o Modelo Cynefin, desenvolvido por Dave Snowden em 1999, que é uma estrutura conceitual usada para auxiliar na tomada de decisões e na análise de problemas com diferentes níveis de complexidade. O modelo é composto por cinco domínios: simples, complicado, complexo, caótico, e desordem (não ilustrado diretamente na imagem, mas presente no centro da figura). Vou explicar cada um dos domínios presentes na imagem:
1. Simples (Domínio da Realidade Simples)
- Características: Neste domínio, as relações de causa e efeito são claras, repetitivas, e previsíveis. É um ambiente onde as melhores práticas são aplicadas porque as soluções são óbvias.
- Abordagem: Seguir procedimentos preestabelecidos e aplicar boas práticas são suficientes para resolver problemas. Este é o domínio do “conhecido”.
- Exemplo: Processos de fabricação padronizados onde os procedimentos são claros e seguidos sem variação.
2. Complicado (Domínio da Análise)
- Características: Aqui, as relações de causa e efeito existem, mas não são óbvias. São necessárias análises e expertise para identificar soluções. Embora as soluções sejam previsíveis, elas exigem conhecimento especializado.
- Abordagem: Neste domínio, a análise e as boas práticas são necessárias. Especialistas são chamados para interpretar a situação e fornecer a solução adequada.
- Exemplo: Engenharia mecânica complexa, onde o problema pode ser resolvido com análise técnica.
3. Complexo (Domínio das Práticas Emergentes)
- Características: As relações de causa e efeito não são imediatamente perceptíveis e só podem ser compreendidas em retrospectiva. As soluções surgem de maneira adaptativa e são frequentemente imprevisíveis.
- Abordagem: A resposta envolve a experimentação, monitoramento contínuo, e adaptação. É necessário permitir que padrões emergentes apareçam antes de tomar decisões.
- Exemplo: Desenvolvimento de políticas públicas em ambientes socioculturais dinâmicos.
4. Caótico (Domínio das Práticas Inovadoras)
- Características: Não existem relações claras de causa e efeito. O ambiente é altamente instável e imprevisível, e as ações precisam ser imediatas para restaurar algum nível de ordem.
- Abordagem: Neste domínio, a resposta é agir rapidamente para impor ordem, depois avaliar a situação. Uma vez que a ordem é restaurada, o problema pode ser tratado de uma maneira mais sistemática.
- Exemplo: Gerenciamento de crises em situações de emergência, como desastres naturais.
Desordem (Centro do Modelo, não detalhado na imagem)
- Características: Este é o domínio central, onde não há clareza sobre qual dos outros domínios é apropriado. O desafio é identificar a natureza do problema para colocá-lo em um dos quatro domínios acima.
- Abordagem: O objetivo aqui é decompor o problema para movê-lo para um dos outros domínios, onde ele pode ser abordado de acordo com as características e práticas apropriadas.
As questões do karma, especialmente quando abordadas sob a perspectiva de ondas de probabilidade, podem ser associadas ao Modelo Cynefin, particularmente dentro dos domínios complexo e caótico. Vou explicar como essa integração pode ocorrer:
1. Karma como um Sistema Complexo
– Domínio Complexo:
– Características: No domínio complexo, as relações de causa e efeito só podem ser entendidas em retrospectiva. Isso se alinha com a visão do karma como um sistema onde as consequências das ações (ou “ondas de probabilidade”) não são imediatamente perceptíveis e podem se manifestar de maneiras inesperadas e em diferentes momentos da vida. As repercussões kármicas emergem ao longo do tempo, moldadas por múltiplas interações e variáveis.
– Abordagem: A resposta a questões kármicas em um sistema complexo requer paciência, observação e a capacidade de se adaptar. Não há soluções pré-definidas ou respostas claras, exigindo uma abordagem adaptativa e emergente, onde as pessoas devem estar abertas a aprender com as experiências e perceber padrões sutis ao longo do tempo.
– Exemplo: Uma pessoa pode perceber padrões em sua vida que se repetem, sugerindo ciclos kármicos. Esses padrões podem não ser imediatamente compreendidos, mas à medida que se observa e reflete, pode-se começar a perceber a interconexão entre ações passadas e presentes.
