Dez Mandamentos para o Trabalho Espiritual – www.consciencial.org
NOTA: * Comentários de Dalton do Consciencial.org
1. Não se desconectar da matéria
O excesso de espiritualismo pode criar uma descompensação com graves prejuízos para a vida pessoal e material de uma pessoa.
A matéria é tão importante quanto o espírito; ambos são matizes, graus da mesma manifestação. Nenhum dos dois pode prevalecer sobre o outro.
Antídoto: Equilíbrio.
* Comentário: é que muita gente gosta de fugir e usa a “espiritualidade” como desculpa e justificativa para sua covardia evolutiva.
2. Não despertar os poderes antes da consciência
Os poderes estão a serviço da consciência. Não é preciso buscá-los; quando chega o momento, eles surgem naturalmente.
Buscar o poder antes do saber é inverter a ordem natural do processo. Para que sirvam a consciência, os poderes devem ser doados a partir de algo além de nossa vontade.
Antídoto: Eqüanimidade.
* Comentário: Os poderes parapsíquicos ou paranormais também chamados de Siddhis.
3. Não fixar-se em pessoas em vez de em suas informações
Você não monta uma casa em um túnel.
Ele é só um meio para se chegar até ela..
Quem depende de um mestre volta à infância psicólogica. Em um processo de iniciação ou terapêutico isso pode ser necessário, mas somente como uma fase a superar, e não como um estado onde parar.
Antídotos: Discernimento e Moderação.
* Comentário: as pessoas são inseguras e fugidias, muitas vezes usam algum mestre ou referência espiritual transferindo a responsabilidade consciencial evolutiva que é delas para esses.
4. Não sentir excesso de autoconfiança
Quem se crê autosuficiente é uma presa fácil para os agentes do engano e não raro se vê envolvido por eles.
Quem crê demais na própria capacidade está fadado a equivocar-se.
Antídoto: Desconfiar de Si Mesmo.
* Comentário: Excesso de autoconfiança trona a pessoa intransigente e arrogante, revertendo tudo que ela acha que é e sabe em efeito contrário a sua evolução consciencial. Conheci um desses em Foz do Iguaçu, PR
5. Não sentir-se superior
Nunca julgue que a própria linha de trabalho é superior às demais.
Essa superioridade é a antítese do esoterismo, que afirma justamente a onipresença da consciência em todos os seres e caminhos.
Essa postura desconecta uma pessoa das autênticas correntes da consciência amplificada, e é o ponto de partida para a via negra.
Antídoto: Equidade.
* Comentário: é o velho vício chamado “sou dono da verdade” dissimulado em vários tipos de falácias sofisticadas e rebuscadas, o velho sentimento multimilenar de “estou salvo, vocês vão para o inferno”, “sou evoluído, vocês são a escória inferior”, etc.
6. Não deixar-se levar por impulsos messiânicos
A vontade de salvar os demais é uma armadilha fatal.
Sua tela de fundo é a vaidade e a insegurança.
Essa fobia paranóica rompe com os canais de conexão com o mestre interior, bloqueia o processo de autoconhecimento e lança a espiritualidade numa espiral involuta, além de inibir o direito ao “livre-arbítrio de cada um”.
Antídoto: Confiança na Existência.
* Comentário: É um sentimento misturado, algo bom dentro da pessoa misturado com vaidade e arrogância. É também uma fuga, há pessoas que procuram as as “obras grandes” de fora, para fugir da “grande obra” de dentro do coração, pois é mais fácil fazer caridade alisando o próprio ego, que transformar a intimidade consciencial de si mesmo em amor através da humildade lúcida e madura.
7. Não tomar medidas inconsequentes
O entusiasmo pode levar uma pessoa a romper com seu círculo profissional e familiar sem necessidade.
Com o “fluir” ou o “fechar os olhos e saltar” — axiomas que só deveriam ser usados em situações muito especiais —, os mais entusiasmados do mundo esotérico incentivam os recém-chegados a se arrebentarem logo na largada.
Antídoto: Responsabilidade Serena.
* Comentário: entusiasmo ou euforia sem discernimento é carregar uma bomba nas mãos, é uma falsa felicidade, pois a felicidade não é constituída de rompantes, mas de serenidade contínua sem emoções densas. Não basta boa intenção, é preciso muito estudo, trabalho com discernimento consciencial operoso.
