Assistir, ajudar, cooperar, comungar, são vários os termos e expressões utilizados para ilustrar melhor o que se chama de caridade e vários são seus tons, nuances e desdobramentos.
O assistencialismo é paternalista e consolador, pois dá o peixe e não ensina a pescar. Geralmente é religioso, piegas, emocional e doutrinador. É o que deseja fisgar o ajudado para engordar as fileiras de seu time (proselitismo). É simpático e afaga as cabeças, egos e incentiva a preguiça mental e evolutiva. Adora fornecer gratuidades. É o que chamamos de tarefa da consolação[1].
A assistencialidade é o esclarecimento fraterno, sem empáfia, vaidade ou arrogância, mas com isenção emocional, sem proselitismo, que consola no início, sem hipocrisia e depois esclarece com franqueza elegante, mas com educação cordial. É o que chamamos tarefa do esclarecimento.
[1] Tarefas de consolação e tarefas de esclarecimento: são duas áreas, conceitos ou modos básicos de fazer a caridade (ou assistencialidade). A consolação dá o peixe, o esclarecimento ensina a pescar. Qualquer uma das duas pode ser priorizada, mas devem preferencialmente ser combinadas de forma adequada ao contexto.
Dalton é escritor, poeta, cronista, contista, jornalista do astral, médium e humorista incorrigível da consciência. Sente uma saudade imensa de seu planeta em Sírius B e está ansioso para ser “puxado” pelo planeta Chupão. Ele alega com bom humor: “Não quero ficar com os ‘evoluídos’.” Autor de 41 obras independentes, sendo 5 sobre informática e 36 sobre espiritualidade e consciência, mas sem religião. Engenheiro Civil, pós-graduado em Educação em Valores Humanos (inspirado em Sathya Sai Baba) e Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia. E, como ele sempre diz: “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.”
Livros impressos – https://livros.consciencial.org
E-books – https://ebook.consciencial.org/
Cursos, áudios, meditações, práticas – https://cursos.consciencial.org
Seu livro publicado – https://seulivropublicado.com.br
Ao comentar em qualquer post, você concorda com nossos termos, assume e aceita receber nossos comunicados de ofertas, promoções e mensagens automaticamente. Se não concordar, não comente, respeitamos a LGPD.
Obrigado por tão importantes esclarecimentos e da maneira prática que você aqui colocou. Vou indicar teu blog para os meus amigos.
Obrigado Yatra!