MÁQUINAS DE MEDITAR-

MÁQUINAS DE MEDITAR – EU TENHO UMA – OUTRAS EXPLICAÇÕES APROFUNDADAS

Há ainda uma outra possibilidade de que poucos conhecem, um equipamento que ajuda a relaxar ou óculos de meditação chamado Dreamer, uma invenção Belga. Ele funciona, mas é caro, sensível demais, desconfortável, exige uma posição bem cômoda e o programa de meditação é longo demais ocupando 40 minutos. Além do mais é contra indicado para epiléticos e portadores de disritmias.

Algumas empresas já criaram salas anti-estresse e meditação em câmaras de relaxamento em colchões de água dentro de cápsulas especiais com a utilização do Dreamer. Um investimento absurdamente caro com um custo benefício bem questionável do que o sistema de meditação natural. Eu falo por experiência própria e não baseado em “achismos” teóricos.

Mas no mínimo este aparelho, o Dreamer, que foi fabricado baseando-se em pesquisas científicas na Europa, vem corroborar os benefícios da meditação. Elas são frutos de técnicas e recentes descobertas em neurobiologia. O Dreamer é um sintetizador de ondas cerebrais e é justamente aí que atua a meditação: no ciclo das ondas cerebrais.

Foi inventado em 1970 por um neuropsiquiatra da Califórnia, e vem sendo utilizado nos EUA, Japão e Europa por profissionais do meio médico e até em SPAs. As bases científicas em que foram construídas este polêmico aparelho e que utilizo para endossar os resultados positivos da meditação são estes descritos a seguir.



Ritmo Cerebral

As ondas beta representam a vigília física comum, são as ondas de atenção e aprendizado e a recepção de informações, a mente fica acordada e atenta ao mundo exterior. Estas estão intimamente ligadas aos estados de estresse que gera o cortisol, ACTH, etc. O relaxamento é um estado mental bem distante deste e sabe-se que favorece ao aumento dos hormônios de prazer (as endorfinas) e ao aumento da defesa orgânica (imunidade). A freqüência de operação beta está em torno dos 13 a 20 ciclos por segundo ou hz.


As ondas alfa correspondem a um estado de relaxamento mental e muscular ou repouso. A calma, a paz e a tranqüilidade é o estado de consciência experimentado neste intervalo de freqüências: 8 a 13 hz.


As ondas theta são comumente experimentadas por crianças, artistas e pessoas criativas. É o estado de consciência que caracteriza a meditação profunda, da visualização criativa, da inspiração, intuição e receptividade a novas informações. É experimentado maior acesso as informações do inconsciente e de recordações antigas. Estas ondas se caracterizam por 3 a 7 hertz.

As ondas delta caracterizam o sono profundo, são amplas e lentas, possuem freqüências de 1 a 3 hz.



Sincronicidade das Ondas Cerebrais

Além de terem sido descobertos estes fatores fisiológicos, o EEG – Eletro Encéfalo Grama detecta as regiões cerebrais onde elas são predominantes. Na realidade um mapa do cérebro de um meditante ou usuário do Dreamer no programa meditação, revela as regiões do cérebro onde estas freqüências se distinguem.

Isto quer dizer que um cérebro emite várias freqüências diferentes em regiões distintas ao mesmo tempo. Além do mais, temos 2 hemisférios cerebrais, onde as emissões destas ondas se distinguem. E o fabricante do Dreamer, através do uso do aparelho, promete sincronizar as ondas cerebrais nos dois hemisférios, otimizando os resultados esperados, ou seja, eficiência e melhora na qualidade de vida do usuário. Estes mesmos argumentos eu re-utilizo para aplicar aos efeitos da meditação.

Isto tudo me recorda dos professores da MT – Meditação Transcendental, que já pratiquei. Eles citam os mesmos argumentos do fabricante do Dreamer, citando fontes de pesquisas próprias que parecem sérias.

Só que a linguagem deles é outra. Onde o Dreamer cita sincronia, eles (a MT) citam coerência das ondas cerebrais. E vão um pouco além, eles argumentam que um meditante avançado consegue gerar todos os 4 intervalos de ondas cerebrais ao mesmo tempo, abrindo possibilidades e habilidades mentais e de saúde de forma bem ampla.

É importante eu citar duas fontes distintas de pesquisa, técnica e conhecimentos tão diferentes e distantes, que se reforçam reciprocamente, fortalecendo os resultados das pesquisas sobre meditação.

As pesquisas dos criadores do Dreamer, segundo consta em seu manual, “apenas um comprimido de tranquilizante, terá o efeito visível no EEG durante alguns meses depois de ingerido”.


