SEIS EQMS IMPRESSIONANTES

SEIS EXPERIÊNCIAS IMPRESSIONANTES DE EQM

As experiências quase morte, também chamadas de EQM, são fenômenos que intrigam tanto os médicos quanto os leigos. Afinal, não é fácil explicar os inúmeros relatos que se assemelham de túneis, luzes e entendimento diferenciado de todo o mundo e da vida humana.

Pessoas que saem do corpo e que se encontram com entes já falecidos ou seres de luz permeiam o imaginário popular, aparecendo em filmes e séries televisivas. Mas, na vida real, esses relatos também impressionam e nos fazem questionar se realmente existe vida após a morte.

Quer saber mais sobre as experiências quase morte? Continue a leitura, veja as informações e relatos interessantes de EQM que separamos!

O que são as experiências quase morte (EQM)?

Como o próprio nome indica, as experiências quase morte (EQM) são aquelas em que um indivíduo é dado como morto por alguns minutos (sem batimentos cardíacos e sinais de atividade cerebral). Mas acaba retornando à vida, geralmente com histórias surpreendentes sobre o outro lado.

Para a ciência, esse ainda é um universo um tanto quanto controverso. Mesmo com muitos estudiosos tentando entender e avaliar a precisão desses relatos, nenhuma teoria foi aceita como verdadeira até o momento.

O que relatam as pessoas que passam por uma EQM?

Embora o tema seja polêmico, alguns estudiosos têm se debruçado sobre ele. De uma maneira geral, as pessoas que passam por essa experiência, relatam fases semelhantes, que são:

  • sensação de paz e desaparecimento da dor, com alteração das noções de tempo e espaço;
  • desprendimento do corpo físico e capacidade de flutuar, ouvindo o que se passa no ambiente no qual o corpo se encontra ou viajando a locais distantes (até mesmo viagens para outros planetas e galáxias);
  • também são muito comuns os relatos de uma viagem por um túnel que possui uma luz no final para a qual as pessoas são atraídas. Essa é uma luz muito intensa e brilhante, mas não é capaz de ofuscar a visão e é bastante chamativa;
  • aproximadamente 10% dos casos de quase morte relatam que, após ultrapassar a luz, existe um ambiente paradisíaco com um limite o qual, se for ultrapassado, não será mais possível retornar à vida;
  • muitos relatam que vivenciaram uma retrospectiva das suas vidas;
  • alguns relatos possuem a companhia de figuras espirituais ou de entes queridos já falecidos;
  • independentemente da religião de quem sofre a EQM, é comum relatarem encontros com entidades superiores e de uma bondade assombrosa;
  • muitos dos relatos afirmam terem recebido um conhecimento de todo o Universo, entendendo o porquê estamos aqui e que todos somos uma coisa só.

O tempo de duração da EQM também é muito variável. Na verdade, muitas pessoas relatam que durante essa experiência a noção de tempo desaparece – e eles não sabem se ficaram vivendo aquele momento durante 10 minutos ou anos.

O que os estudiosos do tema notaram é que, quanto mais longa é a parada cardíaca do paciente, mais complexa será a EQM, com histórias mais elaboradas e diversos acontecimentos.

Qual é a explicação da ciência para a EQM?

Para alguns desses fenômenos, a medicina possui explicações razoáveis, como por exemplo a visão do túnel, que pode ser causada pela falta de oxigenação adequada no cérebro, o que causa uma ativação anormal das células da visão.

Esse fato também já foi relatado em pilotos de caça, quando alcançam velocidades muito altas e sofrem de problemas de oxigenação.

Já a sensação de abandonar o próprio corpo pode estar presente em outras situações que não envolvem a morte, como a meditação, o sono ou até o uso de drogas. Para os médicos, isso acontece porque essas atividades ativam uma parte do cérebro chamada de “giro angular”, que também é ativada em alguns casos de epilepsia, causando visões e a sensação de estar fora do corpo.

Outros médicos, contudo, são mais céticos e dizem que as EQMs não passam de fruto da imaginação. Mas, então, por que tantos relatos seriam semelhantes?

Para os cientistas isso é que chamamos de “contaminação” – de tanto vermos relatos e experiências semelhantes em filmes e livros passamos a acreditar que tudo será exatamente assim e relatamos situações parecidas.

