Antes de tudo temos que definir o que é Apometria e o que é doutrina espírita, observar convergências, paralelos e divergências.
Sabemos que existem vários pontos de vista para os mesmos conceitos e definições, há perspectivas intransigentes e bitoladas e há perspectiva mais abertas, flexíveis, inteligentes e universalistas.
Se admitirmos utilizar uma ciência matemática chamada ESTATÍSTICA ao comportamento humano e supormos (hipótese) que 50% da humanidade tem um grau severo de fanatismo, então, cientificamente (na mesma hipótese) concluiremos que 50% de qualquer grupo humano é fanático. Vamos explicar.
Sob este ponto de vista, se pegarmos a torcida do time Flamengo – RJ, iremos concluir que 50% será fanática (por nossa hipótese didática), se pegarmos os ateus de todo Brasil, 50% deles serão fanáticos, se analisarmos os evangélicos diversos de todo o Brasil, dentro da mesma hipótese didática, 50% deles serão fanáticos. Isso se repetirá em qualquer grupo ou linha evolutiva: 50% dos espíritas serão fanáticos, 50% dos mórmons serão fanáticos, 50% dos dentistas serão fanáticos, e assim por diante. Entenda que é uma hipótese, um faz de conta didático para melhor entendimento do argumento.
Tal média (sempre apenas em exemplo), em 50% de qualquer grupo, será fanático, será uma média relativa ou média variável em pequena fração. Este valor de 50% é chutado, é um empirismo didático para poder explicar o raciocínio ao leitor. Eu, sinceramente, acredito que 95% da humanidade planetária (onde me incluo) é fanático em algum assunto, nível ou condição. Alguns são na política, outros na filosofia, outros nos esportes, outros no ceticismo / ateísmo, outros no capitalismo, outros na adoração por chocolate, outros no áudio (audiófilos – geralmente uns radicais), outros em cinema nerd, outros em comida (vegetarianismo, veganismo, carnivorismo, viver de luz, etc), outros em sexo, outros em drogas lícitas ou ilícitas, outros em moda, outros em julgar as pessoas, outros em achismo, e a lista não tem fim…
A Doutrina Espírita
Explicada a primeira parte, vamos a doutrina espírita. Precisamos começar esclarecendo um erro comum que já está amplamente disseminado que é chamar de “espiritismo kardecista”, ou, “kardecismo”, ou, “espiritismo de mesa branca” e seus correlatos. SÃO EXPRESSÕES ABSURDAMENTE ERRADAS!
Doutrina espírita é o estudo dos espíritos (ou desencarnados), seu habitat, seu relacionamento com os encarnados, os processos do carma, da reencarnação e da evolução espiritual. É a mesma definição da conscienciologia.
Mesmo não sendo reconhecido como ciência (o espiritismo atual 2020), seu compilador Allan Kardec dizia que o espiritismo se apóia no tripé: ciência, filosofia e religião. Eu sei que Isaac Newton que desenvolveu a Física Clássica resultou no que hoje chamamos de Física Newtoniana, eu sei que Waldo Vieira compilou a Conscienciologia e resultou no que chama-se de “Conscienciologia Waldista” (ou waldiana) e a mesma coisa aconteceu com o espiritismo, ao usar-se a expressão “espiritismo kardecista”.
Essas visões e cacoetes são produtos do ego coletivo humano que precisa e prioriza mais o mito (a figura do criador) que o conhecimento decorrente em si, prioriza mais o louvor ao personalismo, que a prática da reforma íntima ou reciclagem intraconsciencial, prioriza mais o sentimento de vaidade grupuscular exclusivista que a maxifraternidade universal inclusivista.
A figura do(s) criador(es), no caso, Allan Kardec e Waldo Vieira, que não passaram de compiladores de um conhecimento são louvadas, as vezes, acima do conhecimento que geraram. Compilar é organizar, ordenar, enumerar, sistematizar, explicar, adicionar perspectivas novas, o que NÃO DIMINUI seus méritos e competências.
Mas quando se afirma que há um “espiritismo kardecista”, automaticamente está dizendo que existe um “espiritismo não-kardecista”. Se a primeira definição está extremamente errada, a sua simétrica também o está.
