A conduta padrão é a comum, é a considerada “correta” pela cultura que a vivencia.
A conduta exceção, é como o próprio nome diz, uma exceção, que por ser assim, contraria ou diverge de alguma forma da conduta padrão.
Ex.: heterossexualismo é a conduta padrão e homossexualismo a conduta exceção. Aqui é apenas exemplo, não fazemos qualquer juízo moral ou de valor, até porquê aqui não temos preconceitos moralistas das religiões atrasadas.
Às vezes este refrão – CONDUTA PADRÃO X CONDUTA EXCEÇÃO – é cantado da mesma forma como as religiões que ditam “o que é” e “o que não é pecado”. Muito mais do que uma regra em qualquer contexto, vale o discernimento.
Ex: “a tarefa da consolação é exceção e a tarefa do esclarecimento é a conduta padrão”.
A coisa não é tão reducionista e simplória assim! Ser contra ou favor, é ou não é, não são posturas e posições inteligentes. O que vale é o discernimento de contexto que saberá conjugar as duas ao invés de marcar com um “x” numa e excluir a outra.
Os paradoxos são complexos e abstratos, as contradições são simples e concretas.

Dalton é escritor, poeta, cronista, contista, jornalista do astral, médium e humorista incorrigível da consciência. Sente saudade de seu planeta em Sírius B e espera com ansiedade o “resgate” pelo planeta Chupão. Brinca: “Não quero ficar com os ‘evoluídos’.” Autor de dezenas de obras independentes — cinco sobre informática, uma sobre autopublicação e o restante sobre espiritualidade e consciência, sem religião. Engenheiro Civil, pós-graduado em Educação em Valores Humanos (Sathya Sai Baba) e Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia.
Como costuma dizer: “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.”
E um lembrete: todo texto, crítica ou alerta que escreve serve, antes de tudo, para ele mesmo.
Livros impressos – https://livros.consciencial.org
E-books – https://ebook.consciencial.org/
Cursos e práticas – https://cursos.consciencial.org
Autopublicação – https://seulivropublicado.com.br
Ao comentar, você aceita nossos comunicados e ofertas conforme a LGPD. Se não concordar, não comente.