Podemos criar diversos tipos de classificações evolutivas, eis algumas hipóteses.
Quanto aos reinos
Mineral => Vegetal => Animal => Hominal => …
Quanto ao reino animal
- Insetos =>
- Répteis =>
- Aves =>
- Mamíferos =>
- Homem =>
Quanto ao Homem cotidiano
- Bandido (mau caráter) =>
- Homem (caráter comum) =>
- Homem honesto (ético) =>
- Homem consciencial (pesquisador teórico) =>
- Homem espiritual (assistencial prático, amor, coração, cosmoético).
Quanto ao nível espiritual-consciencial
Veremos a seguir os níveis evolutivos em um crescendo, respectivamente.
- Tipo 01
Ser desinformado, alienado e alheio espiritualmente. Vive socialmente, pratica uma religião socialmente ou nem pratica. Não sabe e nem questiona “de onde vim, para onde vou, por que existo”. Vive robotizado, vai na onda fútil da moda e da mediocridade social. Seus problemas e males são sempre culpa dos outros, não assume responsabilidade por si. Para este não existe justiça cósmica e se existe algum Deus, tudo é culpa Dele. Massa de manobra social e espiritual.
- Tipo 02
Não acredita na reencarnação cognitivamente. Quem está na religião dele está salvo, quem está fora ou em outra está perdido. Possui um Deus zangado e vingativo que é religioso também e por coincidência é da religião dele. Está sempre com a razão, está cheio de dogmas que são verdades absolutas inquestionáveis e inverificáveis. Tem medo da ciência, pois esta é uma ameaça a sua sobrevivência. Não admite os próprios erros, só critica os erros dos outros. Acha-se um santo.
- Tipo 03
Estuda assuntos chamados de místicos ou esotéricos. Este indivíduo está rodeado de informações obscuras que muito falam e pouco explica. Alguns são fanáticos e acreditam que existe um “céu” só para eles e que são o máximo em termos de espiritualidade. Reúnem-se em grandes grupos, fazem um marketing espetacular, promovem cursos e são os campeões do orgulho e da vaidade. São grandes teóricos de muita técnica e pouco coração. Pelo menos acreditam na reencarnação e já estudam um assunto espiritual.
- Tipo 04
Acredita na reencarnação. É mais flexível. Já aceita e compreende que as pessoas são naturalmente diferentes e fazem opções diferentes por diversas religiões e filosofias. Possui um Deus mais flexível e bondoso que não é tão zangado e vingativo assim. Acredita e pratica a caridade. É um ser mais assistencial. Começa a criar mais abertura e autocrítica a fim de reconhecer os próprios erros.
- Tipo 05
Superou todo o processo religioso, não precisa mais de seguir ninguém. Tem sua opinião espiritual bem formada e informada. É eclético, ecumênico e universalista, convive bem no Universo de diversidades de opiniões e diferenças. Pratica sua espiritualidade em silêncio e frequenta pequenos grupos.
- Tipo 06
Vivencia a certeza íntima da reencarnação, da evolução lenta e gradual. Estuda e pratica os processos da bioenergia e projeção da consciência. Tem orgulho e vaidade científica e consciencial. São fanáticos, sentem-se desafiados quando alguma outra linha diverge das dele.
Quem sai do grupo deles também perde o dharma. Dentro da assistencialidade só pratica o esclarecimento como se fosse humilhante prestar consolação, muitas vezes a praticam com extrema arrogância se achando o máximo em termos de consciencialidade.
- Tipo 07
Vivencia a certeza íntima da reencarnação, da evolução lenta e gradual. Estuda e pratica os processos da bioenergia e projeção da consciência. Já não é fanático, é mais flexível e mais universalista, sente mais harmonia íntima.
Pratica a assistencialidade tanto no nível da consolação como do esclarecimento. Já começam a evitar os rótulos e preconceitos. Deseja boa sorte sincera a quem diverge de suas opiniões e deseja deixar o grupo.
