AÇÃO E REAÇÃO X CAUSA E EFEITO

HÁ DIFERENÇAS ENTRE “AÇÃO E REAÇÃO” e “CAUSA E EFEITO”?

Agora iremos explicar as diferenças entre AÇÃO E REAÇÃO e CAUSA E EFEITO detalhe a detalhe como gostamos de dissecar o conhecimento consciencial aqui em nosso site. Este é um extrato do Livro O KARMA E SUAS LEIS (de Dalton / médium – Ramatís / espírito). da nova edição revisada e ampliada de 2016. Nota: tal livro foi lançado em 2004 em Curitiba, Paraná.

Porque certos espíritas têm tanto avesso ao termo Karma ou Carma e preferem a expressão Causa e Efeito?

Os Espíritas menos flexíveis têm avesso a tudo que não seja exclusivamente Kardec. Mas Herculano Pires, um dos mais ativos divulgadores do espiritismo no Brasil a aceitava tranquilamente dizendo que ela pode ser utilizada, porque expressa com mais facilidade, com uma única palavra, lei de causa e efeito, ou ação e reação. <http://www.espirito.org.br/portal/perguntas/p0343.html> 24/04/2012 –

Lei de ação e reação

Lei de causa e efeito

1. NaturezaBináriaIndividual
2.CaracterísticaFísica / cartesianaMoral / consciencial
3.ProcessoNão complexa, ou seja, simplesUltra complexa, ou seja, sofisticada
4.PrevisibilidadeDeterministaVariável
5.AplicabilidadePartículas, corpos e objetos materiaisRelações intrapessoais, interpessoais, com outras espécies e com o ambiente
6.TemporalidadeImediataVariável, relativa
7.DependênciaLimitada, variáveis visíveisIlimitada, variáveis complexas, sutis e ocultas
8.MultidensidadeNível energético 1 – tetradimensional, ou pela física contemporânea (2015) com 11 dimensõesNível energético “n” – todos os níveis – multidimensional, ou seja, todas as dimensões
9.ConceitoTerceira lei de Newton, lei física e materialA cada um segundo suas obras – expressão de Ramatís – aplicação consciencial
10.Área de aplicaçãoTodo universo intrafísico, especialmente o planeta TerraTodo universo intra e extrafísico, multiversos e outras multidensidades
11.ParadigmaCartesiano NewtonianoParadigma Consciencial
12.GatilhoQualquer ação física e materialQualquer pensamento, sentimento, ação ou energia ou algo ainda mais sutil e impercepitível
13.PerceptividadeEspécies mais evoluídas a nível de DNA percebemApenas espécies mais sensíveis psiquicamente e paraperceptivas percebem
14.Peso ponderadoNão possui atenuantes ou agravantesDevem ser considerados sempre os atenuantes e os agravantes
15.ReplicabilidadePode ser replicado em laboratórioNão pode ser replicado nem dentro e nem fora de laboratório, cada caso é único, exclusivo e jamais será repetido ou idêntico

Explicando a tabela

Natureza – a questão de ser binária é a condição de exigir duas entidades para um evento, ou seja, exige 2 partículas, ou corpos, pessoas, onde uma é a origem e a outra é o destino. A questão de ser individual é que é uma decisão exclusiva, ou seja, “eu, o sujeito” decido se vou gerar o carma ou não, positivo ou negativo, depende de uma única decisão, de uma única consciência.

Característica – esta está mais fácil de entender pela própria definição, se é física é apenas da matéria, se é moral, então pode gerar carma, é da consciência.

Processo – a lei de ação e reação é um processo simples, existem fórmulas e cálculos que aprendemos no segundo grau ou na faculdade de como resolver, no entanto, os processos da Lei de causa e efeito são cármicos e difíceis de prever e entender, muito menos de calcular, este livro é apenas uma insípida tentativa de rascunhar o processo do carma.

Previsibilidade – a lei de ação e reação é totalmente previsível, um exemplo simples disso é o cálculo de um tiro de canhão que sabe-se exatamente onde vai atingir o alvo atrás do morro mesmo sem vê-lo, basta uma fórmula. Mas tentar prever um carma – lei de causa e efeito – é como tentar acertar na loteria, mera especulação.

Aplicabilidade – foco onde podemos aplicar cada uma delas, na questão física e a outra na questão moral / consciencial.

Temporalidade – a primeira tem um resultado imediato, dou o tiro acerto o alvo, faço o carinho, recebo o sorriso, etc, a segunda quase nunca o resultado é imediato e nem sempre vem de uma vez, pode ser parcelado, ampliado ou atenuado conforme seus atenuantes e agravantes.

Dependência – a primeira depende de variáveis que podem ser observadas e contadas, a segunda é tão complexa que pode ser apenas vagamente imaginada com variáveis infinitas.

