Krishna – no hinduísmo, é um avatar ou manifestação de Brâma, Vishnu e Shiva, os três nomes da divindade semelhantes ao Pai, Filho e Espírito Santo cristãos. Considerado o oitavo avatar de Vishnu. É uma das divindades mais cultuadas em toda a Índia possivelmente por ser o interlocutor de Arjuna no Bhagavad-Gitā e pelas comunidade Hare Krishna de seus seguidores. FOI O PRIMEIRO AVATAR A FALAR DE DHARMA – A Missão de Vida, A Missão da Alma, etc. Avatar significa enviado de Deus, Cristo foi um Avatar no ocidente. Krishna é uma das divindades mais cultuadas em toda a Índia possivelmente por ser o interlocutor de Arjuna no Bhagavad-Gitā e pelas comunidade Hare Krishna de seus seguidores. Krishna é muitas vezes descrito e retratado como uma criança comendo manteiga, um jovem rapaz tocando uma flauta como no Bhagavata Purana, ou como um ancião que dá direção e orientação como no Bhagavad Gita. As histórias de Krishna aparecem em várias tradições filosóficas e teológicas hindus que o retratam de vários modos: um deus-criança, um brincalhão, um modelo de amante, um herói divino e o Ser Supremo. As escrituras principais que discutem a história de Krishna são o Mahabharata, o Harivamsa, o Bhagavata Purana e o Vishnu Purana.
Krishna ou Críxena – no hinduísmo, é um avatar ou manifestação de Brahma, Vishnu e Shiva, os três nomes da divindade. Considerado o oitavo avatar de Vishnu, é uma das divindades mais cultuadas em toda a Índia, possivelmente por ser o interlocutor de Arjuna no Bhagavad-Gitā e pela comunidade Hare Krishna de seus seguidores.
Krishna é muitas vezes descrito e retratado como uma criança comendo manteiga, um jovem rapaz tocando uma flauta como no Bhagavata Purana ou como um ancião que dá direção e orientação como no Bhagavad Gita. As histórias de Krishna aparecem em várias tradições filosóficas e teológicas hindus que o retratam de vários modos: um deus-criança, um brincalhão, um modelo de amante, um herói divino e o Ser Supremo. As escrituras principais que discutem a história de Krishna são o Mahabharata, o Harivamsa, o Bhagavata Purana e o Vishnu Purana.
« Voltar ao índice do glossário