8. Não agir com demasiada rigidez
Encantada com as novas informações que lhe ampliam a consciência, uma pessoa pode-se tornar intolerante.
Ela tem a tentação de impor sua forma de pensar e seus modelos de conduta aos demais.
Limitando sua capacidade de ver a partir de outras perspectivas, ela perde o acréscimo de consciência que havia conquistado.
Antídoto: Tolerância e Relaxamento.
* Comentário: nem tanto ao mar e nem tanto a terra, o “Caminho do Meio” de Buda é sábio. A maioria da humanidade é simplesmente negligente quanto a espiritualidade íntima, crendo que para tal basta ir a missa / centro / terreiro toda semana, orar poucas vezes por semana, dar uma esmola porcaria aqui e ali, e há o oposto, gente radical e rígida que se torna chato, burro e intolerante, andando mais para trás do que para frente. É a turma negligente do oba-oba, contra a turma radical intransigente, melhor ficar no meio e discernir o contexto.
9. Não se dispersar
Estudar ou praticar demasiadas coisas ao mesmo tempo sem aprofundar-se em nenhuma delas leva a uma falsa sensação de saber.
Nessa atitude, pode-se passar uma vida inteira andando em círculos, enquanto se faz passar por um sábio.
Antídoto: Concentração.
* Comentário: É preciso um equilíbrio entre o que “entra” na mente-coração e o que sai dela. Não é possível, por exemplo, apenas aprender ou apenas ensinar, devemos praticar os dois. Não basta ficar cego apenas estudando numa linha evolutiva sem visão de conjunto, é preciso uma experiência maior. É evitável conhecimentos gerais de internet (Youtube e Facebook) e a praga da New Age mistificadora e enganadora milagreira, mas preferível ler, ler e ler livros e fazer cursos mais específicos e sair da preguiça mental. Deixar de aplicar dinheiro apenas em roupa nova e gastar (investir) com conhecimento maduro. É bom também sair da teoria e aplicar o que acredita-se que aprende, senão não aprendeu.
10. Não abusar
Manipuladas, as informações espirituais servem de álibis ou justificativas convincentes para os piores atavismos.
Usar essas informações para fins muito particulares é um crime.
Ninguém profana impunemente o que pertence a todos.
Antídoto: Retidão e Integridade.
Equilíbrio, eqüanimidade, discernimento e moderação, eqüidade, tolerância e relaxamento, confiança na existência, responsabilidade serena, desconfiança de si mesmo, concentração, retidão e integridade são a grande proteção daquele que se aventura pelo mundo espiritual e esotérico. Por outro lado, quem se assegura dessas qualidades pode fazer o que quiser nesse campo que estará sempre num bom caminho.
* Comentário: o conhecimento espiritualista consciencial também pode ser usado para justificar toda sorte (azar kkk) de descasos, fugas e preguiças do ser humano. Também pode ser usado para manipular gente ingênua que não percebe. A internet New Age está repleta disso.
AUTOR Fabio Fittipaldi, comentado por Dalton C. Roque (adorei o texto!)
www.consciencial.org
www.consciencial.com.br
www.facebook.com/consciencial
Cursos e serviços – aproveite estes cursos e serviços para seu crescimento pessoal, consciencial e profissional. – Este é um texto de um autor, blog, site captado fora do Consciencial.Org e postado numa categoria específica chamada TERCEIROS, com as devidas referências, com endereço do autor e do URL da internet onde foi encontrado. Postamos textos que nos afinizamos que cremos agregar valor de conteúdo aos leitores, mas também fazemos contraponto de nós mesmos. Somos um site EDUCATIVO para CONSCIÊNCIA de uma nova era planetária e evitamos as tão em moda mistificações e mitificações da nova era ou new age. Abraços dos autores do Consciencial.Org – agradecemos sua visita e seus comentários. Ao comentar você concorda com nossos termos, assume e aceita receber nossos comunicados de ofertas, promoções e mensagens automaticamente. Se não concordar, não comente.
Excelente o texto. Parabéns.Somos gratos pelo compartilhamento, o qual sem dúvida, nos ajuda acessar o primeiro de grau da “Escada de Jacó”.Muita paz. 12.10.19-C.Lafaiete MG
Obrigado Rogério!!!!!