Fatos que a medicina desconhece

Porém, apesar dessas explicações, a medicina ainda não sabe, por exemplo, como entender o fato de pessoas que estavam clinicamente mortas mas que se recordam de momentos ocorridos dentro das salas dos hospitais.

Como o caso de um paciente em coma atendido pela equipe do médico holandês Pim van Lommel, que teve a dentadura removida e guardada por uma das enfermeiras. Após retornar do coma, o paciente se lembrava exatamente de qual enfermeira a tinha removido e onde a dentadura estava guardada, com detalhes do seu atendimento — sendo que não existia atividade cerebral para isso.

Alguns estudiosos creditam esses fatos a erros durante os atendimentos nas emergências — talvez esses pacientes não estivessem realmente clinicamente mortos, pois as medições podem ter sido feitas de maneira indevida. Mas não existe nenhuma teoria que corrobore essa visão.

Uma outra visão

Existem alguns estudiosos, contudo, que preferem fugir das “respostas padrão” e pararam de negar a EQM. Eles partem do princípio de que essas pessoas realmente vivenciaram essas situações.

Para eles, a explicação é uma programação do cérebro, como uma maneira menos dolorosa de enfrentar a morte. Assim, nosso corpo passa a liberar um excesso de endorfinas, fazendo com que o momento seja menos estressante.

O que muda na vida das pessoas após uma EQM?

Muitas pessoas que passaram por uma EQM relataram que tiveram mudanças significativas em suas vidas. Vários modificaram até mesmo a forma de encararem a religião, tornando-a menos restritiva e doutrinária.

Ou seja, os que vivenciaram essas situações dizem que a experiência os ensinou que todas as religiões possuem uma visão interessante sobre a vida após a morte, e por isso eles passaram a adotar uma crença mais holística, afirmando que existe uma outra dimensão espiritual – sem se importar muito com a ideologia religiosa dela.

Outro fato frequente se associa à presença de um ser iluminado e de muita bondade que costuma aparecer ou acompanhar algumas pessoas nessa jornada. Os cristãos tendem a crer que é Jesus Cristo, os judeus afirmam ser Deus ou um anjo e para alguns é apenas a compaixão.

Essa descrição varia muito conforme o contexto cultural e a crença das pessoas, mas a descrição é muito similar em todas as partes do mundo.

Outro ponto sempre muito enumerado por quem vivenciou uma EQM é que eles perderam o medo da morte. Essas experiências também ajudam a confortar quem está vivenciando o luto, modificando a nossa consciência sobre o que é a vida e o que é a morte, dando a elas uma outra dimensão e significado.

Também foram relatados menores índices de tentativa de suicídio em pessoas que passaram por uma EQM – muitos relatam terem aprendido com a experiência e entenderam que, por mais difícil que seja o momento, a vida sempre terá um propósito.

De uma maneira geral, quem vivenciou esse momento costuma: não ter mais medo da morte, valorizar os pequenos detalhes do cotidiano, se preocupar mais com os outros e desenvolver a espiritualidade.

FILHO VOLTA DA MORTE E CONHECE IRMÃ ABORTADA

GAROTA DE 10 ANOS FOI AO PARAÍSO E VOLTOU

O CÉU É DE VERDADE – CASO REAL EM FILME

6 relatos impressionantes de experiências quase morte

Os relatos de experiência quase morte são variados e acontecem desde as décadas mais remotas. Separamos alguns interessantes, confira:

1. Lars Grael (1998)

Uma das EQMs mais conhecidas é do iatista e medalhista olímpico Lars Grael, no episódio fatídico em que ele acabou perdendo uma de suas pernas. O acidente ocorreu em Vitória, no Espírito Santo, quando seu barco foi atropelado por uma lancha.

Ainda na ambulância, Lars Grael sofreu a primeira de duas paradas cardíacas e foi nesse momento que ele relatou ter sentido uma paz enorme e ter levitado sobre o seu corpo. Ainda que a experiência tenha durado apenas alguns segundos, o iatista disse,m uma entrevista no programa Encontro, da TV Globo,  que teve a sensação de ter parado no tempo e desde então modificou a forma como encarava a vida.

2. Dr. Eben Alexander (2008)

Professor de Harvard, neurocirugião renomado e um cético arraigado, Dr. Eben viu tudo isso se transformar em 2008, quando ele acordou com dores de cabeça muito fortes e teve o diagnóstico de meningite bacteriana, considerada rara em adultos.

