Para mim, este modesto autor, sempre houve uma sutil distinção entre o sentido dos dois termos: paradoxo e contradição. Popularmente e até entre meus amigos cultos e letrados, não notei tal distinção, eles também utilizam estes dois termos como sinônimos exatos.
Vamos pesquisar nos dicionários da web para observarmos o que consta no senso comum.
Segundo dicionário Google em parceria com Oxford Languages
Paradoxo –
- pensamento, proposição ou argumento que contraria os princípios básicos e gerais que costumam orientar o pensamento humano, ou desafia a opinião consabida, a crença ordinária e compartilhada pela maioria.
- aparente falta de nexo ou de lógica; contradição.
- dito, procedimento ou atitude oposta ao que se dissera ou adotara anteriormente.
- falta de nexo ou de lógica; incoerência, discrepância.
Segundo a Wikipedia
Paradoxo –
- Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é “o oposto do que alguém pensa ser a verdade”. A identificação de um paradoxo baseado em conceitos aparentemente simples e racionais tem, por vezes, auxiliado significativamente o progresso da ciência, filosofia e matemática.
- Na lógica clássica, uma contradição consiste numa incompatibilidade lógica entre duas ou mais proposições. Isso ocorre quando as proposições, tomadas em conjunto, geram conclusões que formam inversões lógicas, geralmente opostas uma da outra. Ilustrando uma tendência geral na lógica aplicada, a lei de Aristóteles da não-contradição afirma que “Não se pode dizer de algo que é e que não é no mesmo sentido e, ao mesmo tempo.”
Interpretando o texto do dicionário Google, realmente não notamos significativa diferença entre CONTRADIÇÃO e PARADOXO, praticamente o mesmo sentido.
Já na interpretação da Wikipédia de PARADOXO é exatamente o que chamo de FALÁCIA ou SOFISMA. Falácia é uma intensão de enganar, usando uma lógica aparente e escondendo outra errada. A CONTRADIÇÃO na Wikipédia não trás novidades, é algo que contraria algo frontalmente.
Para mim, uma contradição é algo incoerente, algo irracional e ponto. No entanto, o paradoxo, possui uma aparência de contradição, mas contém uma lógica por detrás, oculta em sutilezas de camadas mais profundas que exige mais argúcia na observação. A contradição se anula, o paradoxo se complementa. A contradição sempre está e estará errada, o paradoxo, se bem montado a partir de observações corretas e uma linguística inteligente revelará num só olhar os dois lados de “aparente contradição” da mesma moeda. O paradoxo é o que a Física Quãntica chama de superposição, quando uma partícula ainda não está sendo observada e possui dois estados diferentes ao mesmo tempo.
Abraços.

Dalton é escritor, poeta, cronista, contista, jornalista do astral, médium e humorista incorrigível da consciência. Sente saudade de seu planeta em Sírius B e espera com ansiedade o “resgate” pelo planeta Chupão. Brinca: “Não quero ficar com os ‘evoluídos’.” Autor de dezenas de obras independentes — cinco sobre informática, uma sobre autopublicação e o restante sobre espiritualidade e consciência, sem religião. Engenheiro Civil, pós-graduado em Educação em Valores Humanos (Sathya Sai Baba) e Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia.
Como costuma dizer: “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.”
E um lembrete: todo texto, crítica ou alerta que escreve serve, antes de tudo, para ele mesmo.
Livros impressos – https://livros.consciencial.org
E-books – https://ebook.consciencial.org/
Cursos e práticas – https://cursos.consciencial.org
Autopublicação – https://seulivropublicado.com.br
Ao comentar, você aceita nossos comunicados e ofertas conforme a LGPD. Se não concordar, não comente.