do sânscrito, prana – a força vital; a energia – no contexto iogue é a estrela espiritual, manifestação do plano divino (ou seja, significa uma técnica iogue de concentração no olho espiritual. Consiste na
visualização de uma estrela energética dentro de um círculo azul, que, por sua vez, está situado dentro de outro círculo amarelo dourado. Isso é visualizado no ponto energético entre as sobrancelhas – próximo ao ajña chacra, o chacra frontal). Essa técnica foi ensinada por Krishna a Arjuna – e também é ensinada pelo sábio espiritual Vyasa. A estrela prânica também pode ser visualizada em qualquer um dos chacras principais, com destaque para o chacra cardíaco.
Estrela Prânica – serve para uma técnica iogue de concentração no olho espiritual.
Obs.: Olho espiritual – centro energético situado entre as sobrancelhas; também é chamado de “Kutastha” (“O mais elevado”). É o ponto exato de convergência dos nádis; topo dos nádis. A região entre os olhos é conhecida esotericamente como “Sva-Netra” (Olho de Shiva), Kuthasta (O ponto mais elevado), ou Trikuti (Região interciliar). Esse ponto é onde juntam-se os nádis ida e pingala (condutos sutis de transporte de energia pelo sistema), na raiz do nariz, entre os olhos. Daí, ser chamado de olho espiritual.
« Voltar ao índice do glossário