Tem portas abertas em qualquer lugar que vá, pois critica e condena pouco. Possuem técnica sem perder de vista a espiritualidade e o coração.
Justificativa
Não desejamos limitar as consciências com estas definições. São pacotes de rótulos didáticos, relativos e subjetivos, baseados em observações práticas e constatadas em fatos e médias retiradas de muitos lotes humanos analisados.
De fato, o que acontece é termos características diversas e imponderáveis que podem nos enquadrar um pouco em uma ou em outra definição, mas na prática o homem que tem mais virtudes é mesmo mais evoluído.
Utopia
Somos iguais às formiguinhas, temos que ir e voltar. A evolução é lenta e gradual e estamos cheios de dívidas e karmas negativos para quitar. O processo é lento e exige muitas vidas para se aperfeiçoar. Passamos uma temporada no “corpo de carne” e outro no plano espiritual no “corpo de espírito”.
Aprendemos aqui e lá e felizmente ou infelizmente temos que ir e voltar tantas quantas vezes forem necessárias.
Chegará um dia que não precisaremos mais voltar. Teremos superado a necessidade de viver em uma dimensão densa e iremos habitar outros mundos e dimensões, mas uma coisa é certa: a evolução nunca para! Alguns demoram mais, outros demoram menos. O que você deseja para você?
O universo e o tempo não têm início, meio ou fim e as coisas prosseguem. A vida continua sob formas jamais imaginadas ainda em nosso tacanho nível de consciência.

Dalton é escritor, poeta, cronista, contista, jornalista do astral, médium e humorista incorrigível da consciência. Sente uma saudade imensa de seu planeta em Sírius B e está ansioso para ser “puxado” pelo planeta Chupão. Ele alega com bom humor: “Não quero ficar com os ‘evoluídos’.” Autor de dezenas de obras independentes, sendo 5 sobre informática, uma sobre autopublicação, humor, música, o resto sobre sobre espiritualidade e consciência, mas sem religião. Engenheiro Civil, pós-graduado em Educação em Valores Humanos (inspirado em Sathya Sai Baba) e Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia. E, como ele sempre diz: “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.”
Livros impressos – https://livros.consciencial.org
E-books – https://ebook.consciencial.org/
Cursos, áudios, meditações, práticas – https://cursos.consciencial.org
Seu livro publicado – https://seulivropublicado.com.br
Ao comentar em qualquer post, você concorda com nossos termos, assume e aceita receber nossos comunicados de ofertas, promoções e mensagens automaticamente. Se não concordar, não comente, respeitamos a LGPD. ***
Sou Dalton Campos Roque, um autor singular no cenário contemporâneo da literatura espiritualista brasileira. Com uma produção prolífica e refinada, reúno mais de três dezenas de obras publicadas de maneira completamente independente, sem recorrer a editoras comerciais, demonstrando domínio integral sobre todos os processos editoriais: da escrita à diagramação, da capa à ficha catalográfica, do ISBN ao marketing. Cada título que crio carrega a marca da minha autenticidade, dedicação e compromisso com a elevação consciencial do leitor.
Sou engenheiro de formação e escritor por vocação, e transito com maestria entre o rigor técnico e a liberdade poética da alma. Meu estilo é direto, sem rodeios, porém profundo, articulando com clareza conceitos complexos de espiritualidade, filosofia, física teórica e consciência, sempre com viés universalista e linguagem acessível, sem ceder à superficialidade ou ao sensacionalismo.
Dotado de sólida bagagem espiritualista e parapsíquica, vivenciei intensamente os bastidores da mediunidade, da apometria, da bioenergia, da projeção da consciência e da cosmoética, tornando-me uma referência singular no que denomino paradigma consciencial. Meus textos, ainda que muitas vezes escritos em tom de crônica, conto ou sátira, jamais se afastam de uma ética elevada, de uma busca sincera pela verdade e de uma missão clara: esclarecer, despertar e provocar a reflexão interior.