Questões:
1. “O futuro não nos muda, nós é que mudamos o futuro – livre arbítrio?”
2.“O futuro não é predeterminado, ele é relativamente pré-decidido pelo livre arbítrio.”
Como A mecânica quântica destruiu o “acaso” e o “destino” e realçou o LIVRE ARBÍTRIO?
3. O que é livre arbítrio para você? Como ele muda ou pre-decide o futuro?
Por acaso, esta entrevista por e-mail se deu durante a copa do mundo logo ao final do Brasil perder para a Alemanha de 5 x 0.
O entrevistada que nos responde com seu bom humor em tom de conversa amiga, é Mestre e Doutor e Pesquisador em matérias que não me recordo agora e pesquisador em Parapsicologia Fábio Eduardo da Silva, que já possui outros 3 artigos exclusivos concedidos a nosso site. Postaremos os 3 links ao final deste.
Fábio Eduardo da Silva – Professor nos Cursos Livres de Parapsicologia e Naturologia Aplicada das Faculdades Integradas “Espírita”. Responsável pelo Laboratório de Pesquisa Ganzfeld, dessa mesma instituição. Atualmente Professor e Coordenador na Uninter Paraná.
Por Professor Fábio,
O mínimo que sei da física quântica (lido em livros de pesquisadores psi e não de físicos) parece sugerir que as coisas são bem mais complexas do que podemos supor cientificamente.
As noções de tempo e espaço, de entrelaçamento, enfim. Um universo maluco para nossa lógica linear.Meu estudo do doc, trabalhei com a hipótese de o futuro afetar as decisões no presente, tanto quanto o passado.
Mas, tudo isto num nível não consciente (decisão consciente????). E, se isto estiver correto, não plantamos para colher, mas a colheita nos chama a plantar.
Então, onde está o livre arbítrio aí? Mérito?Trabalho consciente para crescimento espiritual?
Consciência, amigo, quanto a temos? Livres?
Se nem nossos pensamentos controlamos, sabemos de onde vem (mas confiamos neles, né? Ou não?).
Sem falar de nossas emoções, com base filogenética de milhões de anos… funcionando a revelia de nossa percepção e vontade… e mediando virtualmente tudo o que percebemos, avaliamos, memorizamos, interpretamos, decidimos, etc….Acho que estou meio depressivo com o resultado do jogo… se o Brasil estivesse vencendo escreveria outras coisas, rsrsrs. Compreende???
Então para finalizar, “sou um defensor da ignorância” e cabe a quem compreende a realidade, explicá-la, testar e evidenciar suas explicações. Claro, esta posição não é uma escolha consciente, possivelmente uma necessidade emocional, rsrsrs.
Gosto das suas corajosas perspectivas, mas, possivelmente estamos errados… porém, precisamos de explicações, a ignorância parece ser ante-evolutiva, um incômodo que nos deixa pouco adaptáveis.
Abraços
FESPS. Não comentei nada sobre espiritualidade, estados modificados, etc., capítulo a parte e mais complexo ainda, nesta estranha história.
Preferi ficar perto do chão (imaginário, é claro).
Não deixe de ler este curto artigo científico –
Outros 3 artigos do amigo e meio gênio Professor Fábio:
PESQUISA CIENTÍFICA EXPERIMENTAL
CONTEXTUALIZAÇÃO DA PARAPSICOLOGIA
DA METAPSÍQUICA A PARAPSICOLOGIA
Cursos e serviços – aproveite estes cursos e serviços para seu crescimento pessoal, consciencial e profissional. – Este é um texto de um autor, blog, site captado fora do Consciencial.Org e postado numa categoria específica chamada TERCEIROS, com as devidas referências, com endereço do autor e do URL da internet onde foi encontrado. Postamos textos que nos afinizamos que cremos agregar valor de conteúdo aos leitores, mas também fazemos contraponto de nós mesmos. Somos um site EDUCATIVO para CONSCIÊNCIA de uma nova era planetária e evitamos as tão em moda mistificações e mitificações da nova era ou new age. Abraços dos autores do Consciencial.Org – agradecemos sua visita e seus comentários. Ao comentar você concorda com nossos termos, assume e aceita receber nossos comunicados de ofertas, promoções e mensagens automaticamente. Se não concordar, não comente.