Hipótese das Neosinapses

Existe também uma teoria do médico e pesquisador Waldo Vieira, que diz que as mudanças de comportamento do ser humano para melhor, criam novas sinapses, exposição esta descrita por minhas palavras. Desta forma associo esta provável teoria aos bons resultados da meditação, ou seja, a medida que o praticante prossegue meditando, irá melhorar, e melhorando estará criando novas sinapses, melhorando o intercâmbio de seus neurônios cerebrais.


Benefícios

Os principais benefícios confirmados são: Aumento da produtividade e da performance e satisfação no trabalho; Melhor trabalho em equipe; Melhor relacionamento interpessoal; Redução do absenteísmo por doença; Redução nos índices de acidente de trabalho; Ambiente de trabalho mais harmonioso;

Melhor saúde com redução dos fatores de risco de doenças relacionadas ao stress como: ansiedade, hipertensão arterial, insônia etc; Redução no abuso de drogas, álcool e cigarros; Redução dos custos com assistência médica : 56% de redução em hospitalizações; Aumento do potencial mental: maior criatividade, melhor memória e capacidade de aprendizado, maior capacidade para resolver problemas e tomar decisões.

Estudos mostram que o nível de relaxamento durante a meditação é de 6 a 8 vezes maior que durante o sono, o consumo de oxigênio pode diminuir em até 60%, diminuindo a produção de cortisol (um dos hormônios do estresse).


Restrições

Contudo a meditação não faz milagres e nem é panacéia universal, como solução única para todos os problemas. Ela se apresenta como um coadjuvante poderoso, que exige disciplina, força de vontade para conseguir produzir efeitos a curto, médio e longo prazo.

De qualquer forma, força por força e disciplina por disciplina, a meditação é como uma alavanca que se utiliza para mover uma pedra pesada. Com pouco esforço eu movo a pedra se souber utilizar a alavanca, ou seja, o custo-benefício é muito vantajoso.

Alguns níveis de comportamento excessivamente mórbido e negativo merecem um tratamento especial diferenciado, mas mesmo assim a meditação como técnica simples, natural, sem contra indicações, ajuda a todos QUE DESEJAM AUMENTAR seu nível de felicidade e produtividade, pois não é possível ajudar quem não deseja ser ajudado.


Sugestões

Algumas pessoas sensíveis demais, devem começar a meditar devagar, pois a ampliação das percepções sensoriais e extrasensoriais (parapsíquicas) e o paralelo desconhecimento dos mesmos, pode gerar visões de luzes, auras, formas geométricas, sombras, vultos, etc.

Na verdade nada de negativo ou ruim, mas a ignorância, no sentido de não se conhecer, pode gerar medo na pessoa. Outros com distúrbios psiquiátricos e/ou psicológicos como Síndrome do Pânico e Depressão devem meditar sempre acompanhados. Acredita-se que mais de 10% da humanidade sofra de depressão.

Pessoas com sensibilidade espiritual muito aberta podem manifestar idéias, pensamentos, sentimentos, expressões e comportamentos estranhos diferentes de sua conduta cotidiana, porém isto é muito raro.

Há ainda aqueles que progridem tanto na meditação que param por medo do autoconhecimento. Não é todo mundo que deseja crescer e se dispõe a um auto-enfrentamento. Um sujeito destes tem medo de mudanças e jamais abre mão de seu paradigma, estagnando o crescimento pessoal e profissional.


Por Célia Sivério, Diretora de RH da Ford

As empresas chegaram à conclusão que deveriam ter chegado há muito tempo: a partir do momento em que não se pode mais competir com tecnologia, já que neste setor todos podem disputar com certa igualdade, deve-se competir na qualidade de profissionais”. – Célia Silvério

Que tal iniciar pela meditação? Que tal estudar a nova abordagem denominada Gestão Consciencial?


Rápido e eficaz

A meditação traz retorno a curto prazo. É impossível não conseguir aprender a meditar. O ideal é praticar a meditação duas vezes ao dia durante 15 minutos, mas existem programas de meditação de uma vez por semana, cujo rendimento é muito inferior. Embora eu acredite que não exista nenhuma técnica baseada na preguiça, a meditação não implica em esforço, mas tão somente na disciplina de parar, sentar-se e meditar.

Não desejamos mistificar com interesse em vender nosso peixe, por isto acreditamos que meditar é tão simples como já descrevemos, uma prática natural, baseada apenas na condição humana, independente da técnica utilizada, e nem exigiria orientador, mas diante das dificuldades humanas nos dispomos a tal serviço.

O curso é exposto em forma de transparências e quando possível em forma de slides num computador. As aulas práticas se dão no mesmo dia e nos dias subsequentes para não haver perda de ritmo e os alunos poderem trocar experiências e retirar dúvidas com o orientador.

A necessidade da exposição por parte do orientador visa vencer preconceitos, esclarecer os benefícios da meditação e principalmente ensinar a técnica a ser utilizada. A meditação pode ser ensinada a crianças, adolescentes e idosos, mesmo os desprivilegiados intelectualmente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com