Citamos a seguir alguns poucos mitos (não todos) sobre os chacras e a seguir a justificativa com a explicação correta, que o estudante e o pesquisador lúcido devem saber para se precaver contra o misticismo e ignorância da New Age dentro e fora da internet:
- “Realizar trabalhos de energia, tratamento e cura sem roupa é melhor para tratar dos chacras” – As energias transcendem o espaço e o tempo e permeiam objetos sólidos e a distância física.
- “Roupa preta bloqueia as energias” – Muitos mestres em Artes Marciais utilizavam roupas pretas e eram exímios manipuladores de bioenergias.
- “Os chacras se desalinham” – Os chacras se obstruem, mas não se desalinham. Desaceleram, mas não param nunca, senão a pessoa morre.
- “O chacra cardíaco está em cima do coração” – O chacra cardíaco obedece ao alinhamento da coluna vertebral, portanto está situado no centro do peito e não em cima do coração, embora exista outro chacra aí também.
- “Chacra esplênico é um chacra principal” – O chacra esplênico não está associado a nenhuma glândula, portanto é um chacra secundário. Todo chacra principal está obrigatoriamente associado a uma glândula. Estão trocando o chacra esplênico pelo sexual, inclusive é um erro do livro de Lead Beater da Teosofia que perdura na internet até hoje e muitos copiam.
- “Colocar o chacra esplênico no lugar do chacra sexual” – O tabu em relação ao sexo fez com que escritores do passado, omitissem o chacra sexual, e esta omissão fez com que muitos estudiosos e escritores ocidentais, pensassem que o chacra esplênico estaria neste local.
- Fixar cores definitivas nos chacras – Os chacras possuem cores base ou cores de fundo, mas estas variam em função do contexto: saúde, alimentação e sentimentos do momento. Quando os chacras estão desobstruídos eles ficam claros e até brancos.
- Desbloquear chacras em palestras – você já assistiu alguma palestra sobre alguma técnica de cura, limpeza energética ou as que demonstram alguns equipamentos “místicos” / “esotéricos” tipo um aurameter – medidor de aura, pêndulos e correlatos? Pois é, nada contra tê-los ou utilizá-los, mas com eles ou não, vemos em palestras de seres que não percebem nada de bioenergias, pedindo voluntários para medir a aura e os chacras do público, medindo e dizendo que tal chacra está bloqueado. Depois fazem alguma coisa simples, seja com aparelhos, perfumes, óleos, rituais, gestos, símbolos, etc, depois refazem as medições e os tais chacras se “revelam desbloqueados”. Não somos contra nada disso, até pelo contrário, bem utilizadas quaisquer acessórios podem ser úteis.
- Dizer que o chacra umbilical está abaixo do umbigo – errado, ele pega o umbigo e ainda uma pequena região acima a distância de dois dedos.
Mas não se desbloqueia um chacra assim como por “mágica”. É preciso uma pessoa (o ser humano é o recurso principal o resto é acessório) potente em bioenergias para fazer tal serviço, e mesmo assim, penso que demoraria 15 ou mais minutos deitada numa maca, num ambiente blindado energeticamente e propício. Claro, peço desculpas pelo generalismo e até por não poder explicar mais as variáveis, apenas deixo como alerta de discernimento.
Tem gente que escreve ÁUREA, mas o correto é AURA. Há também quem escreva CHÁCARA, mas o correto é chacra ou chakra. Agora imagine i incauto desses falando: “os chácaras que estão na área”. Bem, não impede que a Áurea (mulher) tenha uma chácara (pedaço de terra) kkkkk.

Dalton é escritor, poeta, cronista, contista, jornalista do astral, médium e humorista incorrigível da consciência. Sente uma saudade imensa de seu planeta em Sírius B e está ansioso para ser “puxado” pelo planeta Chupão. Ele alega com bom humor: “Não quero ficar com os ‘evoluídos’.” Autor de dezenas de obras independentes, sendo 5 sobre informática, uma sobre autopublicação, humor, música, o resto sobre sobre espiritualidade e consciência, mas sem religião. Engenheiro Civil, pós-graduado em Educação em Valores Humanos (inspirado em Sathya Sai Baba) e Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia. E, como ele sempre diz: “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.”
Livros impressos – https://livros.consciencial.org
E-books – https://ebook.consciencial.org/
Cursos, áudios, meditações, práticas – https://cursos.consciencial.org
Seu livro publicado – https://seulivropublicado.com.br
Ao comentar em qualquer post, você concorda com nossos termos, assume e aceita receber nossos comunicados de ofertas, promoções e mensagens automaticamente. Se não concordar, não comente, respeitamos a LGPD. ***
Sou Dalton Campos Roque, um autor singular no cenário contemporâneo da literatura espiritualista brasileira. Com uma produção prolífica e refinada, reúno mais de três dezenas de obras publicadas de maneira completamente independente, sem recorrer a editoras comerciais, demonstrando domínio integral sobre todos os processos editoriais: da escrita à diagramação, da capa à ficha catalográfica, do ISBN ao marketing. Cada título que crio carrega a marca da minha autenticidade, dedicação e compromisso com a elevação consciencial do leitor.
Sou engenheiro de formação e escritor por vocação, e transito com maestria entre o rigor técnico e a liberdade poética da alma. Meu estilo é direto, sem rodeios, porém profundo, articulando com clareza conceitos complexos de espiritualidade, filosofia, física teórica e consciência, sempre com viés universalista e linguagem acessível, sem ceder à superficialidade ou ao sensacionalismo.
Dotado de sólida bagagem espiritualista e parapsíquica, vivenciei intensamente os bastidores da mediunidade, da apometria, da bioenergia, da projeção da consciência e da cosmoética, tornando-me uma referência singular no que denomino paradigma consciencial. Meus textos, ainda que muitas vezes escritos em tom de crônica, conto ou sátira, jamais se afastam de uma ética elevada, de uma busca sincera pela verdade e de uma missão clara: esclarecer, despertar e provocar a reflexão interior.