MORALISMO “POSITIVO” E MORALISMO NEGATIVO – AMBOS PATOLÓGICOS

MORALISMO “POSITIVO” E MORALISMO NEGATIVO – AMBOS PATOLÓGICOS

ANTES DE INICIARMOS, algumas citações:

o moralismo é imoral

Significado de Moralismo <https://www.dicio.com.br/moralismo/>

substantivo masculino

[Filosofia] Religião. Doutrina que afirma ser a moral um valor universal e necessário para a percepção da realidade, em detrimento dos demais valores.
[Por Extensão] Ação de manifestar, através das palavras e/ou ação, uma preocupação demasiada com questões de teor moral, geralmente, demonstrando juízo de valor ou preconceitos para com os demais; puritanismo.
Ética. Percepção da moral irrefletida que, separada do sentimento da moral, se baseia em considerações normativas e tradicionais, julgando uma situação a partir dessas considerações sem ter em atenção a complexidade de seus elementos constituintes.
Etimologia (origem da palavra moralismo). Moral + ismo.

Sinônimos de Moralismo
Moralismo é sinônimo de: puritanismo

Antônimos de Moralismo
Moralismo é o contrário de: amoralismo, imoralismo


Moralismo <https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/moralismo>

1. doutrina ou atitude de quem faz da moral um valor absoluto que se basta a si mesmo
2. FILOSOFIA doutrina que considera ser a dimensão moral o aspeto decisivo para a compreensão da realidade
3. RELIGIÃO doutrina segundo a qual os deveres morais (para consigo mesmo e para com os outros) prevalecem sobre os deveres religiosos (para com Deus)
4. pejorativo adesão rigorosa e formal a uma determinada moral
5. pejorativo tendência para avaliar de forma intransigente o comportamento dos outros segundo os seus próprios padrões morais.


Não deixe de ler artigos similares aqui no Consciencial:

MORAL, MORALISMO, JULGAMENTO, ÉTICA E COSMOÉTICA

O QUE É COSMOÉTICA


E finalmente iniciando, o moralismo é a ferramenta de quem:

  • Não tem a devida informação;
  • Não procura ou se interessa por ela;
  • Está focado em sua cultura social e/ou grupal limitante e territorial;
  • Tem preguiça de ler, estudar e se informar – por isso não tem argumentos;
  • E quando lê, não sabe interpretação de texto, distorcendo tudo a mera e reduzida opinião pessoal de seus próprios sub valores.

A informação te trás dados relevantes, estatísticas, ferramentas e componentes para uma ANÁLISE, e análise não é julgamento, não é moral, não é pessoal, não é achismo leigo. Tudo mundo tem sua opinião e acha alguma coisa, isso é livre e democrático, mas ter dados e informações para um debate mais justo, é outra coisa.

Quando se trabalha com informação, com esclarecimento consciencial, está-se sujeito a toda sorte de julgamentos. E onde há julgamento não há debate, ataca-se a pessoa (o inimigo de quem discordo) e não as ideias, afinal ideias contém informação e julgamento contém emoção, um opinião primária disfarçada de dono da razão.

O que denominei de MORALISMO POSITIVO também acontece, quando esses anônimos das redes sociais simpatizam com você, e cuja as suas desinformações e opiniões pessoais batem com que você escreveu ou veiculou. No entanto, apesar do apoio “moral” (o mais correto é apoio moralista e não moral), o simpatizante apenas concordou em seu achismo pessoa e não detém suas / minhas informações, vivência pessoal e experiência de vida, inclusive mediúnica e fora do corpo. Entendeu?

O moralismo positivo, é um ponto de referência de um exercício moralista que endossa (imoralmente kkk) um outro veiculador de informação.

O moralismo negativo, é o que vai contra a sua opinião, e moralistamente julga e condena, sua informação, pois o achismo dela é contrário a sua informação.

Ambos são achismo leigo, ambos são patológicos, pois opinião todos têm, mas bem poucos discernem diante de informações relevantes.

O que você achou?

Sobre o(a) autor(a)

Dalton Campos Roque - Formado em Engenharia Civil, pós-graduado em Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia e também em Educação em Valores Humanos. - Não sou pesquisador da consciência, nem de religiões ou afins, sou apenas um escritor intuído e poeta ingênuo e romântico, médium intuitivo e inspirado, anímico e mediúnico. - Não sou entendido e nem autoridade em nenhum assunto, nem evoluído ou melhor que ninguém, até pelo contrário. - Este site é apenas uma modesta tarefa de redenção consciencial e mais nada, serve para dar vazão o que me surge na mente e que "vaza" pelo coração. Aqui estão "esculpidos" todos os meus defeitos e limitações , sem mais aparências, enfeites ou rótulos, não sou nada e nem sei de nada. Sou o "Tio Dalton" de forma irreverente, bem humorado e brincalhão. Curto rock progressivo, rock pesado, música new age e músicas mais espirituais em geral, adoro filmes de ficção científica e ação, curto eletrônica, áudio, física e matemática, tomo muito café, como carne, estou negligente na leitura e na meditação além de muito preguiçoso. Sou simples, irreverente, caipira e "sinto muitas saudades do meu planeta". MEU SONHO É UNIR AS PESSOAS NUM ÚNICO PROPÓSITO DE EVOLUÇÃO CONSCIENCIAL e a transcender as vaidades pessoais e egoísmos materiais; (utopia factível se não fosse a "babaquice" das pessoas). - "Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso". ------------- DEIXE UM COMENTÁRIO EDUCADO, ELEGANTE E BEM ESCRITO, MOTIVE-NOS!! Não abuse, os comentários são moderados.

Deixe um comentário

Comentário (requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (requerido)
E-mail (requerido)