Método de Análise da Competência de um Espiritualista
Sabemos que a mediunidade natural tem se ampliado muito lentamente ao longo das gerações, conforme o plano divino. No entanto, com o esvaziamento de grande parte dos bolsões umbralinos profundos, houve e haverá ainda mais levas de espíritos reencarnando continuamente, oriundas desses umbrais, para seus testes reencarnatórios finais. Esses espíritos precisam sopesar suas frequências fundamentais para determinar se permanecerão no orbe ou serão degredados.
Essas massas reencarnadas, que estão tão próximas a nós como parentes e colegas em todos os nichos sociais, sujam e pesam o psiquismo da Terra. Isso dificulta as percepções mediúnicas e as captações parapsíquicas anímicas. Esse ambiente acaba funcionando como um filtro que exige uma mediunidade mais apurada e mais clara, pois essas massas psíquicas são utilizadas como ferramentas de delírio e alucinação coletiva trazendo as distorções imaginativas que observamos no oceano de web atualmente. Médiuns ainda incipientes misturam suas imaginações com suas obsessões e carências humanas, sendo usados pelas trevas para promover a desinformação espiritualista e os modismos terapêuticos.
O ambiente online está repleto de conteúdos místicos, muitos dos quais são mais fruto de criatividade e imaginação do que de discernimento e percepção psíquica ou parapsíquica. Muitas dessas pessoas possuem mediunidade incipiente e não têm projeção astral lúcida em planos superiores. Por conta de suas questões íntimas e carências diversas, acabam por delirar e inventar histórias sobre seres espirituais, mestres de luz, anjos, e conceitos quânticos e celestiais que são absurdos e demonstram extrema ignorância.
É lamentável apontar essas observações, mas enquanto poucos tentam criar informações lúcidas, responsáveis e corretas, há uma profusão de pseudo canalizadores de sirianos, arcturianos e outros ETs, com discursos vazios e evasivos sobre “frequências”, “dimensões” e uma infinidade de tolices. Há muitos que, sem qualquer inibição, se aproveitam de um pouco de mediunidade para perceber camadas superficiais da espiritualidade, mas que na verdade estão motivados por carências emocionais, pelas obsessões e pelo desejo de aparecer e se autovalidar, em termos de fama, status e comércio ($).
Há um público ingênuo, com pouca cultura e má vontade em estudar e desenvolver o intelecto, que busca um milagre rápido, um atalho evolutivo, uma notícia impressionante, um caso misterioso e uma cura terceirizada. Muitas vezes, seria melhor que essas pessoas recorressem à medicina e a psicologia convencionais, mesmo que seja materialista e muitas vezes limitadas, pois entre dois males, o menor deve ser escolhido.
Esses espiritualistas comprometem o trabalho dos bons terapeutas, médiuns, projetores astrais, escritores e curadores, que acabam se perdendo em meio a uma população de delirantes irresponsáveis que, mesmo com boa vontade, só prejudicam a capacidade de cura e autocura das pessoas.
Diante disso, você pode se perguntar: “Quem é você, Dalton? Será que não é apenas mais um desses que critica os outros por inveja?” Essa é uma pergunta justa e compreensível. Por isso escrevi este texto, mais como um raciocínio, para que você possa avaliar por si mesmo se aqueles que você segue e acredita que sejam idôneos ou apenas loucos delirantes obsidiados.
Sou uma pessoa preocupada com o bem-estar alheio, e é por isso que produzo conteúdo responsável, digno e idôneo. O que proponho é um método educativo para que as pessoas possam, sozinhas ou em grupo, avaliar tanto meu trabalho quanto o de outros espiritualistas. Dessa forma, mantenho minha dignidade e neutralidade, e deixo que o senso crítico do leitor prevaleça.
A seguir, apresento uma lista de tópicos que servirão como ponto de partida para a análise daqueles que possuem um mínimo de cultura, QI, paciência para pesquisa e discernimento espiritualista. Essa lista não influenciará os fanáticos, pois esses já estão presos às suas crenças.
Basicamente temos que observar no espiritualista a ser analisado: qualidade, profundidade, abrangência, linguagem, ética, clareza, didática, transparência, prática, dharma, passado, caminho de vida, a honestidade, o equilíbrio, os pés no chão, a capacidade de entender a ciência, a capacidade de integrar ciência com espiritualidade, os pares, os seguidores, etc.
