TATUAGENS – POR UMA VISÃO SISTÊMICA CONSCIENCIAL

TATUAGENS – POR UMA VISÃO SISTÊMICA CONSCIENCIAL

Olá, eu sou o pesquisador consciencial Dalton Campos Roque, autor de 34 livros na área da consciência e espiritualidade e de vários outros trabalhos, como áudios, práticas bioenergéticas e cursos a distância, disponíveis no site https://www.consciencial.org, onde já escrevi mais de 1000 artigos, textos e estudos espiritualistas. Sou engenheiro civil, pós-graduado em Educação em Valores Humanos e Estudos da Consciência, com ênfase em Parapsicologia.

Meu trabalho é realizado junto com minha esposa, Andréa Lúcia, terapeuta holística e também pesquisadora da consciência desde o ano 2000, apesar de nosso site ter sido lançado apenas em 2002.

Tenho observado muitas opiniões diversificadas e, às vezes, um tanto radicais sobre tatuagens, tanto a favor quanto contra. Contudo, opiniões sem pesquisa todos têm, e essas são baseadas apenas em gostos ou desgostos pessoais, além de preconceitos e simpatias individuais.

Não encontrei um estudo sistêmico (visão do paradigma consciencial) e uma visão de conjunto mais ampla e plena na internet. Achei vários autores, escritores e médiuns manifestando apenas uma visão mais parcial e pontual sobre um ou outro aspecto, positivo ou negativo das tatuagens, sempre sem um estudo mais elaborado e uma visão mais aprofundada pela ótica do paradigma consciencial.

Minha proposta é essa: levantar todos os prós e todos os contras e tentar fazer uma síntese inteligente, deixando a conclusão para o leitor. Tentei evitar simpatias ou antipatias, gostos ou desgostos, preconceitos ou afinidades de minha parte, procurando, tanto quanto possível, uma análise mais racional, isenta e imparcial, levantando todos os pontos positivos e negativos que consegui imaginar.

Vou citar alguns autores, escritores e médiuns de renome, pessoas que já possuem um trabalho relevante há anos, e que admiro pela competência, idoneidade e inteligência, com os quais já tive contato ao longo do tempo. Vou usar as visões deles (pois também são pesquisadores da consciência) como base para depois finalizar com minha própria visão. Cito 12 vídeos (o vídeo 12 é uma piada) e, destes, os únicos que não conheço pessoalmente são Moisés Eságui (vídeo 6) e Isabela Couto (vídeo 7).

Já fiz um trabalho semelhante em relação à música, argumentando que, muito acima do gosto pessoal, a música tem uma energia, uma qualidade inerente que independe de simpatias e gostos pessoais. Gosto de elaborar uma visão tanto mais ampla quanto profunda, muito acima de visões simplistas e reducionistas que observam e opinam baseando-se apenas em uma perspectiva egoísta.

Os vídeos e produções desses outros autores, que serão citados, estão disponíveis no YouTube e são de nomes bem conhecidos. Estes vídeos possuem direitos autorais desses mesmos autores e citarei seus nomes e canais para quem quiser consultar e confirmar depois.

Meu trabalho consciencial é muito sério, rigoroso e profundo. Não compactuo com os delírios místicos exagerados que se vê por aí na internet e prezo por referências idôneas e de conteúdo profundo. Vou usar alguns termos que são jargões específicos do ambiente de estudos do ESPIRITUALISMO UNIVERSALISTA. Se quiser entendê-los melhor, procure no Glossário do site [Consciencial.org](https://consciencial.org/glossario/).

O meu enfoque principal são as tatuagens, mas alguns autores comentam também sobre a questão dos piercings, que considero algo ainda mais intenso que as tatuagens.

Vou inserir os vídeos desses autores ao final, mas antes farei minhas considerações. Portanto, pode ficar um pouco longo, e por isso peço sua paciência, ou deixe para um dia em que possa assistir a tudo com bastante calma, antes de chegar a quaisquer conclusões superficiais e levianas sobre este sério estudo a que me proponho, apenas com a intenção de ajudar e servir a humanidade, expandindo consciências.