A bactéria foi bem agressiva e fez com que o Dr. Eben entrasse em coma. Depois de semanas sem modificação do quadro, os médicos davam seu caso como encerrado até que, milagrosamente, o Dr. Eben voltou a viver e relatou uma experiência incrível dos seus dias em coma, contando como foi parar no Paraíso.

O livro sobre a experiência

A vivência foi tão chocante que o médico escreveu um livro sobre a experiência. Nele, o Dr. Eben relata ter passado os seus dias sob nuvens rosadas e com a companhia de seres transparentes (que não eram nem anjos e nem pássaros).

Nesse período, ele não teve mais noção do tempo e sentiu como se estivesse no paraíso há anos, sem memória da sua vida terrena. Durante todo o tempo, o médico teve a companhia de uma mulher de olhos azuis. Dr. Eben, inclusive, relatou todos esses acontecimentos em uma entrevista ao Fantástico.

3. Colton Burpo (2003)

As experiências de quase morte podem acontecer com qualquer pessoa, até mesmo com crianças. Com apenas 4 anos, Colton Burpo teve de passar por uma cirurgia após uma crise de apendicite aguda. Durante a operação, a criança disse ter deixado o seu corpo e ter sido levado ao paraíso, onde teve contato com parentes falecidos e com um bebê abortado pela mãe, devido a uma gravidez não bem sucedida.

A experiência acabou sendo relatada no livro “O Céu é de Verdade”, escrito pelos seus pais e adaptado para o cinema.

4. Rita Isabel Rohr (1979)

A professora Rita Isabel Rohr também passou por uma EQM que aconteceu durante o parto da sua filha. Ela disse ter atravessado o túnel relatado por vários sobreviventes e então ter acessado um lugar bem diferente da Terra, onde não existia infelicidade.

Contudo, Rita foi proibida de permanecer nesse paraíso, com uma voz ordenando a sua volta para cuidar dos seus filhos. Depois disso, ela foi “sugada” de volta ao seu corpo.

5. Sharon Stone (2001)

A atriz Sharon Stone é conhecida mundialmente – e, aos 43 anos, ela vivenciou uma situação de quase morte durante uma cirurgia de um aneurisma, quando sofreu uma hemorragia cerebral.

Sharon Stone relatou em uma entrevista à revista Closer Weekly que, durante a operação, ela sentiu que ia morrer. Então, viu um imenso vórtex branco e muito forte. Nesse momento, apareceram amigos e pessoas próximas queridas e já falecidas.

Além disso, a atriz passou por uma jornada em lugares desconhecidos, em um momento muito rápido e marcante. E, logo depois disso, ela já estava de volta ao seu corpo.

Para ela, a EQM foi transformadora. Sharon relatou que, desde então, não tem mais medo da morte e acha que esse é um momento glorioso, uma sensação incrível de bem-estar e de que partiremos para um lugar seguro e próximo.

6. Elizabeth Taylor (1962)

A atriz Elizabeth Taylor também passou por uma EQM quando teve que se submeter à uma cirurgia nas costas, em 1962, e ficou cerca de 5 minutos morta. A situação foi relatada pela atriz em 1992, no programa da Oprah.

Ela contou que, durante esses momentos, sua alma se afastou do seu corpo e ela pode ver os médicos tentando reanimá-la. A atriz também disse ter se encontrado com seu primeiro marido Mike Todd, que morreu em um acidente de avião em 1958.

O marido falecido disse à ela para continuar lutando, porque ela ainda tinha que cumprir sua missão.

Como você viu, o tema EQM ainda é muito controverso e cheio de dúvidas. Enquanto para alguns essas experiências provam que existe vida após a morte, para outros elas são apenas frutos do nosso cérebro, nos ajudando a enfrentar um momento de muito estresse.

1 comentário em “SEIS EXPERIÊNCIAS IMPRESSIONANTES DE EQM”

  1. ronaldo silveira

    ronaldo silveira: sofri uma tentativa de homicidio, 8 tiros, um trasnpassou o coração, fiquei 4 dias fora, 90 dias hospital, passei por uma EQM, COM MUITAS variaçoes…..e ainda encontro fatos que vi do outro lado, uma experiencia transcedental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com