Abaixo segue a lista de17 fatores relativos e complexos a serem analisados, no entanto, após a lista contemporizo minhas colocações com melhores perspectivas, aceitando o lado positivo de tudo isto:
1. Avaliação dos Frutos (gestação consciencial):
– Qualidade e profundidade dos frutos publicados: Cursos, vídeos, áudios, humor, despreconceito, universalismo em livros, artigos, e outras publicações, avaliando a clareza, profundidade e a qualidade das informações. Claro, a clareza de sua análise depende de sua cultura e discernimento em quase tudo. Avalie também a diversidade dos frutos: é abrangente ou é apenas uma área? É profundo ou fica apenas em circunlóquio e evasivas? Conclui o pensamento ou é prolixo? Repete o comum ou tem conteúdo original? Exemplo de falas velhas chavões repetidos: “a vibração está aumentando”; “o velho tem que ser jogado fora”; “estamos indo para 5ª dimensão”; “estou canalizando os mestres ascensos”; “faça a pergunta que quiser que os mestres vão responder por mim”; “excesso de portais disso e daquilo”; “a meditação esdrúxula do não sei o quê”, etc. – Note que está muito em moda misturar as coisas, fazer salada mística e inventar termos novos para tentar fazer parecer que é novo. Sim, neologismos são aceitos (holopensene, grupokarma, complexo bioenergético, etc.) e até necessários e eu os uso, mas esta coisa de misturar termos: holístico, akashico, quântico, celestial, já cansou. Esta coisa de inventar oração para tudo, que resolvem tudo, isto é de um desrespeito infinito aos seres humanos.
– Qual o impacto positivo das obras do espiritualista em análise nas vidas das pessoas?
Verifique como os ensinamentos afetaram positivamente a vida das pessoas (https://consciencial.org/depoimentos/), através de mudanças comportamentais, emocionais ou espirituais. Isto não é fácil, pois o efeito placebo (3 efeitos que ocorrem em todas as terapias) nos revela, nas redes sociais, que até chá de pedra britada cura câncer em um único gole. Tem gente que se apaixona pela simpatia e magnetismo pessoal do espiritualista / influencer, mas isto não significa competência ou conteúdo, afinal todas as seitas tem uma pessoa dessa natureza que é o epicentro da seita. Esta simpatia não é análise, ela é instinto cego emocional seduzido. Cuidado com a Lei dos Semelhantes.
2. Validação pelos Pares:
– Confirmação por outros espiritualistas respeitáveis: Busque a validação de outros especialistas reconhecidos na mesma área de atuação para confirmar a autenticidade e profundidade dos conhecimentos. Veja os parceiros e compare o alinhamento médio de seus conhecimentos. Verifique se o espiritualista em questão, por exemplo, fez prefácios ou apresentações em obras de outros, verifique se ele também recebeu prefácios de espiritualistas respeitáveis.
3. Histórico de Contribuições:
– Consistência e evolução dos ensinamentos ao longo do tempo: Avalie a trajetória da pessoa, observando a coerência e a evolução dos seus ensinamentos e contribuições. Quando surgiu na web? Quando lançou seu primeiro site / blog / trabalho? Surgiu há pouco tempo dizendo do anda que está recebendo os mestres de tal? Quantas obras tem? quais são?
4. Avaliação da Prática Pessoal:
– Coerência entre ensinamentos e prática pessoal: Verifique como a pessoa aplica seus próprios ensinamentos na vida cotidiana, observando a congruência entre teoria e prática. utilize a técnica de que quanto mais a pessoa se expõe nas redes sociais, mais infeliz ela é, tentando se autoafirmar. O espiritualista efetua práticas espirituais diárias? Faz meditação diária? Faz exteriorização de energias diárias? Doa suas energias para o mundo? Tal espiritualista sente seus chacras? Vê e ouve espíritos? Tem clarividência e clariaudiência? Experimentou quais fenômenos parapsíquicos? Projeta ectoplasma? Sai do corpo consciente? Pratica Passe no Escuro? Faz Tenepes? Faz Culto no Lar (mesmo com outros nomes0? Lê muito? Escreve muito? Tem provas para mostrar dessas coisas?