Multidensidade – multidensidade é o nível de coesão energética dos agentes, dos corpos, dos eventos e das consciências que interagem entre si. No nível físico é chamado de multidensidade 1, no nível astral (extrafísico) é chamado de nível 2, no nível mental (extrafísico) de 3, etc. Estes são neologismos criados por nós, para substituir – já que não serve mais por motivo científico – o termo “multidimensionalidade” -, embora sejamos ainda obrigados a usá-lo para que os leitores compreendam com mais facilidade. Multidimensionalidade se refere a muitas dimensões, no entanto, multidensidade também, é um sinônimo que cremos ser mais adequado.

Conceito – é apenas o nome, rótulo ou a origem do termo ou expressão usado como referência geral, seja técnico ou leigo.

Área de aplicação – é onde cada uma das leis pode ser aplicada e observada.

Paradigma – é o nome do paradigma (perspectiva social e científica) onde se encaixam.

Gatilho – é o evento, força que faz disparar o processo.

Perceptividade – é a capacidade de perceber, de notar.

Peso ponderado – o peso aqui não tem nada a ver com a balança, mas com a intensidade, o valor do processo de cada uma das leis.

Replicabilidade – é a capacidade, condição de replicar, de repetir ser possível ou não.

Sabemos que as palavras e expressões são importantes principalmente quando se deseja dar um status de ciência a algo ou se deseja ser bem didático e dissecar a ideia para ensinar. Não somos contra as palavras novas, pois estes neologismos podem ajudar a comunicar, a fazer síntese e a ensinar algo novo, se não for novo, pelo menos em nova perspectiva.

No entanto, somos contra o exagero, seja exagero em expressões coloquiais, exagero na vulgaridade, exagero no jargão técnico, exagero nos neologismos, exagero nas posturas inflexíveis, etc. Melhor sermos ponderados e sabermos bailar nos quatro cantos do salão a qualquer ritmo da banda. Assim não cansamos o leitor e ainda podemos brindá-lo com boa informação e bom humor sem apelação.

O que desejamos dizer é que não importa a literalidade da expressão “lei de ação e reação” ou “lei de causa e efeito” se for para ensinar a quem está dando os primeiros passos. Nossa tabela serve como petisco do rigor intelectual informativo válido e útil a quem puder saboreá-lo.


Ação x reação / causa x consequência – segundo o Aurélio On-line

Retiramos os significados (tópicos numerados) que são fora de contexto e não influenciam qualquer situação, por isto o leitor irá reparar (a seguir) os saltos nas numerações, que por ética resolvemos manter. A numeração vazia foi necessária para revelar a quantia de itens originais.

Alertamos que se você for meticuloso e for observar no antigo dicionário Aurélio impresso irá ler muito mais conteúdo que o on-line, mas achamos mesmo suficiente citar apenas o dicionário on-line.


Significado de Ação

24/03/2015 <http://www.dicionariodoaurelio.com/acao>

  1. Ato ou efeito de agir.
  2. Tudo o que se faz.
  3. Manifestação de uma força.
  4. Operação de um agente.
  5. Maneira de atuar.
  6. Processo para desenvolver um projeto.
  7. Capacidade para agir.
  8. Movimento ou atividade para obter determinado resultado.
  9. Influência ou efeito sobre algo ou alguém.
  10. Alteração de estado nas partículas que estão num campo de alcance.
  11. Alteração que uma substância provoca noutra.

Significado de Reação

24/03/2015 <http://www.dicionariodoaurelio.com/reacao>

  1. Ação de um corpo sobre outro.
  2. Manifestação das propriedades características de um corpo determinado pela ação de outro corpo.
  3. Ação orgânica que se manifesta em virtude de uma ação estimulante ou de uma influência morbífica.
  4. Ação ou movimento em sentido inverso a uma ação ou movimento anterior e por este provocado.

Significado de Causa

24/03/2015 <http://www.dicionariodoaurelio.com/causa>

  1. Agente eficaz que dá existência ao que não existia.
  2. O que antecede um fenômeno.
  3. Fato ou acontecimento.

Significado de Consequência

24/03/2015 <http://www.dicionariodoaurelio.com/consequencia>

  1. Resultado natural, provável ou forçoso, de um fato.
  2. Dedução tirada por meio de raciocínio de um princípio ou de um fato.
  3. Conclusão dimanada das premissas.
  4. em consequência de: por causa de.
  5. por consequência: portanto; por isso.

Portanto, caro leitor, pelo próprio sentido atribuído as palavras e endossado pelo dicionário, não faz mesmo nenhum mal ou diferença utilizarmos como metáfora seja o a expressão AÇÃO E REAÇÃO ou a expressão CAUSA E CONSEQUÊNCIA.

2 comentários em “HÁ DIFERENÇAS ENTRE “AÇÃO E REAÇÃO” e “CAUSA E EFEITO”?”

  1. euripedes antonio alves

    Dalton, gostei muito dessa exposição, quando eu vi a planilha em execel eu pensei deve ser um eng civil, não deu outra, eu tb sou eng civil, gostei do seu material, quero ler mais suas escritas, onde acesso. . . . .euripedesantonioalves@.com—–

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com