Se você comparar os primeiros automóveis inventados com os atuais, você é obrigado a concordar que houve melhorias, houve aperfeiçoamentos, mesmo que tenham criado também um excesso de firulas e enfeites desnecessários (chama-se de tuning – nota: fanáticos por carros – kkk). O mesmo acontece com qualquer área e setor do conhecimento, da filosofia, da religião, da ciência, seja conhecimento científico e cartesiano, seja conhecimento espiritualista, transcendental e consciencial – mesmo que insiram firulas em seus meios, como tanto se faz hoje na Apometria.
Os primeiros compiladores, os pioneiros deram apenas o ponta-pé inicial, o resto cabe e caberá as gerações seguintes. Este é o processo natural de evolução das ciências e da consciência que o próprio espiritismo e a conscienciologia pregam.
Todas as religiões desejam fazer o bem (apesar de que atualmente há alguns grupos de religiões neopentecostais) que pregam o ódio abertamente e fazem o mal (2020) por questões de interesses financeiros de seus líderes, que não querem a concorrência das religiões afro brasileiras que vem crescendo bastante e fazem lavagem cerebral de seus fieis e tornam o ódio numa conduta oficial e institucionalizada), mas as religiões de forma geral são positivas e ainda há outras linhas de caridade e fraternidade para ajudarem o semelhante e não apenas tais religiões, como a Apometria, por exemplo.
A medicina nada tem a ver com espiritismo ou com a religião católica, p. ex., mas pode ser utilizada para auxiliar o próximo. Assim também é a Apometria, ela está mais ligada a área da terapia holística e da medicina transcendental e pode ser usada como ferramenta para ajudar o próximo, embora, como no mesmo caso do aperfeiçoamento dos automóveis na linha do tempo, eles tenham ganho certos adornos e firulas dispensáveis, assim também acontece hoje com a Apometria, até que melhore seu nível de lucidez e discernimento consciencial.
Sempre digo que não importa se a Apometria é ou não espírita, isso é disputa intelectual por doutores de doutrina e não atinge a quem encosta a barriga no balcão para efetuar a caridade.
O espiritismo pode e deve usar: medicina, Reiki, cromoterapia, Apometria, homeopatia, florais, e tudo que possa para AJUDAR AS PESSOAS, pois é isso que importa. Além do mais tudo evolui, tudo se expande, se amplia e se aperfeiçoa, como no caso do exemplo da evolução do automóvel. E a doutrina espírita e a doutrina conscienciológica não podem permanecer travadas nos círculos de dentro – alusão a nossa imagem esquemática anterior dos círculos.
A Apometria no espiritismo, como sugere nosso título é uma ferramenta poderosa para quitação de carma no atacado grupal e auxiliar na evolução da consciência. É maxifraternidade pura para resgate de almas nos umbrais e assistência espiritual a encarnados com suas obsessões.
Mas qual é a afinidade do espiritismo e da umbanda com a Apometria?
É que não deve se exercer a Apometria sem mediunidade, sem a presença de ao menos um médium, mas de preferência 3 médiuns ao menos (leia outros artigos nosso explicando isto), e essas religiões são bastante práticas e estudiosas na mediunidade e na fraternidade, assim, pode-se associar bem facilmente, uma ferramenta a outra para auxiliar o próximo.
Em breve lançaremos o “Anexo 1 – Apometria Universal”, fique de olho.
Será um pequeno trabalho a parte, um aditivo ao conteúdo do livro APOMETRIA UNIVERSAL já lançado.
Dalton é escritor, poeta, cronista, contista, jornalista do astral, médium e humorista incorrigível da consciência. Sente uma saudade imensa de seu planeta em Sírius B e está ansioso para ser “puxado” pelo planeta Chupão. Ele alega com bom humor: “Não quero ficar com os ‘evoluídos’.” Autor de 41 obras independentes, sendo 5 sobre informática e 36 sobre espiritualidade e consciência, mas sem religião. Engenheiro Civil, pós-graduado em Educação em Valores Humanos (inspirado em Sathya Sai Baba) e Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia. E, como ele sempre diz: “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.”
Livros impressos – https://livros.consciencial.org
E-books – https://ebook.consciencial.org/
Cursos, áudios, meditações, práticas – https://cursos.consciencial.org
Seu livro publicado – https://seulivropublicado.com.br
Ao comentar em qualquer post, você concorda com nossos termos, assume e aceita receber nossos comunicados de ofertas, promoções e mensagens automaticamente. Se não concordar, não comente, respeitamos a LGPD.