Listando os Fatores Negativos das Tatuagens:

1. Possibilidade de contaminação com chumbo das tintas.
2. Possibilidade de reação alérgica à tinta usada, que pode surgir mesmo após muitos anos da realização da tatuagem.
3. Possibilidade de a tinta entrar na corrente sanguínea, apesar de que não se conhece os efeitos a longo prazo.
4. Possibilidade de coceira, inflamação e descamação local quando a região é exposta ao sol.
5. Possibilidade de formação de queloides, que são cicatrizes com relevo e inchaços.
6. Possibilidade de contaminação com agulhas, risco de ser contaminado com doenças como Hepatite B ou C, AIDS ou Staphylococcus aureus, se o material utilizado não for descartável.
7. Possíveis evocações negativas dos desenhos das tatuagens.
8. Possíveis interferências bioenergéticas do ponto de vista da Radiestesia.
9. Possível interferência na obtenção de empregos oficiais e cargos mais ortodoxos.
10. Possível interferência em participar de grupos sociais mais ortodoxos.
11. Interferência maior ou menor no duplo etérico e no corpo astral, alterando as energias do holossoma.
12. Uma tatuagem pode influenciar as situações fora do corpo e até após o desencarne, levando tais marcas como estigmas no corpo astral para o ambiente extrafísico.
13. Estímulo indevido em pontos energéticos da acupuntura.
14. Procedimento dolorido para ser “desenhada”.
15. Evocação de comportamento “antigo” de vidas passadas, que tendem genérica e estatisticamente a não serem positivas.
16. É algo definitivo. Caro, difícil e mais dolorido ainda de ser removido. Alguns tipos de pele não aceitam a remoção. Algumas peles não aceitam a remoção com raios lasers.
17. Com o tempo, a tatuagem tende a esmorecer, a pele perde elasticidade e se deforma, tornando o que poderia ser belo em feio.
18. Muitas vezes, demonstra uma personalidade fraca, apenas copiando artistas, cantores, modelos e profissionais dos esportes, sendo apenas mais uma vítima do comportamento de massas e modas coletivas.

Listando os Fatores Positivos das Tatuagens:

1. Há tatuagens retificadoras para cicatrizes e marcas naturais de nascença, que elevam a autoestima (exceções).
2. Há tatuagens feitas por solidariedade e compaixão, que pessoas fazem por seres amados para os motivar de alguma forma.
3. Faz o tatuado se sentir integrado em grupos (clubismo) e holopensenes (supondo-se que sejam sadios).
4. Inserção de uma estética que envaidece e eleva a autoestima do tatuado, ou seja, simples satisfação pessoal.
5. Manifestação da inclusão de um parente que foi negado no processo da Constelação Familiar, efetuando uma retificação psíquica no campo morfogenético familiar.
6. Desafiar os padrões e forçar quebras de preconceitos.

Fazendo uma Análise Mais Profunda e Indo Além:

1. Faltam estudos clínicos e estatísticos sobre os possíveis problemas decorrentes das tatuagens nas pessoas a curto, médio e longo prazo.
2. Tatuagens de henna (tatuagens temporárias) também têm riscos: coceira, vermelhidão, mancha, bolhas ou descoloração da pele no local da tatuagem. Manchas vermelhas podem se espalhar por todo o corpo e geralmente surgem em até 12 dias.
3. As “tatuagens brancas”, que são visíveis apenas sob as luzes ultravioletas de boates e discotecas, caem nas mesmas questões bioenergéticas, dos pontos na pele, das implicações no holossoma e radiestésicas já citadas. Nem todas as tintas de tatuagem são aprovadas por órgãos de saúde, incluindo aquelas que brilham no escuro – os riscos que elas causam ainda não são conhecidos. Toxinas em algumas tintas para tatuagens podem entrar nos rins, pulmões ou linfonodos através do sistema circulatório.
4. Furar orelhas para brincos também afeta pontos e as energias das pessoas.
5. Inserir silicone ou botox também altera e influencia negativamente as energias das pessoas e do seu holossoma, apesar de elevar a autoestima e melhorar a estética.
6. Qualquer prótese inserida dentro da carne também afeta as energias da pessoa.
7. Quaisquer cirurgias, incisões, retiradas de órgãos, também afetam as energias das pessoas e seu holossoma negativamente, apesar de salvar vidas e outros inúmeros benefícios.
8. Até ter dentes em mau estado pode afetar as energias de uma pessoa.
9. Pintar os cabelos não altera as energias das pessoas, mas pode intoxicar com chumbo ou formol, conforme a química do produto.
10. Qualquer piercing influencia negativamente os processos energéticos e retém energias que ficam paradas, podendo atrapalhar certos processos parapsíquicos.
11. Uma tatuagem, mesmo que seja um símbolo positivo, pode não ser compatível com o campo energético do portador. Há vários fatores nessa perspectiva.
12. Um celular usado constantemente no bolso