5. Impacto Comunitário:
– Avaliação de projetos comunitários e mudanças de mentalidade: Considere o impacto tangível e intangível do trabalho da pessoa nos meios espiritualistas e além, incluindo projetos e iniciativas de transformação social. Se ela doa o conhecimento que tem em forma de algum trabalho voluntário ou se doa o próprio conhecimento de graça, pelo menos em parte. Nota: delírios e alucinações não são conhecimento, são obsessão e desinformação.
6. Feedback de Estudantes e Seguidores:
– Análise de testemunhos e relatos pessoais: Colete e analise feedback de pessoas que foram diretamente impactadas pelos ensinamentos, obtendo insights sobre a eficácia e autenticidade dos mesmos.
7. Análise de Coerência:
– Consistência interna dos ensinamentos: Avalie a coerência lógica e a consistência interna dos conceitos e ideias apresentados. Compare com outros médiuns, projetores astrais, escritores da mesma linha para avaliar seus conteúdos. Faça uma média.
8. Diversidade de Fontes:
– Integração de insights de várias tradições e disciplinas: Verifique se o conhecimento integra contribuições de diferentes tradições espirituais, disciplinas e linhas evolutivas. Se o espiritualista usa a ciência o tanto quanto pode ou se inventa termos novos delirantes, se vale de evasivas e termos abertos que não explicam nada (circunlóquios).
9. Métodos de Pesquisa e Inovação:
– Envolvimento em métodos de pesquisa inovadores: Considere se a pessoa está contribuindo com novas ideias e práticas através de métodos de pesquisa espiritual inovadores. Será que ela não está apenas copiando os textos e falas de outros e dando seu toque ou delírio pessoal?
10. Transparência e Honestidade:
– Avaliação da transparência sobre capacidades e limitações: Observe a honestidade da pessoa sobre suas capacidades e limitações, evitando exageros ou falsificações.
11. Frutos do Trabalho:
– Livros, e-books, cursos, textos, vídeos: Avalie a produção de conteúdo e a qualidade desse material. Tal avaliação exige conhecimento amplo.
12. Trabalho Voluntário e Doação:
– Engajamento em atividades voluntárias: Verifique se a pessoa está envolvida em atividades de doação e trabalho voluntário. Alguns doam a consolação, outros doam o esclarecimento.
13. Parceiros e Colaboradores:
– Parcerias com outros espiritualistas respeitáveis: Considere a qualidade das parcerias e associações da pessoa com outros profissionais do mesmo campo.
14. Referências de Conhecimento:
– Obras de referência e influências: Avalie as referências de conhecimento da pessoa, como as obras de autores e mestres reconhecidos na área. Em quais obras e referências tal espiritualista está ancorado?
15. Histórico Pessoal:
– Histórias parapsíquicas, mediúnicas e projetivas: Estude o histórico pessoal da pessoa, observando experiências parapsíquicas, mediúnicas e projetivas desde o berço. Faz projeções desde os 15 anos? Apresenta telepatia desde os 9? Exsuda ectoplasma espontaneamente desde os 12? Vê espíritos desde os 20? Incorporou aos 3 anos de idade?
16. Alinhamento com Outros Espiritualistas:
– Comparação com conhecimentos de outros espiritualistas idôneos: Compare o conhecimento da pessoa com outros espiritualistas respeitáveis, verificando pontos de alinhamento e discrepâncias. Um pouco de discrepância é absolutamente natural em todos os espiritualistas sem exceção, mas absurdos são um contrassenso claro. Um problema grave cabe aqui, é que há muitos espiritualistas bem afinados, mas afinados em seus delírios místicos e não no bom senso. É preciso muita cultura, leitura e intuição para clarear este ponto.
17. Formas de expressão
Avalie se o espiritualista utiliza indevidamente termos científicos na tentativa de validar suas expressões ou se emprega jargões técnicos excessivamente complexos para conferir uma sensação de superioridade ao seu discurso. Também é importante observar se há um uso inadequado e excessivo das técnicas de copywriting, que se popularizaram na web, especialmente no YouTube e em sites de notícias. Essas técnicas, quando mal aplicadas, podem distorcer a mensagem e comprometer a autenticidade da comunicação.
