O termo “Experiência de Quase Morte” – EQM – refere-se a um conjunto de vivências íntimas PSI, visões, percepções e sensações desencadeadas a situações de morte iminente, sendo as mais divulgadas a projeção da consciência (também chamada de “projeção astral”, “experiência fora do corpo”, “desdobramento espiritual”, “emancipação da alma”, etc.), o “efeito túnel” e a “sensação de serenidade”.
Esses fenômenos são normalmente relatados após o indivíduo ter sido pronunciado clinicamente morto ou muito perto da morte, daí a denominação “EQM”. O termo “experiência de quase morte” (em francês, “expérience de mort imminente”), foi proposto pelo psicólogo e epistemólogo francês Victor Egger em 1896 em “Le moi des mourants” como resultado das discussões no final século XIX entre filósofos e psicólogos, relativamente às histórias de escaladores sobre a revisão panorâmica da vida durante quedas.
O interesse popular pelas EQMs se iniciou devido principalmente ao trabalho do psiquiatra e parapsicólogo norte-americano Raymond Moody em seu best seller Vida Depois da Vida (1975). Muito se estuda sobre as experiências de quase morte mas não é aceito como prova científica e nem há consenso, pelo falido Paradigma Cartesiano Newtoniao, que limitado, não reconhece o suficiente as evidências e significados desses fenômenos.
Em geral parapsicólogos e espiritualistas, e mesmo alguns médicos e cientistas, interpretam as experiências como provas ou evidências do dualismo mente-cérebro e da vida após a morte. Por outro lado, muitos outros médicos e cientistas apontam as EQMs como tendo características de alucinações, sendo esta a explicação genérica e cientificamente mais acieta pelos mecanicistas. No entanto, há vários casos de céticos, ateus, cientistas, que antes eram radicais em suas posturas mecanicistas, mas por acaso vivenciaram um EQM mudando de opinião, o que reforça, que a experiência pessoal é AUTOCONVINCENTE e inefável, ou seja, impossível de ser explicada por teorias e palavras, apenas se vivenciada. É objeto de estudo da ciência parapsicologia,
Em 1978 foi fundada a International Association for Near-Death Studies (Associação Internacional de Estudos do Quase-Morte) nos EUA. A associação e a maior parte da literatura científica sobre o tema utilizam a “near-death experience scale” (“escala de experiência de quase morte”), método criado pelo psiquiatra e parapsicólogo Bruce Greyson para determinar as EQMs legítimas, no entanto, é impossível legitimar o que não se vivenciou, senda a escala, apenas uma pseudo medida empírica e conceitual.
Em 1982, uma pesquisa do Instituto Gallup apontou que cerca de 8 milhões de norte-americanos já tinham passado pela experiência de quase morte. Até 2005, haviam sido documentadas menções a EQM em 95% das culturas do mundo, comprovando ser um fenômeno antural e universal.Um dos mais antigos registros de EQM está contido na obra “A República” (Livro X) de Platão.
O espiritualismo universalista científico, mais maduro, mais preparado e mais avançado vem lenta e tenuemente reperspectivando a integração CIÊNCIA-ESPIRITUALIDADE a partir da construção de um novo paradigma – o paradigma consciencial. Este paradigma não abandona o anterior, porém não se limita no mecanicismo cego, insípido, limitado e reducionista. Mantém sua lógica e racionalidade, mas leva em consideração os pensamentos, os sentimentos e as energias não visíveis da humanidade e dos elementos em derredor.
Desejamos, nós do Sensibilização Consciencial, estender este debate de forma serena e mais madura, através do diálogo entre pesquisadores deste tema e correlatos, como: viagem astral, clarividência, telecinesia, etc, sem ceticismo e materialismo reducionistas cegos, sem dogmas e crenças de forma a preparar, abrir os caminhos para uma nova era, uma nova humanidade, as crianças índigo, crianças cristal e novos pesquisadores que vêm surgindo no planeta. Torcemos por uma expansão de consciência gradual, firme, equânime, uma escanção sadia sem firulas, sem fórmulas mágicas e com discernimento.
Não deixe de ler estes artigos que são correlatos: e mais abaixo outros documentários.
Ao fim postamos um filme antigo de muito sucesso na época que foi baseado em fatos reais de EQM: Salvo pela luz.
Cientista cético, materialista e ateu se converte após EQM
Morreu retornou e curou-se de câncer terminal
Ensaio para a morte Super Interessantes
https://www.youtube.com/watch?v=LdZgW8939So
https://www.youtube.com/watch?v=MEQClUnWE-M
Filme Salvo pela luz

Dalton é escritor, poeta, cronista, contista, jornalista do astral, médium e humorista incorrigível da consciência. Sente uma saudade imensa de seu planeta em Sírius B e está ansioso para ser “puxado” pelo planeta Chupão. Ele alega com bom humor: “Não quero ficar com os ‘evoluídos’.” Autor de dezenas de obras independentes, sendo 5 sobre informática, uma sobre autopublicação, humor, música, o resto sobre sobre espiritualidade e consciência, mas sem religião. Engenheiro Civil, pós-graduado em Educação em Valores Humanos (inspirado em Sathya Sai Baba) e Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia. E, como ele sempre diz: “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.”
Livros impressos – https://livros.consciencial.org
E-books – https://ebook.consciencial.org/
Cursos, áudios, meditações, práticas – https://cursos.consciencial.org
Seu livro publicado – https://seulivropublicado.com.br
Ao comentar em qualquer post, você concorda com nossos termos, assume e aceita receber nossos comunicados de ofertas, promoções e mensagens automaticamente. Se não concordar, não comente, respeitamos a LGPD. ***
Sou Dalton Campos Roque, um autor singular no cenário contemporâneo da literatura espiritualista brasileira. Com uma produção prolífica e refinada, reúno mais de três dezenas de obras publicadas de maneira completamente independente, sem recorrer a editoras comerciais, demonstrando domínio integral sobre todos os processos editoriais: da escrita à diagramação, da capa à ficha catalográfica, do ISBN ao marketing. Cada título que crio carrega a marca da minha autenticidade, dedicação e compromisso com a elevação consciencial do leitor.
Sou engenheiro de formação e escritor por vocação, e transito com maestria entre o rigor técnico e a liberdade poética da alma. Meu estilo é direto, sem rodeios, porém profundo, articulando com clareza conceitos complexos de espiritualidade, filosofia, física teórica e consciência, sempre com viés universalista e linguagem acessível, sem ceder à superficialidade ou ao sensacionalismo.
Dotado de sólida bagagem espiritualista e parapsíquica, vivenciei intensamente os bastidores da mediunidade, da apometria, da bioenergia, da projeção da consciência e da cosmoética, tornando-me uma referência singular no que denomino paradigma consciencial. Meus textos, ainda que muitas vezes escritos em tom de crônica, conto ou sátira, jamais se afastam de uma ética elevada, de uma busca sincera pela verdade e de uma missão clara: esclarecer, despertar e provocar a reflexão interior.