2. Karma como um Sistema Caótico
– Domínio Caótico:
– Características: No domínio caótico, não há relações claras de causa e efeito, e a situação é altamente instável. Isso pode ser comparado a momentos em que o karma se manifesta de maneira súbita e aparentemente desordenada, como em eventos inesperados ou crises. Nesse cenário, o karma pode ser visto como ondas de probabilidade que colapsam de maneiras imprevisíveis, levando a mudanças abruptas e significativas na vida de uma pessoa.
– Abordagem: A resposta em um ambiente caótico envolve agir rapidamente para tentar restaurar algum nível de equilíbrio. Em termos kármicos, isso pode significar a necessidade de uma ação imediata ou uma mudança de atitude para lidar com as repercussões de ações passadas que se manifestam de forma inesperada e disruptiva.
– Exemplo: Um acidente repentino ou uma mudança drástica na vida de alguém pode ser visto como um colapso de ondas de probabilidade kármicas. A resposta apropriada seria agir para estabilizar a situação e, em seguida, buscar entender as lições kármicas associadas.
Karma e Ondas de Probabilidade
– Quando consideramos o karma como ondas de probabilidade, estamos explorando uma analogia com conceitos da mecânica quântica, onde cada ação gera uma onda de possibilidades que pode eventualmente colapsar em uma realidade concreta. Assim, o karma não é apenas linear ou determinístico; ele é probabilístico e emergente, o que o torna difícil de prever e controlar diretamente.
– Domínio Complexo: Se considerarmos o karma como interações complexas entre várias ondas de probabilidade, isso reforça a ideia de que os efeitos kármicos são emergentes e muitas vezes imprevisíveis, exigindo uma abordagem adaptativa.
– Domínio Caótico: Quando as ondas de probabilidade kármicas colapsam de maneira súbita e desordenada, isso pode levar a situações caóticas onde a ordem precisa ser restabelecida.
Conclusão
A integração das questões do karma com o Modelo Cynefin sugere que o karma pode se manifestar de diferentes maneiras, dependendo da complexidade e estabilidade das situações em que ele atua. Em contextos complexos, o karma emerge ao longo do tempo, enquanto em contextos caóticos, ele pode se manifestar de forma abrupta e desordenada. A compreensão e a gestão dessas ondas kármicas requerem uma abordagem flexível, observadora e adaptativa, reconhecendo que as relações de causa e efeito nem sempre são lineares ou previsíveis.
Dalton Campos Roque – funcionário do Conselho Kármico. Leia a obra O KARMA E SUAS LEIS, para descobrir mais sobre Física Evolutiva. – Eu que vou calcular os karmas de vocês depois que desencarnarmos, permaneçam bonzinhos e nada de ficar escrevendo cartinhas para o Conselho Kármico, pois não adianta nada, o que manda são os números semeados, onde a colheita é inexorável.
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Espiritualidade sem religião, ética sem doutrina, reforma íntima sem evangelho e intelecto sem arrogância.
Dalton Campos Roque, escritor efêmero, poeta eterno, livre pensador consciencial, escritor compulsivo, bem humorado constante, omniquestionador de paradigmas.
Esses estudos de caso têm o objetivo de ilustrar os mitos sobre o karma e incentivar a reflexão sobre a relação entre ações e consequências, a importância do autoconhecimento e o valor do dharma na busca por uma vida mais significativa.
Leia também ESTUDOS DE CASO SOBRE OS 13 MITOS DO KARMA – https://consciencial.org/karma-dharma/estudos-de-caso-sobre-os-13-mitos-do-karma/
Dalton é escritor, poeta, cronista, contista, jornalista do astral, médium e humorista incorrigível da consciência. Sente uma saudade imensa de seu planeta em Sírius B e está ansioso para ser “puxado” pelo planeta Chupão. Ele alega com bom humor: “Não quero ficar com os ‘evoluídos’.” Autor de 41 obras independentes, sendo 5 sobre informática e 36 sobre espiritualidade e consciência, mas sem religião. Engenheiro Civil, pós-graduado em Educação em Valores Humanos (inspirado em Sathya Sai Baba) e Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia. E, como ele sempre diz: “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.”
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