a. Ego – Embora o ego já tenha sido explicado pelo conceito da Psicanálise de Freud, muitas pessoas costumam utilizá-lo com uma conotação diversa. Geralmente no meio espiritualista, espírita ou religiosa a expressão ego se refere aos defeitos, a sombra, ao lado ruim do indivíduo, materialista e vaidoso. É costume dizer ego da vaidade, ego do orgulho, ego da preguiça – tudo isso pode ser generalizado na simples expressão ego, em referência a alguma pessoa e a seus defeitos. No entanto, há correntes da Psicologia que vêem o ego como o lado positivo e bem adaptado a sociedade e contexto de vida, procurando uma terapia a fim de reforçá-lo. Mas entendam, são conceitos apenas, na essência os conteúdos abstratos são os mesmos, embora as referências, termos, expressões e sentidos sejam diversas.
b. Self – Enquanto o ego é o eu menor, o Self é o eu maior, mais essencial, expandido, mais elevado, puro e divino. É o ponto central da personalidade, em torno do qual todos os outros sistemas se organizam, formando constelações. Ele sustenta a união desses sistemas, e fornece unidade, equilíbrio e estabilidade à personalidade. Equivale à expressão consciência utilizada nos meios espiritualistas. Também chamado de Eu Sou, Cristo Interno, Eu Superior, Mestre In-terno, Mestre Interior, Centelha Divina, Princípio Divino. Esse conceito (Self) foi desenvolvido por Carl Gustav Jung.
c. Alma – Princípio imaterial ou metafísico da vida que transcende a matéria, mais utilizado pelas religiões e por filosofias. Equivale à expressão consciência, utilizada por espiritualistas. No espiritismo alma significa o espírito encarnado (ser humano).
d. Espírito – Embora a expressão “espírito”, no sentido vulgar, possa representar a ideia ou “sopro” de algo mais etéreo e fugaz (exemplo: “Hoje estou com espírito de um poeta.”), também pode ser interpretado como “fantasma”, no sentido de uma aparição. Nos meios espiritualistas, de forma geral, serve de sinônimo de corpo astral, consciência desencarnada, consciência extrafísica ou como consciex (na Conscienciologia – contração da expressão consciência extrafísica). Já para os espíritas significa o mesmo que Consciência (também na Conscienciologia), no sentido de essência.
e. Consciência – Nas ciências ortodoxas e convencionais é apenas um estado normal de percepção já explicado. Para estes é assim: se estou consciente percebo, detecto e reparo, senão, é porque estou inconsciente ou menos consciente, portanto não reparo, nem detecto. Para os espiritualistas, como já dissemos, é o mesmo que o eu mais profundo, íntimo, essencial, superior, divino, Self, essência muito além da forma, da matéria ou mesmo da energia. A energia não tem vontade própria, não organiza a si mesma e isso serve para todo tipo de energia, até onde se sabe hoje. Com isso, podemos afirmar que deve haver algo ou alguém que manipula, organiza e utiliza a energia em seus mais variados aspectos. A essa entidade chamamos consciência que é o mesmo ente que o Espiritismo chama de Espírito.
Abraços de Paz, Amor e Luz,
Dalton Campos Roque e Andréa Lúcia da Silva
Utilize nossos textos a vontade, mas cite a fonte e o site – www.consciencial.org – e nunca cite o e-mail. Obrigado.
Gostou desse artigo? Então compartilhe, alguém pode estar precisando desse esclarecimento.
Ah, deixe seu comentário, isso pode me ajudar a criar outros conteúdos.
E ainda vote nas estrelas lá embaixo, obrigado!
Dalton é escritor, poeta, cronista, contista, jornalista do astral, médium e humorista incorrigível da consciência. Sente uma saudade imensa de seu planeta em Sírius B e está ansioso para ser “puxado” pelo planeta Chupão. Ele alega com bom humor: “Não quero ficar com os ‘evoluídos’.” Autor de 41 obras independentes, sendo 5 sobre informática e 36 sobre espiritualidade e consciência, mas sem religião. Engenheiro Civil, pós-graduado em Educação em Valores Humanos (inspirado em Sathya Sai Baba) e Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia. E, como ele sempre diz: “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.”
Livros impressos – https://livros.consciencial.org
E-books – https://ebook.consciencial.org/
Cursos, áudios, meditações, práticas – https://cursos.consciencial.org
Seu livro publicado – https://seulivropublicado.com.br
Ao comentar em qualquer post, você concorda com nossos termos, assume e aceita receber nossos comunicados de ofertas, promoções e mensagens automaticamente. Se não concordar, não comente, respeitamos a LGPD.
Amei!!!!! Realmente acredito que você é uma dessas pessoas escolhidas por Deus e a Espiritualidade maior para nos instruir e auxiliarmos na busca da descoberta de nós mesmos, e assim tentar realizar nossas curas com muito vontade e amor. Obrigada!!
Não exagere kkk. Abraços!
Oi Tio Dalton! Gostei do jeito leve de contar sua perspectiva nesse planeta e o mais legal é que ser engenheiro é só um detalhe, deve ter te ajudado a construir sua casa! Hehehe. Foi um prazer passar por essa breve explicação que a mim faz muito sentido! Obrigado pelo seu trabalho e seja sempre a luz brincalhona que és! Namastê
Obrigado Adrina, sem bom-humor eu não teria chegado aqui com tudo que passei. Suas palavras são um incentivo para mim, obrigado!!!!!
Muito bom o seu artigo. Contudo, a definição de alma segundo o Espiritismo não se esgota nesta mencionada. Vide Item 139 de O livro dos Espíritos , em que Kardec comenta o item 134 citado. E ainda: O que é o Espiritismo cap. II item 14; O Livro dos Espíritos Q. 141; Gênese cap. XIV tem 5; Revista Espírita de janeiro de 1866 artigo “O Espiritismo tem lugar na filosofia e nos conhecimentos usuais”.
Obrigado Janete! Eu acho que até preciso melhorar esse artigo, já estudei e amadureci muito depois disso, mas não ando animado a atualizar o site, estou trabalhando numa série de livros novos que consomem tempo e energia. Obrigado!
Sem delongas, espírito e espírito. Não é o mesmo que coisa nenhuma que se queira dizer. Quem não sabe o que é espírito e realmente queira aprender, fora de achismos, leia o Livro dos Espiritos.
Saia da caixinha espírita ortodoxo e vá ler mais para aprender.
Existem conceitos e conceitos, jargões e jargões, não é só o seu que existe.
Excelente texto, claro e esclarecedor. Obrigada
Obrigado, Dalton
não temos espírito. Somos espírito. Espirito e Self são sinônimos. Jung o criou o termo para não confundir com aqueles já existentes. Uma abordagem mais precisa vc encontra no livro Psicologia do Espírito de Adenauer Novaes. Os livros da Joanna de Angelis são bons, porém requer um conhecimento mínimo de psicologia Junguiana.
Já alma é o espírito encarnado. Alma vem de ânima, que significa animar, dar vida. Conforme a filosofia/crença o espírito no mundo astral também é chamado de alma, visto que o astral é um plano bastante denso. Espíritos ainda ligados/presos a materia tem corpo semimaterial bastante denso. É o que espíritas chama de perispírito.
Obrigado por esclarecer Eder!
Seja bem vindo.
Dalton