Multidisciplinaridade
A multidisciplinaridade acontece quando um tema é abordado por diversas disciplinas, sem, contudo, relação direta entre elas. Se o objeto de estudo for a cidade de Curitiba – PR, por exemplo, a Geografia trabalhará a localização física e social, a Biologia tratará da vegetação, a Bioenergética estudará as energias naturais de água, terra, vento e pessoas da região (holopensene), mas as abordagens são específicas de cada disciplina e não há interligação entre elas.
Transdisciplinaridade
Diz respeito ao que está ao mesmo tempo entre as disciplinas, através e além delas (visão de conjunto, unidade de conhecimento). Abordagem mais complexa em que a divisão por disciplinas deixa de existir. Apenas viável quando não houver mais a fragmentação do conhecimento, herança do paradigma newtoniano-cartesiano.
Interdisciplinaridade
Quando duas ou mais disciplinas inter-relacionam seus conteúdos, para aprofundar determinado campo do conhecimento. Dessa forma, o professor de Geografia, ao falar da localização de Curitiba, poderia utilizar um texto poético, assim como o de Ciências analisaria a história da ocupação da cidade, para entender os impactos ambientais daquele contexto. É também uma transdisciplinaridade.
Pluridisciplinaridade
Diz respeito ao estudo de objeto de uma única disciplina, através de diversas disciplinas ao mesmo tempo, o que integra o conhecimento. Outra faceta da transdisciplinaridade.
Metadisciplinaridade
Termo que criamos e apresentamos agora. É a pluridisciplinaridade multidimensional (ou multidensional), onde um objeto-evento é estudado sob o ponto de vista de vários níveis de densidade e sutileza bioenergéticas e várias dimensões conscienciais, seja física, astral, mental e outras mais.

Dalton é escritor, poeta, cronista, contista, jornalista do astral, médium e humorista incorrigível da consciência. Sente saudade de seu planeta em Sírius B e espera com ansiedade o “resgate” pelo planeta Chupão. Brinca: “Não quero ficar com os ‘evoluídos’.” Autor de dezenas de obras independentes — cinco sobre informática, uma sobre autopublicação e o restante sobre espiritualidade e consciência, sem religião. Engenheiro Civil, pós-graduado em Educação em Valores Humanos (Sathya Sai Baba) e Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia.
Como costuma dizer: “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.”
E um lembrete: todo texto, crítica ou alerta que escreve serve, antes de tudo, para ele mesmo.
Livros impressos – https://livros.consciencial.org
E-books – https://ebook.consciencial.org/
Cursos e práticas – https://cursos.consciencial.org
Autopublicação – https://seulivropublicado.com.br
Ao comentar, você aceita nossos comunicados e ofertas conforme a LGPD. Se não concordar, não comente.