nepor essa senda. A compreensão dos conceitos utilizados pelo novo método é de importância vital para quem deseja servir com segurança nesse campo de energias sutis dinamizadas pela força da mente.

Aspectos biológicos, sociológicos e psicológicos daqueles que recebem assistência, bem como daquele que se propõe a servir, compõem um ambiente de relações complexas e com leis bem definidas nos domínios do espírito. As barreiras do tempo e do espaço, tais como as conhecemos, desaparecem, dando lugar às leis de intercâmbio espiritual.

(…)

E como já comentei, agora ressalto com grifo meu a importante citação a seguir bem no fim da página 21:

(…)

Afirmamos, com convicção, que a Doutrina dos Espíritos contém toda a fundamentação teórica da Apometria, desde os aspectos morais até os científico, que implicam na sua prática. (…)

***

O livro é bastante carregado de citações trazendo ao leitor uma certa impressão de estar indiretamente lendo a Bíblia e lendo Kardec, o que pode agradar ao leitor mais religioso e desagradar um leitor mais técnico (como eu).

O autor descreve com bastante lucidez como deve funcionar e atender um CENTRO ESPÍRITA de idoneidade moral elevada.

Muito interessante e elucidativo da página 110,  item 9. Discussão de casos da Bíblia” que funciona como um “Estudo de Caso” onde o autor explica o que acontece e orienta como resolver. Para meu gosto é um trecho excelente do ponto de vista prático.

Aguarde continuação na Parte 2, por hora é só, agora vou descansar e estudar eletrônica que é meu passa-tempo preferido além de ouvir Rock Progressivo, abraços fraternos e comente a vontade, Dalton

O que você achou?

Sobre o(a) autor(a)

Dalton Campos Roque - auto intitulado como "Tio Dalton" de forma irreverente, sempre bem humorado e brincalhão. Formado em Engenharia Civil, pós-graduado em Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia e em Educação em Valores Humanos. Manifestou eventos paranormais e mediúnicos desde o berço e foi criado neste meio, pois seu pai e dois irmãos também manifestavam fenômenos parapsíquicos ostensivos. Começou a aprender com o pai (que é médico e Parapsicólogo) Parapsicologia e Hipnose a partir dos 14 anos de idade. ----- Professor de Informática, espiritualista universalista, médium intuitivo, curioso e espontâneo em desconstruir falácias religiosas, espiritualistas e "New Age's". ----- Curte Rock Progressivo, Rock pesado, música New Age e músicas mais espirituais em geral, adora filmes de ficção científica e ação. Curte eletrônica, áudio, física e matemática. ----- É simples, irreverente, se denomina "caipira" e "sente muitas saudades de seu planeta". ----- O que mais aprecia é escrever, aprender, criar "coisas" novas e originais e organizar conhecimento com tendências mais científicas. Detesta o misticismo exacerbado New Age, o que considera uma desinformação. --- -Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.

Deixe um comentário

Comentário (requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (requerido)
E-mail (requerido)