do peito da camisa pode interferir significativamente no chakra cardíaco.
13. Enfeites, relógios, joias e bijuterias também caem na mesma situação anterior, mas podem ser retirados com facilidade.
14. Tatuagens nos dentes e até nos globos oculares são extremamente nocivas e patológicas.

Aproveito a oportunidade para frisar que todos os meus livros possuem este grau de profundidade, seriedade e amplitude imparcial – http://www.clube.consciencial.org .

Considerações Finais

A maioria esmagadora das pessoas não tem a menor noção do que são energias conscienciais ou sequer sente um pingo das bioenergias. Para elas, isso é irrelevante psicologicamente. No entanto, do ponto de vista bioenergético, haverá uma afetação maior ou menor na vida da pessoa, conforme uma série de características conscienciais da mesma: carmas, sensibilidade no duplo etérico e na saúde. Haverá um vetor de atuação energética nas sincronicidades da vida que o portador não perceberá “de onde” e “por que ocorreram”, considerando tais eventos como sorte, azar, coincidência e acaso.

Sabemos que há pessoas que respondem aos tratamentos homeopáticos e há as que não respondem. Fora os efeitos placebo, que são realidade e estão presentes mesmo quando o paciente toma um antibiótico, podemos fazer uma conclusão generalista: para as pessoas mais sensíveis bioenergeticamente, as que respondem aos tratamentos homeopáticos, estão muito mais suscetíveis às influências negativas das tatuagens, piercings e dos recursos estéticos e clínicos anteriormente citados. Se a pessoa for sensitiva, médium ou praticante de técnicas bioenergéticas, então, muito mais ainda. E, se esses não perceberem tais influências, isso não significa que elas não existam. Há também as questões psicológicas mascarando, o efeito placebo e os naturais processos de negação, que estão bem abaixo dos elevados teores de discernimento consciencial.

Quem não conhece nada dos processos parapsíquicos, evocações inconscientes, radiestesia e campos psíquicos, algo complexo e sofisticado, não conseguirá reunir dados e interpretações suficientes para entender minhas alegações. E nem mesmo a maioria dos espíritas e estudantes espiritualistas conhece a fundo esses processos.

Irei fazer um vídeo com todas essas considerações em meu canal no YouTube, linkando para cá, fique atento aqui: https://www.youtube.com/user/daltonroque .

Minha Opinião

Faça a tatuagem se quiser, mas eu não recomendo, nem por motivos clínicos (de saúde) e também por motivos bioenergéticos e parapsíquicos, especialmente se você for um espiritualista universalista. Assista a TODOS os vídeos citados e compreenda as argumentações apresentadas mais profundamente.

Dalton Campos Roque – https://www.consciencial.org .



