holossoma VEÍCULOS DE MANIFESTAÇÃO DA CONSCIÊNCIA OU CORPOS SUTIS

O QUE SÃO VEÍCULOS DE MANIFESTAÇÃO DA CONSCIÊNCIA

Temos vários corpos, onde o mais denso e conhecido é o corpo físico. Permeando este corpo, temos o duplo etérico (que embora por muitos chamado de corpo energético[1] ou bioenergético é apenas um apêndice do corpo físico – duplo etérico), em seguida permeando aos anteriores o psicossoma ou corpo astral e a seguir também permeando todos os anteriores o corpo mental ou mentalsoma.

O duplo etérico (energossoma) liga o corpo físico ao perispírito (psicossoma ou corpo emocional), que é uma cópia exata do físico, mas habitando uma dimensão[2] (nível de densidade) superior e mais sutil. O corpo emocional, corpo astral ou psicossoma, é interligado ao físico também pelo duplo etérico. Este corpo é vulgarmente chamado de espírito, pois quando o ser humano desencarna, ele perde o corpo físico e o duplo etérico (com ressalvas, leia item sobre existência trancada[3]), só restando o psicossoma (corpo emocional ou espírito).

Acima do psicossoma e numa “dimensão” (densidade) mais sutil ainda temos o corpo mental ou mentalsoma. Este é interligado ao psicossoma através do cordão de ouro[4], e o psicossoma é interligado ao físico através do cordão de prata, que é um feixe de filamentos bioenergéticos. O cordão de outro é metafórico e não existe de fato.

O corpo mental (Teosofia) também é denominado mentalsoma (Conscienciologia), manomayakosha (Vedanta) ou corpo dos pensamentos simplesmente.

Na verdade, podemos considerar que possuímos outros corpos. Esta separação é meramente didática. Se você for estudar a [5]Teosofia e o Budismo, irá descobrir que eles descrevem outros corpos. O que houve foi uma simplificação didática para poder explicar com mais facilidade aos interessados na matéria aqui no ocidente. O conjunto de todos os nossos corpos ou veículos de manifestação da consciência chama-se holossoma. A lógica indica que possuímos diversos corpos cada um mais sutil que o anterior numa escala infinita.

[1] O Duplo Etérico não pode ser considerado corpo, pois não porta a consciência em momento ou situação nenhuma.

[2] Apesar de nossa nova sugestão, por motivos didáticos temos que sempre fazer as duas referências, a antiga e a nova, sob pena de não haver bom entendimento do leitor.

[3] São pessoas que na última desencarnação, devido a uma vida densa, não conseguiram se livrar do duplo etérico, que ficou aderido ao psicossoma e ao reencarnarem nesta vida possuem baixo nível de lucidez consciencial.

[4] Não de fato, mas apenas didaticamente.

[5] Livro O Homem Visível e Invisível – C. W. Leadbeater, Ed. Pensamento.

2 comentários em “O QUE SÃO VEÍCULOS DE MANIFESTAÇÃO DA CONSCIÊNCIA”

    1. Olá.
      Para constatar apenas por projeção astral consciente e pesquisa extrafísica.
      Para deduzir, terá que ser com estudo, leitura e pesquisa bibliográfica para chegar a universalidade do conhecimento que é uma estatísitca das experiência de terceiros.
      Paz e Luz,
      Dalton

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com