Implementação Prática
Para implementar este método de análise de forma eficaz, você pode criar um questionário detalhado, planilha ou uma lista de verificação abrangente que inclua todos os critérios acima. Utilize este instrumento para avaliar sistematicamente o conhecimento espiritualista de qualquer pessoa, garantindo uma análise rigorosa e confiável.
Além disso, considere formar um painel de especialistas de linhas diferentes, todos espirituais para auxiliar na validação pelos pares e na análise de coerência, assegurando que a avaliação seja realizada de maneira objetiva e imparcial.
Considerações sobre o Método de Análise da Competência de um Espiritualista
Entendo a preocupação com a integridade e autenticidade no campo espiritualista, especialmente diante do aumento de informações questionáveis e práticas duvidosas que permeiam o ambiente online. Abaixo estão algumas considerações que amenizam a “dureza” do rigoroso senso crítico, equilibrando-o com uma abordagem emocional e lógica.
1. Acelerando a Maturidade Espiritual
Embora a mediunidade natural tenha se expandido lentamente, o esvaziamento dos bolsões umbralinos traz uma nova oportunidade para muitos espíritos reencarnarem e concluírem seus testes reencarnatórios. Este influxo de almas, muitas oriundas de ambientes espirituais densos, introduz desafios significativos ao psiquismo da Terra. No entanto, isso também proporciona um campo fértil para o desenvolvimento de médiuns mais apurados. Esse ambiente, embora conturbado, pode ser visto como um catalisador para um crescimento espiritual acelerado, onde os espiritualistas são desafiados a aprimorar suas habilidades e discernimento.
2. Valorização da Originalidade e Autenticidade
Reconhecemos a presença de conteúdos místicos que podem ser fruto de imaginação mais do que de verdadeira percepção psíquica. Entretanto, é essencial valorizar os esforços de muitos que, mesmo em seus estágios iniciais, buscam genuinamente compreender e explorar sua espiritualidade. É crucial incentivar a originalidade e autenticidade, promovendo um ambiente onde se possa errar e aprender, sem medo de críticas severas. A crítica construtiva deve ser o objetivo, ajudando esses indivíduos a crescer e amadurecer em sua jornada espiritual.
3. Desenvolvimento de uma Educação Espiritual
A necessidade de uma mediunidade mais clara e precisa sugere a importância de desenvolver programas educativos robustos. Esses programas devem focar na formação integral dos espiritualistas, combinando teoria e prática, e promovendo uma compreensão profunda das responsabilidades e desafios associados à mediunidade. A educação espiritual deve ser acessível e inclusiva, permitindo que todos, independentemente de seu estágio atual, possam aprender e evoluir.
4. Empatia e Compreensão
Muitas pessoas que se envolvem em práticas espiritualistas o fazem movidas por suas próprias carências emocionais e desejos de validação. Embora isso possa levar a delírios e desinformação, é importante abordar essas questões com empatia. O rigor crítico é necessário, mas deve ser equilibrado com uma compreensão das dificuldades e vulnerabilidades humanas. O apoio emocional e a orientação são essenciais para ajudar esses indivíduos a encontrar um caminho mais autêntico e significativo em sua prática espiritual.
5. Incentivo à Pesquisa e Inovação
A criatividade e a inovação são aspectos fundamentais do progresso espiritual. Embora alguns possam se perder em fantasias, outros podem estar na vanguarda de novas descobertas e compreensões espirituais. É importante criar um ambiente que incentive a pesquisa e a inovação, ao mesmo tempo que mantém um compromisso com a autenticidade e a validade. A ciência espiritual deve ser rigorosa, mas também aberta a novas possibilidades e insights.
6. Construção de Comunidades de Apoio
A construção de comunidades de apoio pode ser uma ferramenta poderosa para o crescimento espiritual. Essas comunidades devem ser espaços onde os espiritualistas possam compartilhar suas experiências, aprender uns com os outros e receber feedback construtivo. A validação pelos pares é crucial, mas deve ser feita de forma que promova o crescimento mútuo e o respeito pelas diversas trajetórias espirituais.
