O princípio da vida é o nome da energia imanente pela nomenclatura Hindu. É a soma total da energia, a força etérica manifestada no Universo. É a soma total das forças da natureza e dos poderes latentes no homem e em torno dele. Prana é mais sutil que o ar, é a energia essencial que está dentro de tudo em todo o Cosmos. Calor, luz, eletricidade, magnetismo, são manifestações do prana. Qualquer coisa que se mova ou tenha vida é uma expressão ou manifestação do prana.
O prana pode ser divido em cinco tipos:
- Prana – concentra-se no cérebro e move-se para baixo governando a respiração. Está ligado à inteligência, à sensibilidade, às funções motoras principais. É o principal tipo de energia cósmica.
- Vyana – concentra-se no coração. Age no corpo inteiro governando o sistema circulatório, as articulações e os músculos. É captado do ar inspirado nos pulmões e da energia dos alimentos.
- Samana – concentra-se no intestino delgado, governa o aparelho digestório e é captado principalmente pela energia vital dos alimentos vivos (sementes, frutas, etc.).
- Udhana – concentra-se na região da garganta e governa a fala, o teor da voz, a força vital, a força de vontade, o esforço, a memória e a exalação do ar. É captado, sobretudo da energia que advém do chacra da garganta.
- Apana – concentra-se no baixo ventre, governa a evacuação e a micção, a potência sexual, o fluxo menstrual e o processo de parto. É captado pelo chacra localizado na base da coluna, básico, e pelo dos órgãos genitais (chacra sexual ou genésico).
O que é pranayama?
São técnicas de respiração para captar e assimilar de forma mais eficiente o prana através de exercícios respiratórios. Muito utilizado pelos iogues. Prática respiratória para o domínio bioenergético.
Pranayama é uma palavra sânscrita e significa respiratório. Ele é o quarto ramo do Raja Yoga (ou quarto passo na senda dos oito aforismos) exposto no Yoga Sutras de Pátañjali, o grande codificador do Yoga. Prana é a fonte de energia. Pranayama é o conhecimento e controle do Prana.
Dalton é escritor, poeta, cronista, contista, jornalista do astral, médium e humorista incorrigível da consciência. Sente uma saudade imensa de seu planeta em Sírius B e está ansioso para ser “puxado” pelo planeta Chupão. Ele alega com bom humor: “Não quero ficar com os ‘evoluídos’.” Autor de 41 obras independentes, sendo 5 sobre informática e 36 sobre espiritualidade e consciência, mas sem religião. Engenheiro Civil, pós-graduado em Educação em Valores Humanos (inspirado em Sathya Sai Baba) e Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia. E, como ele sempre diz: “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.”
Livros impressos – https://livros.consciencial.org
E-books – https://ebook.consciencial.org/
Cursos, áudios, meditações, práticas – https://cursos.consciencial.org
Seu livro publicado – https://seulivropublicado.com.br
Ao comentar em qualquer post, você concorda com nossos termos, assume e aceita receber nossos comunicados de ofertas, promoções e mensagens automaticamente. Se não concordar, não comente, respeitamos a LGPD.
Olá Dalton, ainda n li nada do que vc escreveu, mas me interessei bastante , e me tocou tua espontaneidade e humildade, sem nenhuma cerimônia que convidar vc para um grupo de irradiação e energização, para pessoas , almas e situações, de necessitados, sempre nos trabalhamos pela manha, somente 20 minutos e ou 17:40 até as 18:00. Somos em 10 pessoas e se tiveres interesse me diz; abraço fraterno . 22 981202765.
Pedro, não tenho como assumir este compromisso.
mal dou conta dos meus por aqui.
Estou tentando terminar e lançar meu livro mais recente e está dando um trabalhão.
Mas eu me sinto honrado com convite.
Vez ou outra eu também vibro pela humanidade.
Continuem firmes e animados.
Paz e Luz,
Dalton