Brincar e elaborar é um guia lúdico, prático e sensível do universo infantil e suas aventuras.
As histórias que contamos para as crianças são uma maneira de mostrar a realidade e revelar os sentimentos da vida, através de contos infantis contextualizados.
São fatos que elas vivenciam no cotidiano, o real dentro do imaginário, as ambivalências existentes entre o “mau” e o “bem”.
A Psicanálise viu que as crianças vivenciam através das histórias e se identificam com os personagens, ajudando a elaborar as situações, a diminuir a agressividade, o medo, a culpa, a rejeição, a vergonha, o sentimento de inferioridade, o de superioridade, mergulhando no mundo da fantasia, que podem ter sensações como: amar, vivenciar de verdade, falar, brigar, brincar e aprender, sem a culpa de sentimentos, que possam surgir, sem angústias, podendo se projetar nos personagens e experimentar, e se aliviarem de conflitos que possam atormentá-las.
Com os finais felizes almejados por todos, podem ajudar as crianças a terem mais coragem para enfrentar a vida. É uma linguagem simbólica do inconsciente que os arquétipos contidos nas histórias conseguem acessar de forma suave e fluída.
Através da minha experiência na clínica, criei algumas histórias, que podem ajudar os meus pequeninos pacientes a elaborarem conflitos que não sabem externar. Fui criando-as conforme cada caso surgia e estou obtendo êxitos.
Tem dado certo, e torço, que o seu seja mais um caso de sucesso, ou melhor, de final feliz, como acontece nas histórias.
Brincar, é o que toda criança precisa para passar pela infância com leveza e alegria. Brincando, a criança se comunica, desenvolve habilidades emocionais, sociais, motoras, ajudando no seu desenvolvimento.
Por meio dos momentos lúdicos, é possível entender o comportamento da criança, o que ela sabe, o que está sentindo, as reações diante dos desafios, o que não está sendo verbalizado. O brincar é a linguagem de comunicação com aquilo que a criança está processando, imaginando e a sua interação com o mundo que a cerca.
Enquanto brinca, a criança elabora os seus pensamentos e sentimentos, deixando transbordar um conteúdo que muitas vezes passa despercebido pelos pais, tutores, professores ou cuidadores.
Neste livro, Denise uniu a brincadeira com a elaboração de conteúdos, situações e experiências, mostrando que é possível ensinar para as crianças, de forma descontraída, que alguns comportamentos podem ser transformados se forem tratados como parte do desenvolvimento e do amadurecimento de qualquer ser humano.
Denise explora, com sua sensibilidade, profissionalismo e experiência clínica, as emoções, reações, elaborações e entendimentos das crianças, mostrando, por meio das histórias, que pais e responsáveis podem ajudar no desenvolvimento dos pequenos com brincadeiras e elaboração do que está sendo experienciado.
COMPRE AQUI: https://clubedeautores.com.br/livro/brincar-e-elaborar
Dalton é escritor, poeta, cronista, contista, jornalista do astral, médium e humorista incorrigível da consciência. Sente uma saudade imensa de seu planeta em Sírius B e está ansioso para ser “puxado” pelo planeta Chupão. Ele alega com bom humor: “Não quero ficar com os ‘evoluídos’.” Autor de 41 obras independentes, sendo 5 sobre informática e 36 sobre espiritualidade e consciência, mas sem religião. Engenheiro Civil, pós-graduado em Educação em Valores Humanos (inspirado em Sathya Sai Baba) e Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia. E, como ele sempre diz: “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.”
Livros impressos – https://livros.consciencial.org
E-books – https://ebook.consciencial.org/
Cursos, áudios, meditações, práticas – https://cursos.consciencial.org
Seu livro publicado – https://seulivropublicado.com.br
Ao comentar em qualquer post, você concorda com nossos termos, assume e aceita receber nossos comunicados de ofertas, promoções e mensagens automaticamente. Se não concordar, não comente, respeitamos a LGPD.