7. Comunicação Clara e Responsável
A clareza e a responsabilidade na comunicação são fundamentais para evitar a disseminação de desinformação. Espiritualistas devem ser encorajados a comunicar suas experiências e ensinamentos de maneira clara e acessível, evitando jargões confusos e termos vazios. A transparência sobre as próprias limitações e a disposição para aprender e evoluir são sinais de maturidade e integridade espiritual.
Conclusão
O rigoroso senso crítico aplicado aos espiritualistas é vital para manter a integridade e autenticidade no campo espiritual. No entanto, esse rigor deve ser equilibrado com empatia, compreensão e apoio construtivo. A educação contínua, a valorização da originalidade, o incentivo à pesquisa e inovação, e a construção de comunidades de apoio são essenciais para criar um ambiente onde todos possam crescer e evoluir espiritualmente. Dessa forma, podemos promover uma prática espiritual autêntica e significativa, capaz de transformar vidas de maneira positiva e duradoura.
Tenho outros tantos artigos e raciocínios que complementam e expandem este tema complexo:
AS MADIÇÕES ARCTURIANAS E SIRIANAS NO ORBE TERRA – https://consciencial.org/apometria-espiritismo/as-maldicoes-arcturianas-e-sirianas-no-orbe-terra/
PONTOS FUNDAMENTAIS DA LIMPEZA DE KARMA – https://consciencial.org/apometria-espiritismo/pontos-fundamentais-da-limpeza-da-karma/
A MELHOR EVANGELIZAÇÃO É O ESTUDO DO KARMA E SUAS LEIS – https://consciencial.org/autoajuda/a-melhor-evangelizacao-e-o-estudo-do-karma-e-suas-leis/
10 ATITUDES LÚCIDAS PARA LIMPAR SEU KARMA – https://consciencial.org/autoajuda/10-atitudes-lucidas-para-limpar-seu-karma/
DESMASCARANDO FALSAS LIMPEZAS KÁRMICAS – https://consciencial.org/autoajuda/desmascarando-falsas-limpezas-karmicas-um-guia-para-pessoas-inteligentes-da-era-de-aquario/
9 ABSURDOS DA LIMPEZA DE KARMA – https://consciencial.org/autoajuda/9-absurdos-da-limpeza-de-karma-que-voce-precisa-evitar/
5 CARACTERÍSTICAS QUE AS ALMAS EVOLUÍDAS POSSUEM – https://consciencial.org/apometria-espiritismo/5-caracteristicas-basicas-que-as-almas-mais-evoluidas-possuem/
10 SINAIS QUE SUGEREM QUE VOCÊ É UMA ALMA ANTIGA – https://consciencial.org/apometria-espiritismo/10-sinais-que-sugerem-que-voce-e-uma-alma-antiga/
CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE, MODISMO OU VERDADE – https://consciencial.org/ciencia-espiritualidade/ciencia-e-espiritualidade-modismo-ou-verdade/
A LÓGICA E A REFUTAÇÃO – UM MERGULHO NAS PROFUNDEZAS DO PENSAMENTO – https://consciencial.org/gotas-de-saber/a-logica-e-a-refutacao-um-mergulho-nas-profundezas-do-pensamento/
A JORNADA DA CONSCIÊNCIA, MENSAGEM INICIÁTICA – https://consciencial.org/gotas-de-saber/a-jornada-da-consciencia-uma-mensagem-iniciatica/
Dalton Campos Roque –
Dalton é escritor, poeta, cronista, contista, jornalista do astral, médium e humorista incorrigível da consciência. Sente uma saudade imensa de seu planeta em Sírius B e está ansioso para ser “puxado” pelo planeta Chupão. Ele alega com bom humor: “Não quero ficar com os ‘evoluídos’.” Autor de 41 obras independentes, sendo 5 sobre informática e 36 sobre espiritualidade e consciência, mas sem religião. Engenheiro Civil, pós-graduado em Educação em Valores Humanos (inspirado em Sathya Sai Baba) e Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia. E, como ele sempre diz: “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando mais preciso.”
Livros impressos – https://livros.consciencial.org
E-books – https://ebook.consciencial.org/
Cursos, áudios, meditações, práticas – https://cursos.consciencial.org
Seu livro publicado – https://seulivropublicado.com.br
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