Referências:

1. Vídeo 1: Divaldo Franco – O Uso de Tatuagens e Piercing à Luz do Espiritismo – Duração: 01:29.
Disponível em: youtube.com/watch?v=NvLFSN2Ev0c&feature=youtu.be

2. Vídeo 2: Wagner Borges – Falando de Tatuagens e Psiquismo – 22º Programa Stum – Duração: 36:06.
Disponível em: youtube.com/watch?v=FnOxEdwIEWo

3. Vídeo 3: Saulo Calderon – FAQ10 – Cigarro e Espiritualidade, Tatuagens, Lucidez e Outros Temas – Duração: 36:38.
Disponível em: youtube.com/watch?v=XXTdIWSi8wY

4. Vídeo 4: Bruno Gimenes – Os Riscos da Tatuagem na Sua Aura – Duração: 13:47.
Disponível em: youtube.com/watch?v=fYqpTYbExCY

5. Vídeo 5: Elza Carvalho – Significados das Tatuagens pelas Constelações Familiares – Duração: 06:35.
Disponível em: youtube.com/watch?v=ZA6hO6oxbm8

6. Vídeo 6: Moisés Eságui – Piercings e Tatuagens Afetam Nossos Chakras – Duração: 02:56.
Disponível em: youtube.com/watch?v=hxGGNdFw7Zo

7. Vídeo 7: Isabela Couto – Tatuagem Significa o Quê na Constelação Familiar – Duração: 05:56.
Disponível em: youtube.com/watch?v=xkR1Z_JaDeY

8. Vídeo 8: Bruno Gimenez – TATUAGENS – A Verdade que Ninguém Quer Falar – Duração: 03:45.
Disponível em: youtube.com/watch?v=a2t6fkcn6go

9. Vídeo 9: Waldo Vieira – Tatuagens e Seus Problemas – Duração: 06:10.
Disponível em: youtube.com/watch?v=3bIRybIGIdM

10. Vídeo 10: Mundo Maior Repórter – Tatuagens e Espiritismo Parte 1 – Duração: 10:33.
Disponível em: youtube.com/watch?v=O9E5rXiXedU

11. Vídeo 11: Mundo Maior Repórter – Tatuagens e Espiritismo Parte 4 – Duração: 12:37.
Disponível em: youtube.com/watch?v=ZWLeUQVHsbw

12. Vídeo 12: Bom humor – Tesão Piá – Dia Dos Namorados 2.
Disponível em: youtube.com/watch?v=_0c9GNVMvgA

13. E-book de Hélio Couto: Marketing e Arquétipos – Símbolos, Poder, Persuasão – 165 páginas.

14. Artigo: 17 Tatuagens que Escondem Histórias Incríveis.
Disponível em: incrivel.club/admiracao-curiosidades/17-tatuagens-que-escondem-historias-incriveis-1051160/

15. Artigo: Conheça as Influências Energéticas das Tatuagens no Corpo.
Disponível em: universodaespiritualidade.com/index.php?artigo=32241054&d&fbclid

16. Artigo: Conheça os Riscos da Tatuagem para a Saúde e Como Evitá-los.
Disponível em: tuasaude.com/riscos-e-cuidados-com-a-tatuagem/

17. Artigo: Conheça os Riscos de se Fazer uma Tatuagem.
Disponível em: hypescience.com/os-riscos-que-fazer-uma-tatuagem-envolvem/

18. Artigo: Especialistas Alertam para os Perigos Desconhecidos das Tatuagens.
Disponível em: brasil.elpais.com/brasil/2015/09/10/ciencia/1441880248_999343.html

19. Texto via Facebook (Thaís Marques): Tatuagens e Constelação Familiar – Arbos Constelação Sistêmica.
“Tatuagens mostram pessoas excluídas do sistema familiar. Elas podem representar abortos, ancestrais e traumas que permanecem na memória celular do sistema e que, para serem curados, não podem continuar esquecidos.”

Dalton Campos Roque, pesquisador isento da consciência.

2 comentários em “TATUAGENS – POR UMA VISÃO SISTÊMICA CONSCIENCIAL”

  1. Penso diferente.
    É sabido que se desmembrarmos o corpo humano até o último átomo indivisível, este será o mesmo átomo observado no desmembramento de uma cadeira.
    Assim, partindo do princípio que somos a mesma matéria, a carne e a tinta, não consigo visualizar desdobramentos prejudiciais no desencarne.
    Estamos vestidos com a carne e a deixaremos com todos os retoques na partida.
    Aqui temos a possibilidade de experimentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.